Buscar

trabalho política e organização da educação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Curso de Pedagogia à distância
JOSELIA NASCIMENTO DA SILVA
POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Matriz do Camaragibe
2018.2
Leiam, atentamente, o texto de Vieira; Albuquerque (2001) e realizem a atividade que segue:
1. Após estudo do texto indicado, elaborem um quadro com os aspectos evidenciados pelas autoras, em cada período mencionado no texto, acrescido de um breve comentário acerca das políticas públicas educacionais.
	PERÍODO
	POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
	(1985 - 1995)
	Compreende a proposição de iniciativas de planejamento e de política educacional concebidas sob o governo de quatro presidentes da República
	1996 em diante
	O planejamento e a política educacional passam a vivenciar novos tempos. É a partir de então que o País passa a contar com um arcabouço jurídico-legal que imprime contornos precisos aos novos horizontes da política educacional brasileira. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, promulgada em dezembro de 1996 (Lei n° 9394/96) e o Plano Nacional de Educação - PNE, votado em dezembro de 2000 e sancionado pelo Presidente da República em janeiro de 2001, remetem a análise e o debate da educação a um novo patamar de reflexão.
	1960/1970,
	O regime militar promoveu todo um conjunto de novos programas que ampliaram a estatização. Esta tendência se acentuou no período do chamado "milagre brasileiro", quando ascendeu ao poder um grupo identificado com a filosofia do "Estado empresário".
	- 1986 - 89
	Orienta-se por uma perspectiva de retomada do crescimento econômico, de reformas e de combate à pobreza, de onde se deriva o slogan "Tudo pelo Social". A retomada do desenvolvimento supõe a solução do impasse gerencial e do desequilíbrio financeiro do setor público, a renegociação da dívida externa e o combate à inflação.
	1980-1989
	A apresentação de dois planos nacionais de educação contendo substanciais diferenças em muitos aspectos, desde os formais, de estrutura do plano, até os de conteúdo, materializa, segundo Neves, o acirramento do conflito entre duas propostas de sociedade e de educação - a proposta liberal-corporativa e a proposição democrática de massas
	2000
	Aprovado em dezembro de 2000, e sancionado pelo Presidente da República em janeiro de 2001, o Plano Nacional de Educação, que passou por veto presidencial, é anunciado por Didonet (2000) como tendo entrado para a história da educação com seis características que o distinguem de todos os outros já elaborados: 
· é o primeiro plano submetido ao Congresso Nacional, portanto, tem força de lei; 
· cumpre um mandato constitucional (art.214 da CF / 88) e uma determinação da LDB (art. 87, 1°); 
· fixa diretrizes, objetivos e metas para um período de 10 (dez) anos, o que garante a continuidade da política educacional e coerência nas prioridades durante uma década; 
· contempla todos os níveis e modalidades de educação e os âmbitos de produção de aprendizagens, da gestão, financiamento e da avaliação;
 
REFERÊNCIAS:
VIEIRA, Sofia Lerche & ALBUQUERQUE, Mª Gláucia Menezes. Política e Planejamento Educacional. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2001.

Continue navegando