Buscar

gestão de projetos

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PROCESSOS
PROCESSOS DE NEGÓCIO
1a aula
	1a Questão
	
	
	
	No universo empresarial e organizacional, a idéia de processo não é nova e tem raízes na engenharia de produção industrial e no estudo dos sistemas produtivos e administrativos. A visão da empresa por meio de seus processos é:
I - a forma mais apropriada para analisar a sua estrutura;
II - a única forma de garantir a sua eficácia pela qualidade total;
III - a integração e otimização operacional de todas as suas atividades essenciais.
O texto nos permite concluir que a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é (são):
		
	
	a I e a II;
	
	a I, a II e a III;
	
	somente a III.
	
	a II e a III;
	 
	a I e a III;
	Respondido em 13/05/2020 15:08:32
	
Explicação:
A Afirmativa II não está correta por justamente não ser a ÚNICA forma, como a assertvida coloca.
Aspectos ligados à eficiência do processo também são relevantes e impactantes.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considere as seguintes afirmativas:
1 -  Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele.
2 - Toda uma ciência de aperfeiçoamento dos processos industriais foi desenvolvida ao longo de décadas, chegando, inclusive, a ser aplicada a situações de trabalho nos escritórios.
3 - Pensar nos processos em termos de coordenação em vez de fluxos de trabalho ou fluxos físicos de materiais ou produtos, como tem sido a abordagem predominante na reengenharia e no TQM (Total Quality Management), é importante para poder identificar e tratar processos não industriais como importantes ativos de negócio e para poder analisar qualquer tipo de processo.
Identifique a opção de resposta correta.
		
	 
	As afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações são falsas.
	
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras, mas a afirmativa 2 é falsa.
	
	A afirmativa 1 é verdadeira, mas as afirmativas 2 e 3 são falsas.
	
	A afirmativa 1 é falsa, mas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
	Respondido em 13/05/2020 15:08:47
	
Explicação:
Todas as afirmações são verdadeiras, porque:
1 - Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele.
2 - Toda uma ciência de aperfeiçoamento dos processos industriais foi desenvolvida ao longo de décadas, chegando, inclusive, a ser aplicada a situações de trabalho nos escritórios.
3 - Pensar nos processos em termos de coordenação em vez de fluxos de trabalho ou fluxos físicos de materiais ou produtos, como tem sido a abordagem predominante na reengenharia e no TQM (Total Quality Management), é importante para poder identificar e tratar processos não industriais como importantes ativos de negócio e para poder analisar qualquer tipo de processo.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Entende-se como processo, uma seqüência integrada de atividades, interdependentes, visando produzir bens ou serviços de valor para o cliente, atendendo assim as suas necessidades ou desejos. Tendo como referência o conceito acima, analise e assinale a opção que não identifica corretamente aspectos ali presentes.
		
	
	Agregação de valor
	
	Foco nos clientes
	
	Entrada, transformação e saída
	
	Fluxo de etapas
	 
	Ênfase no processo
	Respondido em 13/05/2020 15:09:14
	
Explicação:
Processo é uma sequência integrada de atividades, interdependentes, visando produzir bens ou serviços de valor para o cliente, atendendo assim as suas necessidades ou desejos. Portanto, a opção inadequada é o que explicita "Ênfase no processo", pois o processo é o meio para atender aos clientes (internos ou externos) e não é o fim em sí. 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Processo é o conjunto de atividades ___________ que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma ___________ pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores. Qual alternativa abaixo preenche corretamente as lacunas na definição de processo?
		
	
	relacionadas / norma
	
	complementares / atividade
	
	produtivas / semelhança
	 
	integradas / lógica
	
	regulamentadas / sequência
	Respondido em 13/05/2020 15:09:20
	
Explicação:
Processo é o conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores.
A integração das atividades é essencial para podemos considerar algo como um processo pois a ideia de processo está ligada a fluxo, movimento, sequenciamento e sem integração não se tem sentido neste sequenciamento.
precisa ter uma lógica pre-estabelecida justamente para garantir que o fluxo não só ocorra como possa ser acompanhado.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Processos organizacionais, ou seja, aqueles realizados nas empresas em seu dia a dia, nas operações rotineiras de uma organização, visando a entrega de produtos ou serviços, necessitam de uma série de atividades a serem desenvolvidas, as quais envolvem:
		
	
	Pessoas, Organização, Direção e Controle;
	
	Pessoas, Equipamentos, Softwares e Hardwares;
	
	Pessoas, Instalações Físicas, Recursos Financeiros e Produtividade;
	 
	Pessoas, Procedimentos, Recursos e Tecnologia;
	
	Pessoas, Empresas, Governo e Sociedade.
	Respondido em 13/05/2020 15:09:17
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades logicamente relacionadas (procedimentos e tecnologia) , que transformam entradas (recursos) em saidas (entregáveis), com valor agregado. Os processos envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.         
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de automatizar pertence a qual fase?
 
		
	
	Quinta fase
	
	Quarta fase
 
	
	Segunda fase
 
	
	Primeira fase 
 
	 
	Terceira fase 
 
	Respondido em 13/05/2020 15:09:47
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São considerados projetos  os seguintes empreendimentos:
I -     Construção de uma rodovia
II -    Produção de uma série de carros 
III -   Desenho e teste  de uma nova receita de bolo
IV -   Venda de passagens no guiche da rodoviária
		
	 
	I e III
	
	I ,  III e IV
	
	II, III e IV
	
	I e II
	
	II e III
	Respondido em 13/05/2020 15:09:48
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. É repetitivo, tem data de inicio conhecida mas não de fim.
 Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). Sua duração é temporária.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que são três as fases sequenciais dos Processos de Negócios.
Marque nas opções abaixo aquelas atividades referentes à terceira fase:
		
	
	Implantar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Planejar; Dirigir; Controlar; Automatizar.
 
	
	Documentar; Organizar; Melhorar; Simular.
 
	 
	Automatizar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Programar; Organizar; Simular; Controlar.
	1a Questão
	
	
	
	Na análise e modelagem de processos  temos os processo de negócio (ou processos primários), de apoio e gerenciais.
Identifique qual a alternativa verdadeira.
		
	
	Processos primários são os que não afetam positiva ou negativamente a relação com osclientes. Processos de apoio são os que colaboram com os processos primários na busca de entendimento dos clientes e os Processos Gerenciais dão suporte aos gerentes.
	 
	Processos primários são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes. Processos de apoio são os que colaboram com os processos primários na busca de sucesso com os clientes e os processos gerenciais coordenam as medições das atividades da empresa.
	
