Buscar

2019_1_Questionário sobre Demonstrações Contábeis (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Unidade Acadêmica de Graduação
	
	
Questionário sobre Demonstrações Contábeis
1) O conjunto completo de demonstrações contábeis contempla diversos relatórios que precisam ser elaborados pelas empresas e, em alguns casos, publicados por estas. Ainda que as exigências variem em função das características das empresas, pode-se observar que existem algumas demonstrações que são comuns a todas elas. Entre estas destacam-se as duas principais demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado Exercício (DRE). Defina cada uma dessas demonstrações e indique que informações relevantes elas apresentam.
2) A estrutura geral do Balanço Patrimonial apresenta dois grandes grupos: Ativo e Passivo. Defina cada um deles, citando ainda três exemplos de elementos que fazem parte do Ativo e três elementos que fazem parte do Passivo.
3) No Balanço Patrimonial, o Ativo se subdivide em Circulante e Não Circulante. Qual é a diferença entre eles? Cite exemplos de elementos que fazem do Ativo Circulante e de elementos que fazem parte do Ativo Não Circulante.
4) Da mesma forma, o Passivo se subdivide em Circulante e Não Circulante. Qual é a diferença entre eles? Cite exemplos de elementos que fazem do Passivo Circulante e de elementos que fazem parte do Passivo Não Circulante.
5) Explique o que é Patrimônio Líquido.
6) Na Demonstração do Resultado do Exercício estão apresentadas as Receitas e Despesas da empresa. Defina cada um destes elementos e cite três exemplos de Receitas e três exemplos de Despesas de uma empresa.
7) Considerando a estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício, defina os principais elementos que fazem parte desta demonstração:
a) Receita Líquida
b) Custo dos Produtos Vendidos (CPV)
c) Lucro Bruto
d) Despesas Operacionais
e) Lucro (ou prejuízo) líquido do exercício
RESPOSTAS:
1) Balanço patrimonial é uma demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data a posição patrimonial e financeira da entidade. No balanço patrimonial é possível obter o valor do ativo, passivo e do patrimônio líquido da entidade. A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, ou uma representação estruturada da posição financeira da empresa. Em conjunto com o balanço patrimonial, esse é o principal relatório contábil que você pode apresentar ao seu cliente, já que contém o resumo dos resultados da empresa.
2) Ativo: é um recurso controlado pela entidade, como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Exemplos: Valor em caixa, Estoque de mercadorias, Contas a receber de clientes. Passivo: é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos cujo a liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. Exemplos: Fornecedores de uma entidade, empréstimos financiamentos e debêntures, salários de funcionários a pagar.
3) Ativo circulante são bens que se realizarão até o fim do exercício seguinte como por exemplo valor em caixa, clientes a receber, estoques. Já o ativo não circulante são os bens por natureza duradoura, ou seja, a longo prazo como por exemplo aplicações financeiras, terrenos ou máquinas ou até mesmo clientes a receber a longo prazo.
4) Passivo circulante são obrigações que devem ser pagas até o fim do exercício seguinte como por exemplo empréstimos, financiamentos, impostos a pagar. Já no passivo não circulante são obrigações que devem ser pagas após o término do exercício seguinte como por exemplo empréstimos financiamentos, impostos a pagar.
5) Patrimônio líquido é todos os bens e direitos de uma entidade o seu valor se dá sobre a diferença entre ativo e passivo de uma determinada entidade.
6) As despesas, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água e luz.
As receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços como por exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira e juros. 
a) Receita Líquida - é o valor que se obtém com a venda de um produto ou mercadoria, ou com 
a prestação de serviço, após deduções de impostos sobre a venda do produto ou prestação do serviço (ICMS, ISS), com descontos concedidos e devoluções de venda.
b) Custo dos Produtos Vendidos (CPV) - o qual calcula todo o custo incorrido para que houvesse a produção ou a venda de determinados produtos. Com ele, o empresário consegue saber se está tendo lucro ou não com a venda das suas mercadorias.
c) Lucro Bruto - O lucro bruto é uma forma de medição de lucro cujo objetivo principal é indicar a relação entre os gastos de uma companhia para produzir cada um dos seus produtos e o retorno que ela obtém por seu trabalho.
d) Despesas Operacionais - são os custos de uma empresa que não estão relacionados à produção de um produto. Essas despesas incluem itens como folha de pagamento, aluguel, material de escritório, serviços públicos, marketing, seguros e impostos
e) Lucro (ou prejuízo) líquido do exercício - é um resumo financeiro que aponta se a empresa 
teve lucro ou prejuízo.
Av. Unisinos, 950 Caixa Postal 275 CEP 93022-000 São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil
Fone: (51) 3591-1122 http://www.unisinos.br
_993628425.doc

Continue navegando