	Processos primários dão suporte aos gerentes. Processos de apoio dão suporte à coordenação das atividades de apoio e dos processos primários e os Processos Gerenciais são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes.
	
	Processos primários são os que gerenciam a relação com os clientes, processos de apoio  promovem o apoio administrativo à tomada de decisão e processos gerenciais cuidam da  gerencia dos processos.
	
	Processos Primários dão suporte à coordenação das atividades de apoio .Processos de apoio oriundo da engenharia de controle e processos gerenciais dão o feedback.
	Respondido em 13/05/2020 15:11:20
	
Explicação:
Processos primários (ou de negócio) são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes, que estão diretamente ligados aos clientes. Processos de apoio (ou de suporte)  são os que colaboram com os processos primários na busca de sucesso com os clientes.
Processos gerenciais  estão ligados às medições, controles e ainda ao monitoramento das atividades da empresa, possuindo, desta forma, uma influência direta sobre a realização de metas e objetivos. Assim como os processos de suporte não têm relação final com o cliente, eles buscam garantir que os objetivos operacionais, financeiros e ligados a outros aspectos da empresa sejam devidamente alcançados.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A realização de um processo envolve:
		
	
	Recursos, tecnologia, macroprocesso e gestão.
	
	Pessoas, recursos, macroprocessos e tarefas.
	 
	Pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
	
	Recursos, miniprocesso, fluxo e tarefas.
	Respondido em 13/05/2020 15:11:21
	
Explicação:
A realização de um processo envolve pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma organização formal, também conhecida como tradicional, compõe-se de camadas hierárquicas, enfatizando:
		
	 
	as funções e tarefas.
	
	os processos.
	
	o meio ambiente na qual está inserida.
	
	os seus funcionários.
	
	nenhuma das anteriores.
	Respondido em 13/05/2020 15:12:17
	
Explicação:
A organização formal compõe-se de certo número de camadas hierárquicas estabelecidas pelo organograma, com ênfase nas funções e nas tarefas; compreende a estrutura organizacional, a filosofia, as diretrizes, as normas e regulamentos da empresa, enfim, todos os aspectos que exprimem como esta pretende que sejam as relações entre os órgãos, cargos e ocupantes, para o alcance dos seus objetivos. As principais características da organização formal são: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade e responsabilidade.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Vários autores, na àrea de Gestão de processos, são categóricos ao afirmarem que o profissional responsável pela Gestão de Processos de uma organização tenha uma visão sobre a empresa caracterizada principalmente por:
		
	
	Uma visão departamentalizada dos processos;
	
	Uma visão especializada dos processos.
	 
	Uma visão sistêmica dos processos;
	
	Uma visão setorizada dos processos;
	
	Uma visão Horizontal dos processos;
	Respondido em 13/05/2020 15:12:48
	
Explicação:
O profissional da área de Gestão de Processos deve ter uma visão sistêmica de todo o processo e não setorizada ou departamentalizada para a melhor construção de processos racionais.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de gerenciar pertence as quais fases?
 
		
	
	Terceira e Quarta 
 
	
	Quarta e Quinta
 
	 
	Segunda e Terceira 
 
	
	Primeira e Terceira
	
	Primeira e Segunda 
 
	Respondido em 13/05/2020 15:12:55
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Classifique as afirmativas abaixo sobre processo e projeto como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - O processo acontece em um período determinado, enquanto o projeto é permanente. II - O processo é repetitivo e padronizado em passos que obedecem uma sequência lógica, enquanto o projeto é pontual. III - O processo é uma ação repetitiva e gera o mesmo produto várias vezes, enquanto o projeto tem início e fim determinados. IV - O processo busca melhorar a rotina, enquanto o projeto corresponde à forma como a organização funciona. V - O processo produz um bem ou um serviço, enquanto o projeto produz um resultado único e específico.
		
	
	Somente as afirmativas I, II e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas
	 
	Somente as afirmativas II, III e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas
	Respondido em 13/05/2020 15:13:13
	
Explicação:
 I - O processo acontece em um período determinado, enquanto o projeto é permanente.
IV - O processo busca melhorar a rotina, enquanto o projeto corresponde à forma como a organização funciona. 
Nas duas afirmativas processo e projeto estão trocados. O correto seria:
I - O projeto acontece em um período determinado, enquanto o processo é permanente.
IV - Um projeto pode  ser para buscar melhorarias de uma rotina, enquanto o processo corresponde à forma como a organização funciona. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os processos são atividades interligadas que possuem entrada, processamento e saída, visando a criação de valor para seus clientes. Existem tipos de processos ligados a diferentes perspectivas das atividades organizacionais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Um processo latente é aquele que define a forma como as atividades serão executadas.
	
	Um processo primário é aquele ligado às entradas (insumos) na organização.
	
	Um processo secundário é aquele em estado de espera para ser acionado quando o primário não é suficiente.
	
	Um processo primário é aquele que direciona as estratégias de apoio aos clientes.
	 
	Um processo secundário é aquele que apoia os processos primários da organização.
	Respondido em 13/05/2020 15:13:31
	
Explicação:
Processo secundário ou processos organizacionais são aqueles que suportam ou apoiam os processos de negócios.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre os conceitos de processo, analise as afirmações abaixo e julgue as alternativas
I. Um processo é composto por três etapas: entradas, transformações e saídas.
II. Os processos podem ser simples ou complexos. Comprar um sapato é um exemplo de um processo simples, fabricar um sapato é um exemplo de um processo complexo.
III. Macroprocessos são considerados os processos mais abrangentes. Para entendermos melhor um processo, podemos dividi-lo em subprocessos e atividades.
IV. Todo processo existe por um objetivo, para buscar um resultado.
É correto o que se afirma em
		
	
	d) II, III e IV, apenas.
	 
	c) I, II e IV, apenas.
	
	a) I, apenas.
	 
	e) I, II, III e IV.
	
	b) I e II, apenas.
	1a Questão
	
	
	
	São considerados projetos  os seguintes empreendimentos:
I -     Manutenção periódica de veiculos
II -    Abastecimento de gasolina no Posto Bom Preço 
III -   Festa de formatura de 2018-2
Consideramos verdadeira(s) apenas a(s) sentença(s):
		
	
	Somente II
	 
	Somente III
	
	II e III
	
	I e II
	
	Somente I
	Respondido em 17/05/2020 22:02:12
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequêncialógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. É repetitivo, tem data de inicio conhecida mas não de fim.
 Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). Sua duração é temporária.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os processos são divididos em três categorias básicas: processos de negócio (ou de cliente); processos organizacionais ou de integração organizacional e processos gerenciais. Assinale (V) para as alternativas que conceituam corretamente os tipos de processos e (F) para as que não conceituam.
(   ) Os processos gerenciais incluem as ações de medição e ajuste de desempenho.
(   ) Os processos organizacionais viabilizam o funcionamento e a coordenação dos vários sistemas da organização.
(   ) Os processos de negócio ou clientes não resultam em produtos e serviços recebidos por clientes externos.
(   ) Os processos organizacionais ou de integração apoiam os processos de negócio.
(   ) Os processos de negócio ou de cliente não caracterizam a atuação da empresa.
 Marque a alternativa que contém a sequência correta.
		
	
	F - V - V - V - F.
	
	V - V - F - F - V.
	 
	V - V - F - V - F.
	
	F - F - V - V - F.
	
	V - F - V - F - F.
	Respondido em 17/05/2020 22:02:19
	
Explicação:
São verdadeiras as afirmações:
Os processos gerenciais incluem as ações de medição e ajuste de desempenho.
Os processos organizacionais viabilizam o funcionamento e a coordenação dos vários sistemas da organização.
Os processos organizacionais ou de integração apoiam os processos de negócio.
 
São falsas as afirmações:
Os processos de negócio ou clientes não resultam em produtos e serviços recebidos por clientes externos.
Os processos de negócio ou de cliente não caracterizam a atuação da empresa.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de documentar pertence a qual fase?
 
		
	
	Quinta fase
	 
	Primeira fase  
	
	Terceira fase
 
	
	Quarta fase
 
	
	Segunda fase
 
	Respondido em 17/05/2020 22:02:28
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os Processos podem ser vistos de diferentes enfoques, como por exemplo:
		
	
	O planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em; identificar fornecedores, comprar, fabricar e gerenciar as atividades logísticas.
 
	
	Ordenação específica das atividades que compõem apenas as entradas determinadas.
 
	
	Qualquer atividade ou conjunto de atividades que agrega valor apenas num output específico.
 
	
	Uma estrutura para a ação em produto ou serviço específico, sem a previsão das entradas.
 
	 
	Um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço.
	Respondido em 17/05/2020 22:02:33
	
Explicação:
Conceitualmente processo possui entrada + processamento + saída + retroação.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de gerenciar pertence as quais fases?
 
		
	
	Primeira e Terceira
	
	Quarta e Quinta
 
	
	Primeira e Segunda 
 
	 
	Segunda e Terceira 
 
	
	Terceira e Quarta 
 
	Respondido em 17/05/2020 22:02:38
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Norma NBR ISO 9000:2000, qual a definição sobre processos?
		
	
	Reunião de tarefas ou atividades isoladas.
	 
	Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).
	
	Uma sequência de passos, tarefas ou atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída. Um processo de trabalho adiciona valor às entradas, transformando-as ou usando-as para produzir alguma coisa nova.
	
	Conjunto de atividades, funções ou tarefas identificadas, que ocorrem em um período de tempo e que produzem algum resultado.
	
	Grupo organizado de atividades relacionadas que, juntas, criam um resultado de valor para o cliente.
	1a Questão
	
	
	
	Na análise e modelagem de processos  temos os processo de negócio (ou processos primários), de apoio e gerenciais.
Identifique qual a alternativa verdadeira.
		
	
	Processos Primários dão suporte à coordenação das atividades de apoio .Processos de apoio oriundo da engenharia de controle e processos gerenciais dão o feedback.
	
	Processos primários são os que não afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes. Processos de apoio são os que colaboram com os processos primários na busca de entendimento dos clientes e os Processos Gerenciais dão suporte aos gerentes.
	
	Processos primários são os que gerenciam a relação com os clientes, processos de apoio  promovem o apoio administrativo à tomada de decisão e processos gerenciais cuidam da  gerencia dos processos.
	
	Processos primários dão suporte aos gerentes. Processos de apoio dão suporte à coordenação das atividades de apoio e dos processos primários e os Processos Gerenciais são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes.
	 
	Processos primários são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes. Processos de apoio são os que colaboram com os processos primários na busca de sucesso com os clientes e os processos gerenciais coordenam as medições das atividades da empresa.
	Respondido em 17/05/2020 22:03:05
	
Explicação:
Processos primários (ou de negócio) são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes, que estão diretamente ligados aos clientes. Processos de apoio (ou de suporte)  são os que colaboram com os processos primários na busca de sucesso com os clientes.
Processos gerenciais  estão ligados às medições, controles e ainda ao monitoramento das atividades da empresa, possuindo, desta forma, uma influência direta sobre a realização de metas e objetivos. Assim como os processos de suporte não têm relação final com o cliente, eles buscam garantir que os objetivos operacionais, financeiros e ligados a outros aspectos da empresa sejam devidamente alcançados.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Vários autores, na àrea de Gestão de processos, são categóricos ao afirmarem que o profissional responsável pela Gestão de Processos de uma organização tenha uma visão sobre a empresa caracterizada principalmente por:
		
	 
	Uma visão sistêmica dos processos;
	
	Uma visão Horizontal dos processos;
	
	Uma visão departamentalizada dos processos;
	
	Uma visão setorizada dos processos;
	
	Uma visão especializada dos processos.
	Respondido em 17/05/2020 22:02:55
	
Explicação:
O profissional da área de Gestão de Processos deve ter uma visão sistêmica de todo o processo e não setorizada ou departamentalizada para a melhor construção de processos racionais.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma organização formal, também conhecida como tradicional, compõe-se de camadas hierárquicas, enfatizando:
		
	 
	as funções e tarefas.
	
	nenhuma das anteriores.
	
	os seus funcionários.
	
	o meio ambiente na qual está inserida.
	
	os processos.
	Respondido em 17/05/2020 22:03:18
	
Explicação:
A organização formal compõe-se de certo número de camadas hierárquicas estabelecidas pelo organograma, com ênfase nas funções e nas tarefas; compreende a estrutura organizacional, a filosofia, as diretrizes, as normas e regulamentos da empresa, enfim, todos os aspectosque exprimem como esta pretende que sejam as relações entre os órgãos, cargos e ocupantes, para o alcance dos seus objetivos. As principais características da organização formal são: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade e responsabilidade.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A realização de um processo envolve:
		
	
	Pessoas, recursos, macroprocessos e tarefas.
	
	Recursos, miniprocesso, fluxo e tarefas.
	 
	Pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
	
	Recursos, tecnologia, macroprocesso e gestão.
	Respondido em 17/05/2020 22:03:20
	
Explicação:
A realização de um processo envolve pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os processos são atividades interligadas que possuem entrada, processamento e saída, visando a criação de valor para seus clientes. Existem tipos de processos ligados a diferentes perspectivas das atividades organizacionais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Um processo primário é aquele ligado às entradas (insumos) na organização.
	
	Um processo primário é aquele que direciona as estratégias de apoio aos clientes.
	
	Um processo secundário é aquele em estado de espera para ser acionado quando o primário não é suficiente.
	 
	Um processo secundário é aquele que apoia os processos primários da organização.
	
	Um processo latente é aquele que define a forma como as atividades serão executadas.
	Respondido em 17/05/2020 22:03:09
	
Explicação:
Processo secundário ou processos organizacionais são aqueles que suportam ou apoiam os processos de negócios.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Classifique as afirmativas abaixo sobre processo e projeto como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - O processo acontece em um período determinado, enquanto o projeto é permanente.
II - O processo é repetitivo e padronizado em passos que obedecem uma sequência lógica, enquanto o projeto é pontual.
III - O processo é uma ação repetitiva e gera o mesmo produto várias vezes, enquanto o projeto tem início e fim determinados.
IV - O processo busca melhorar a rotina, enquanto o projeto corresponde à forma como a organização funciona.
V - O processo produz um bem ou um serviço, enquanto o projeto produz um resultado único e específico.
		
	
	Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas
	 
	Somente as afirmativas II, III e V estão corretas
	Respondido em 17/05/2020 22:03:13
	
Explicação:
I e IV INCORRETAS. O correto seria:
I - O projeto acontece em um período determinado, enquanto o processo é permanente.
IV - O projeto busca melhorar a rotina, enquanto o processo corresponde à forma como a organização funciona.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A afirmação: "É o conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados", corresponde  a definição de(da):
		
	
	missão.
	
	diretriz organizacional.
	
	estratégia.
	
	política empresarial.
	 
	processo.
	Respondido em 17/05/2020 22:03:19
	
Explicação:
Processo é o conjunto de atividades distribuídas numa sequência lógica que transforma insumos em produtos ou serviços.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Considere as seguintes afirmativas:
1 -  Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele.
2 - Toda uma ciência de aperfeiçoamento dos processos industriais foi desenvolvida ao longo de décadas, chegando, inclusive, a ser aplicada a situações de trabalho nos escritórios.
3 - Pensar nos processos em termos de coordenação em vez de fluxos de trabalho ou fluxos físicos de materiais ou produtos, como tem sido a abordagem predominante na reengenharia e no TQM (Total Quality Management), é importante para poder identificar e tratar processos não industriais como importantes ativos de negócio e para poder analisar qualquer tipo de processo.
Identifique a opção de resposta correta.
		
	
	A afirmativa 1 é verdadeira, mas as afirmativas 2 e 3 são falsas.
	 
	As afirmações são verdadeiras.
	
	A afirmativa 1 é falsa, mas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
	
	As afirmações são falsas.
	
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras, mas a afirmativa 2 é falsa.
	1a Questão
	
	
	
	São considerados processos  os seguintes empreendimentos:
I -     Manutenção periódica da rede elétrica da fábrica
II -    Instalação de um novo gerador de energia  na fábrica
III -   Compra de uma casa nova
Consideramos verdadeira(s) apenas a(s) sentença(s):
		
	
	I e II
	
	Somente III
	
	II e III
	
	Somente II
	 
	Somente I
	Respondido em 17/05/2020 22:03:42
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. É repetitivo, tem data de inicio conhecida mas não de fim.
 Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). Sua duração é temporária.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Classifique as afirmativas abaixo sobre processo e projeto como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - O processo acontece em um período determinado, enquanto o projeto é permanente. II - O processo é repetitivo e padronizado em passos que obedecem uma sequência lógica, enquanto o projeto é pontual. III - O processo é uma ação repetitiva e gera o mesmo produto várias vezes, enquanto o projeto tem início e fim determinados. IV - O processo busca melhorar a rotina, enquanto o projeto corresponde à forma como a organização funciona. V - O processo produz um bem ou um serviço, enquanto o projeto produz um resultado único e específico.
		
	
	Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas
	 
	Somente as afirmativas II, III e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas
	Respondido em 17/05/2020 22:03:46
	
Explicação:
 I - O processo acontece em um período determinado, enquanto o projeto é permanente.
IV - O processo busca melhorar a rotina, enquanto o projeto corresponde à forma como a organização funciona. 
Nas duas afirmativas processo e projeto estão trocados. O correto seria:
I - O projeto acontece em um período determinado, enquanto o processo é permanente.
IV - Um projeto pode  ser para buscar melhorarias de uma rotina, enquanto o processo corresponde à forma como a organização funciona. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Processos organizacionais, ou seja, aqueles realizados nas empresas em seu dia a dia, nas operações rotineiras de uma organização, visando a entrega de produtos ou serviços, necessitam de uma série de atividades a serem desenvolvidas, as quais envolvem:
		
	
	Pessoas, Equipamentos, Softwares e Hardwares;
	 
	Pessoas, Procedimentos, Recursos e Tecnologia;
	
	Pessoas, Instalações Físicas, Recursos Financeiros e Produtividade;
	
	Pessoas, Empresas, Governo e Sociedade.
	
	Pessoas, Organização, Direção e Controle;
	Respondido em 17/05/2020 22:03:50
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades logicamente relacionadas (procedimentos e tecnologia) , que transformam entradas (recursos) em saidas (entregáveis), com valor agregado. Os processos envolvem pessoas, procedimentos, recursose tecnologia.         
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de organizar pertence a qual fase?
 
		
	
	Quarta fase
 
	
	Quinta fase
	
	Terceira fase
 
	 
	Primeira fase  
	
	Segunda fase  
 
	Respondido em 17/05/2020 22:03:55
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que são três as fases sequenciais dos Processos de Negócios.
Marque nas opções abaixo aquelas atividades referentes à segunda fase:
 
		
	
	Programar; Organizar; Simular; Controlar.
 
	
	Planejar; Dirigir; Controlar; Automatizar.
	 
	Implantar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Automatizar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Documentar; Organizar; Melhorar; Simular.
 
	Respondido em 17/05/2020 22:04:02
	
Explicação:
A opção que indica Implantar; Gerenciar; Melhorar é a que representa a segunda fase do processo.
Feita a primeira fase, será feita a implantação, seu gerenciamento e inserção de melhorias.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É comum confundirmos o significado das palavras processo e projeto, por sua proximidade e relação com objetivos organizacionais. Um projeto é desenhado para gerar melhorias e, consequentemente, atender a seus objetivos, que devem estar sincronizados com os processos da organização.
Com relação às diferenças entre processo e projeto, avalie as afirmações seguintes:
I. Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
II. Projeto é um esforço (ações/atividades) permanente, repetitivo (gera o mesmo produto várias vezes), rotineiro (as pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo de trabalho), padronizado e constante.
III. Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo).
IV. A diferença entre eles é que o projeto não é repetitivo, ele obedece a parâmetros predefinidos de tempo (temporário), custo, recursos envolvidos e qualidade.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
		
	
	I, II e III.
	 
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	I, IV.
	
	II, III e IV.
	Respondido em 17/05/2020 22:04:08
	
Explicação:
A opção II é INCORRETA, pois afirma "Projeto é um esforço (ações/atividades) permanente, repetitivo (gera o mesmo produto várias vezes), rotineiro (as pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo de trabalho), padronizado e constante." Essa definião é de processo, e não de projeto.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que são três as fases sequenciais dos Processos de Negócios.
Marque nas opções abaixo aquelas atividades referentes à terceira fase:
		
	
	Planejar; Dirigir; Controlar; Automatizar.
 
	
	Documentar; Organizar; Melhorar; Simular.
 
	
	Programar; Organizar; Simular; Controlar.
	
	Implantar; Gerenciar; Melhorar.
 
	 
	Automatizar; Gerenciar; Melhorar.
 
	Respondido em 17/05/2020 22:04:14
	
Explicação:
A opção que indica Automatizar; Gerenciar; Melhorar é a que representa a terceira fase do processo.
Depois de feitas a primeira e a segunda fase, será feita a automatização, seu gerenciamento e inserção de melhorias.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre os conceitos de processo, analise as afirmações abaixo e julgue as alternativas
I. Um processo é composto por três etapas: entradas, transformações e saídas.
II. Os processos podem ser simples ou complexos. Comprar um sapato é um exemplo de um processo simples, fabricar um sapato é um exemplo de um processo complexo.
III. Macroprocessos são considerados os processos mais abrangentes. Para entendermos melhor um processo, podemos dividi-lo em subprocessos e atividades.
IV. Todo processo existe por um objetivo, para buscar um resultado.
É correto o que se afirma em
		
	 
	e) I, II, III e IV.
	
	c) I, II e IV, apenas.
	
	d) II, III e IV, apenas.
	
	b) I e II, apenas.
	
	a) I, apenas.
	1a Questão
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de Implantar pertence a qual fase?
 
		
	
	Quarta fase
 
	
	Quinta fase
	 
	Segunda fase 
 
	
	Primeira fase 
 
	
	Terceira fase
 
	Respondido em 17/05/2020 22:04:35
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, orgaizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que um processo de negócios é constituído de três fases.
I. Primeira fase: documentar, organizar, melhorar, simular.
II. Segunda fase: Contratar, controlar, avaliar.
III. Terceira fase: automatizar, gerenciar, melhorar.
Analise essas afirmativas e marque a resposta correspondente.
		
	 
	A descrição da segunda fase está errada
	
	Todas as descrições estão erradas
	
	Todas as descrições estão corretas
	
	A descrição da terceira fase está errada
	
	A descrição da primeira fase está errada
	Respondido em 17/05/2020 22:04:56
	
Explicação:
A descrição da segunda fase está errada. O correto é:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar, simular
Segunda Fase: implantar, gerenciar, melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar, melhorar
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Dentre as atividades abaixo, marque aquela que é pertencente à primeira fase dos Processos de Negócios:
 
		
	
	Controlar
	 
	Simular 
	
	Automatizar 
	
	Gerenciar 
	
	Implantar 
	Respondido em 17/05/2020 22:04:43
	
Explicação:
Vimos que a primeira fase dos Processos de Negócios é composta por: Documentar; Organizar; Melhorar; Simular.
A opção correta é a que indica Simular.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de simular pertence a qual fase?
 
		
	
	Segunda fase
 
	
	Quarta fase
 
	
	Terceira fase
 
	
	Quinta fase
	 
	Primeira fase 
 
	Respondido em 17/05/2020 22:05:05
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Entende-se como processo, uma seqüência integrada de atividades, interdependentes, visando produzir bens ou serviços de valor para o cliente, atendendo assim as suas necessidades ou desejos. Tendo como referência o conceito acima, analise e assinale a opção que não identifica corretamente aspectos ali presentes.
		
	
	Agregação de valor
	
	Foco nos clientes
	 
	Ênfase no processo
	
	Fluxo de etapas
	
	Entrada, transformação e saída
	Respondido em 17/05/2020 22:05:08
	
Explicação:
Processo é uma sequência integrada de atividades, interdependentes, visando produzir bens ou serviços de valor para o cliente, atendendo assim as suas necessidades ou desejos. Portanto, a opção inadequada é o que explicita "Ênfase no processo", pois o processo é o meio para atender aos clientes (internos ou externos) e não é o fim em sí. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Processo é o conjunto de atividades ___________ que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma ___________ pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores. Qual alternativa abaixo preenche corretamente as lacunas na definição de processo?
		
	
	complementares / atividade
	
	regulamentadas / sequência
	
	relacionadas / norma
	 
	integradas / lógica
	
	produtivas / semelhança
	Respondidoem 17/05/2020 22:05:14
	
Explicação:
Processo é o conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores.
A integração das atividades é essencial para podemos considerar algo como um processo pois a ideia de processo está ligada a fluxo, movimento, sequenciamento e sem integração não se tem sentido neste sequenciamento.
precisa ter uma lógica pre-estabelecida justamente para garantir que o fluxo não só ocorra como possa ser acompanhado.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No universo empresarial e organizacional, a idéia de processo não é nova e tem raízes na engenharia de produção industrial e no estudo dos sistemas produtivos e administrativos. A visão da empresa por meio de seus processos é:
I - a forma mais apropriada para analisar a sua estrutura;
II - a única forma de garantir a sua eficácia pela qualidade total;
III - a integração e otimização operacional de todas as suas atividades essenciais.
O texto nos permite concluir que a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é (são):
		
	
	a I, a II e a III;
	
	a I e a II;
	 
	a I e a III;
	
	a II e a III;
	
	somente a III.
	Respondido em 17/05/2020 22:05:22
	
Explicação:
A Afirmativa II não está correta por justamente não ser a ÚNICA forma, como a assertvida coloca.
Aspectos ligados à eficiência do processo também são relevantes e impactantes.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São considerados projetos  os seguintes empreendimentos:
I -     Fabricação de um protótipo de carro para fórmula I
II -    Fabricação de pães na Padaria Pão Bom
III -   Fabricação em série de camisas manequim 42
Consideramos verdadeira(s) apenas a(s) sentença(s):
		
	
	II e III
	
	I e III
	
	Somente II
	 
	Somente I
	
	Somente III
	1a Questão
	
	
	
	Processos organizacionais são atividades coordenadas envolvendo:
		
	
	Procedimentos; Recursos; Análise de Requisitos e Testes de Campo.
	 
	Pessoas; Procedimentos; Recursos e Tecnologia.
	
	Pessoas; Máquinas e Equipamentos; Análise de Requisitos e Técnicas de Campo.
	
	Máquinas e Equipamentos; Pessoas; Práticas de Campo e Tecnologia.
	
	Pessoas; Máquinas e Equipamentos; Recursos e Pessoas.
	Respondido em 17/05/2020 22:05:20
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades logicamente relacionadas (procedimentos e tecnologia) , que transformam entradas (recursos) em saidas (entregáveis), com valor agregado. Os processos envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em um processo de elaboração da folha de pagamento, podemos definir como entrada:
		
	
	Os comprovantes de pagamento
	
	As informações sobre o desempenho dos funcionários
	
	O percentual do valor total da folha de pagamento em relação ao faturamento da empresa
	
	Os cálculos de descontos de INSS e IRRF
	 
	As informações de dias trabalhados e o valor dos salários
	Respondido em 17/05/2020 22:05:28
	
Explicação:
O processo é composto de entrada, processamento e saída.
Os comprovantes de pagamento são saída
Os cálculos de descontos de INSS e IRRF são processamento
As informações de desempenho dos funcionários não são parte do processo de elaboração da folha de pagamento
O percentual do valor total da folha de pagamento em relação ao faturamento da empresa não é parte do processo de elaboração da folha de pagamento
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia a definição a seguir e faça a correta relação ao significado correspondente. " Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas)."
		
	
	Avaliação de projeto
	
	Projeto
	 
	Processo
	
	Estratéria organizacional.
	
	Modelagem de processos
	Respondido em 17/05/2020 22:05:33
	
Explicação:
	Segundo a norma ISO-9000:2008, um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, defindas, repetitivas e mensuráveis que agregam valor ao transformar entradas em saídas. Em outras palavras, o processo é um conjunto de atividades que transformam insumos em produtos para satisfazer as necessidades ou desejos dos clientes. 
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre as atividades abaixo, marque aquela que é pertencente à terceira fase dos Processos de Negócios:
 
		
	
	Simular 
	
	Programar
	
	Implantar 
	 
	Automatizar 
	
	Controlar
	Respondido em 17/05/2020 22:05:39
	
Explicação:
Vimos que a terceira fase dos Processos de Negócios é composta por: Automatizar; Gerenciar; Melhorar.
A opção correta é a que indica Automatizar.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de automatizar pertence a qual fase?
 
		
	
	Segunda fase
 
	 
	Terceira fase 
 
	
	Quinta fase
	
	Primeira fase 
 
	
	Quarta fase
 
	Respondido em 17/05/2020 22:05:57
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A gestão dos negócios em ambiente competitivo intenso e atendendo a clientes crescentemente exigentes implica flexibilidade e, ao mesmo tempo, solução rápida e precisa dos problemas que ocasionam defeitos nos produtos e erros de atendimento nos serviços. Assim os processos passaram a ser vistos como uma categoria específica, quando se trata de negócios. A definição de processos de negócios mais completa entre as seguintes alternativas é:
		
	
	São conjuntos de atividades ordenadas para agregar valor para os acionistas da organização;
	
	São conjuntos de atividades que visam melhorar o desempenho de um negócio;
	 
	São conjuntos de atividades desempenhadas de acordo com procedimentos escritos e com uso de recursos humanos, máquinas e tecnologia visando agregar valor para os clientes;
	
	São sequências lógicas de atividades que visam o controle dos resultados de uma organização.
	
	São conjuntos de atividades que visam um objetivo de negócio, no contexto de uma estrutura organizacional;
	Respondido em 17/05/2020 22:06:00
	
Explicação: É necessária a uma definição de processos de negócios que haja a figura do cliente como objetivo do processo.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um processo definido é aquele descrito _____________  de forma que possa ser ________________ repetido.
		
	
	em termos técnicos, constantemente
	
	pelo cliente, efetivamente
	 
	em detalhes, consistentemente
	
	a nivel macro, constantemente
	
	genericamente, eventualmente
	Respondido em 17/05/2020 22:05:50
	
Explicação:
Os processos devem ser definidos detalhadamente a fim de evitar dúbia interpretação de quem irá realiza-lo. Devem ter uma linguagem clara. Desta forma o trabalho será sempre realizado de uma única forma, sem que o executor interprete como faze-lo de forma distinta da descrita.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São considerados projetos  os seguintes empreendimentos:
I -     Carnaval de 2019
II -    Viagem de férias a Fernando de Noronha 
III -   Reforma do Teatro Municipal
IV -   Venda de ingressos para uma peça no Teatro Municipal
Consideramos verdadeira(s) apenas a(s) sentença(s):
		
	
	I e IV
	
	Somente III
	
	II e IV
	
	II, III e IV
	 
	I, II e III
	1a Questão
	
	
	
	Os componentes de uma organização possuem um papel importante e fundamental na criação de bens ou serviços com valor, são eles;
		
	
	Gestores, Colaboradores e Clientes
	
	Fornecedor, Funcionário e os Processos
	
	Matéria prima, Processos e Produto
	 
	Pessoas, Processos e Tecnologia da Informação
	
	Diretores, Gerentes e Supervisores
	Respondido em 17/05/2020 22:06:28
	
Explicação:
Os componentes de uma organização possuem um papel importante e fundamental na criação de bens ou serviços com valor. Falamosde pessoas (diretores, colaboradores, fornecedores, clientes), processos (recursos, estrutura, ferramentas) e TI (tecnologia para processamento dos dados e informações da empresa).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que são três as fases sequenciais dos Processos de Negócios.
Marque nas opções abaixo aquelas atividades referentes à primeira fase:
		
	
	Automatizar; Gerenciar; Melhorar.
	 
	Documentar; Organizar; Melhorar; Simular.
 
	
	Planejar; Dirigir; Controlar; Automatizar.
 
	
	Implantar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Programar; Organizar; Simular; Controlar.
 
	Respondido em 17/05/2020 22:06:18
	
Explicação:
     A opção que indica Documentar; Organizar; Melhorar; Simular é a que representa a primeira fase do processo.
O Negócio será inicialmente documentado, em seguida organizado, para ser melhorado e, então, simulado para confirmar.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os processos são divididos em três categorias básicas: processos de negócio (ou de cliente); processos organizacionais ou de integração organizacional e processos gerenciais. Assinale (V) para as alternativas que conceituam corretamente os tipos de processos e (F) para as que não conceituam.
(   ) Os processos gerenciais incluem as ações de medição e ajuste de desempenho.
(   ) Os processos organizacionais viabilizam o funcionamento e a coordenação dos vários sistemas da organização.
(   ) Os processos de negócio ou clientes não resultam em produtos e serviços recebidos por clientes externos.
(   ) Os processos organizacionais ou de integração apoiam os processos de negócio.
(   ) Os processos de negócio ou de cliente não caracterizam a atuação da empresa.
 Marque a alternativa que contém a sequência correta.
		
	
	V - V - F - F - V.
	
	F - F - V - V - F.
	 
	V - V - F - V - F.
	
	F - V - V - V - F.
	
	V - F - V - F - F.
	Respondido em 17/05/2020 22:06:40
	
Explicação:
São verdadeiras as afirmações:
Os processos gerenciais incluem as ações de medição e ajuste de desempenho.
Os processos organizacionais viabilizam o funcionamento e a coordenação dos vários sistemas da organização.
Os processos organizacionais ou de integração apoiam os processos de negócio.
 
São falsas as afirmações:
Os processos de negócio ou clientes não resultam em produtos e serviços recebidos por clientes externos.
Os processos de negócio ou de cliente não caracterizam a atuação da empresa.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de documentar pertence a qual fase?
 
		
	
	Quinta fase
	
	Terceira fase
 
	 
	Primeira fase  
	
	Segunda fase
 
	
	Quarta fase
 
	Respondido em 17/05/2020 22:06:49
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São considerados projetos  os seguintes empreendimentos:
I -     Construção de uma rodovia
II -    Produção de uma série de carros 
III -   Desenho e teste  de uma nova receita de bolo
IV -   Venda de passagens no guiche da rodoviária
		
	
	II, III e IV
	 
	I e III
	
	II e III
	
	I ,  III e IV
	
	I e II
	Respondido em 17/05/2020 22:06:54
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. É repetitivo, tem data de inicio conhecida mas não de fim.
 Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). Sua duração é temporária.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os Processos podem ser vistos de diferentes enfoques, como por exemplo:
		
	
	O planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em; identificar fornecedores, comprar, fabricar e gerenciar as atividades logísticas.
 
	
	Ordenação específica das atividades que compõem apenas as entradas determinadas.
 
	 
	Um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço.
	
	Uma estrutura para a ação em produto ou serviço específico, sem a previsão das entradas.
 
	
	Qualquer atividade ou conjunto de atividades que agrega valor apenas num output específico.
 
	Respondido em 17/05/2020 22:06:59
	
Explicação:
Conceitualmente processo possui entrada + processamento + saída + retroação.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São considerados projetos  os seguintes empreendimentos:
I -     Manutenção periódica de veiculos
II -    Abastecimento de gasolina no Posto Bom Preço 
III -   Festa de formatura de 2018-2
Consideramos verdadeira(s) apenas a(s) sentença(s):
		
	
	Somente I
	
	II e III
	
	I e II
	
	Somente II
	 
	Somente III
	Respondido em 17/05/2020 22:06:50
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. É repetitivo, tem data de inicio conhecida mas não de fim.
 Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). Sua duração é temporária.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Norma NBR ISO 9000:2000, qual a definição sobre processos?
		
	
	Uma sequência de passos, tarefas ou atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída. Um processo de trabalho adiciona valor às entradas, transformando-as ou usando-as para produzir alguma coisa nova.
	
	Grupo organizado de atividades relacionadas que, juntas, criam um resultado de valor para o cliente.
	 
	Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).
	
	Reunião de tarefas ou atividades isoladas.
	
	Conjunto de atividades, funções ou tarefas identificadas, que ocorrem em um período de tempo e que produzem algum resultado.
	1a Questão
	
	
	
	Com relação aos conceitos de processos, sob a visão da qualidade organizacional, assinale a alternativa falsa:
		
	 
	As organizações implantam a gestão de processos visando única e exclusivamente aumentar os seus lucros, sem qualquer preocupação com um grupo específico de clientes
	
	Processos definidos auxiliam no planejamento e na execução de um serviço.
	
	Um processo definido é aquele descrito em detalhes, de modo que possa ser consistentemente repetido
	
	Processo é um conjunto de atividades relacionadas que irão transformar entradas em saídas.
	
	Um processo é um conjunto definido de passos para a realização de uma tarefa;
	Respondido em 17/05/2020 22:07:10
	
Explicação:
A opção FALSA é o que explicita "As organizações implantam a gestão de processos visando única e exclusivamente aumentar os seus lucros, sem qualquer preocupação com um grupo específico de clientes.".  A gestão de processos visa adequar o resultado organizacional às especificidades requisitadas pelos clientes dos diferentes processos executados pelas organizações.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de gerenciar pertence as quais fases?
 
		
	
	Terceira e Quarta 
 
	 
	Segunda e Terceira 
 
	
	Primeira e Segunda 
 
	
	Quarta e Quinta
 
	
	Primeira e Terceira
	Respondido em 17/05/2020 22:07:14
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorarTerceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na análise e modelagem de processos  temos os processo de negócio (ou processos primários), de apoio e gerenciais.
Identifique qual a alternativa verdadeira.
		
	
	Processos Primários dão suporte à coordenação das atividades de apoio .Processos de apoio oriundo da engenharia de controle e processos gerenciais dão o feedback.
	 
	Processos primários são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes. Processos de apoio são os que colaboram com os processos primários na busca de sucesso com os clientes e os processos gerenciais coordenam as medições das atividades da empresa.
	
	Processos primários são os que não afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes. Processos de apoio são os que colaboram com os processos primários na busca de entendimento dos clientes e os Processos Gerenciais dão suporte aos gerentes.
	
	Processos primários dão suporte aos gerentes. Processos de apoio dão suporte à coordenação das atividades de apoio e dos processos primários e os Processos Gerenciais são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes.
	
	Processos primários são os que gerenciam a relação com os clientes, processos de apoio  promovem o apoio administrativo à tomada de decisão e processos gerenciais cuidam da  gerencia dos processos.
	Respondido em 17/05/2020 22:07:32
	
Explicação:
Processos primários (ou de negócio) são os que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes, que estão diretamente ligados aos clientes. Processos de apoio (ou de suporte)  são os que colaboram com os processos primários na busca de sucesso com os clientes.
Processos gerenciais  estão ligados às medições, controles e ainda ao monitoramento das atividades da empresa, possuindo, desta forma, uma influência direta sobre a realização de metas e objetivos. Assim como os processos de suporte não têm relação final com o cliente, eles buscam garantir que os objetivos operacionais, financeiros e ligados a outros aspectos da empresa sejam devidamente alcançados.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma organização formal, também conhecida como tradicional, compõe-se de camadas hierárquicas, enfatizando:
		
	 
	as funções e tarefas.
	
	os seus funcionários.
	
	o meio ambiente na qual está inserida.
	
	os processos.
	
	nenhuma das anteriores.
	Respondido em 17/05/2020 22:07:22
	
Explicação:
A organização formal compõe-se de certo número de camadas hierárquicas estabelecidas pelo organograma, com ênfase nas funções e nas tarefas; compreende a estrutura organizacional, a filosofia, as diretrizes, as normas e regulamentos da empresa, enfim, todos os aspectos que exprimem como esta pretende que sejam as relações entre os órgãos, cargos e ocupantes, para o alcance dos seus objetivos. As principais características da organização formal são: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade e responsabilidade.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A realização de um processo envolve:
		
	
	Pessoas, recursos, macroprocessos e tarefas.
	
	Recursos, tecnologia, macroprocesso e gestão.
	 
	Pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
	
	Recursos, miniprocesso, fluxo e tarefas.
	Respondido em 17/05/2020 22:07:30
	
Explicação:
A realização de um processo envolve pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Vários autores, na àrea de Gestão de processos, são categóricos ao afirmarem que o profissional responsável pela Gestão de Processos de uma organização tenha uma visão sobre a empresa caracterizada principalmente por:
		
	 
	Uma visão sistêmica dos processos;
	
	Uma visão setorizada dos processos;
	
	Uma visão especializada dos processos.
	
	Uma visão Horizontal dos processos;
	
	Uma visão departamentalizada dos processos;
	Respondido em 17/05/2020 22:07:51
	
Explicação:
O profissional da área de Gestão de Processos deve ter uma visão sistêmica de todo o processo e não setorizada ou departamentalizada para a melhor construção de processos racionais.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os processos são atividades interligadas que possuem entrada, processamento e saída, visando a criação de valor para seus clientes. Existem tipos de processos ligados a diferentes perspectivas das atividades organizacionais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Um processo primário é aquele que direciona as estratégias de apoio aos clientes.
	
	Um processo latente é aquele que define a forma como as atividades serão executadas.
	
	Um processo primário é aquele ligado às entradas (insumos) na organização.
	 
	Um processo secundário é aquele que apoia os processos primários da organização.
	
	Um processo secundário é aquele em estado de espera para ser acionado quando o primário não é suficiente.
	Respondido em 17/05/2020 22:07:41
	
Explicação:
Processo secundário ou processos organizacionais são aqueles que suportam ou apoiam os processos de negócios.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Classifique as afirmativas abaixo sobre processo e projeto como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - O processo acontece em um período determinado, enquanto o projeto é permanente.
II - O processo é repetitivo e padronizado em passos que obedecem uma sequência lógica, enquanto o projeto é pontual.
III - O processo é uma ação repetitiva e gera o mesmo produto várias vezes, enquanto o projeto tem início e fim determinados.
IV - O processo busca melhorar a rotina, enquanto o projeto corresponde à forma como a organização funciona.
V - O processo produz um bem ou um serviço, enquanto o projeto produz um resultado único e específico.
		
	
	Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II e V estão corretas
	 
	Somente as afirmativas II, III e V estão corretas
	1a Questão
	
	
	
	A afirmação: "É o conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados", corresponde  a definição de(da):
		
	
	missão.
	 
	processo.
	
	política empresarial.
	
	estratégia.
	
	diretriz organizacional.
	Respondido em 17/05/2020 22:08:55
	
Explicação:
Processo é o conjunto de atividades distribuídas numa sequência lógica que transforma insumos em produtos ou serviços.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considere as seguintes afirmativas:
1 -  Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele.
2 - Toda uma ciência de aperfeiçoamento dos processos industriais foi desenvolvida ao longo de décadas, chegando, inclusive, a ser aplicada a situações de trabalho nos escritórios.
3 - Pensar nos processos em termos de coordenação em vez de fluxos de trabalho ou fluxos físicos de materiais ou produtos, como tem sido a abordagem predominante na reengenharia e no TQM (Total Quality Management), é importante para poder identificar e tratar processos não industriais como importantes ativos de negócio e para poder analisar qualquer tipo de processo.
Identifique a opção de resposta correta.
		
	
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras, mas a afirmativa 2 é falsa.
	
	A afirmativa 1 é verdadeira, mas as afirmativas 2 e 3 são falsas.
	 
	As afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações são falsas.
	
	A afirmativa 1 é falsa, mas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
	Respondido em 17/05/2020 22:09:17
	
Explicação:
Todas as afirmações são verdadeiras, porque:
1 - Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrênciade problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele.
2 - Toda uma ciência de aperfeiçoamento dos processos industriais foi desenvolvida ao longo de décadas, chegando, inclusive, a ser aplicada a situações de trabalho nos escritórios.
3 - Pensar nos processos em termos de coordenação em vez de fluxos de trabalho ou fluxos físicos de materiais ou produtos, como tem sido a abordagem predominante na reengenharia e no TQM (Total Quality Management), é importante para poder identificar e tratar processos não industriais como importantes ativos de negócio e para poder analisar qualquer tipo de processo.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É comum confundirmos o significado das palavras processo e projeto, por sua proximidade e relação com objetivos organizacionais. Um projeto é desenhado para gerar melhorias e, consequentemente, atender a seus objetivos, que devem estar sincronizados com os processos da organização.
Com relação às diferenças entre processo e projeto, avalie as afirmações seguintes:
I. Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
II. Projeto é um esforço (ações/atividades) permanente, repetitivo (gera o mesmo produto várias vezes), rotineiro (as pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo de trabalho), padronizado e constante.
III. Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo).
IV. A diferença entre eles é que o projeto não é repetitivo, ele obedece a parâmetros predefinidos de tempo (temporário), custo, recursos envolvidos e qualidade.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
		
	
	II e III.
	
	I, II e III.
	
	I, IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I, III e IV.
	Respondido em 17/05/2020 22:09:08
	
Explicação:
A opção II é INCORRETA, pois afirma "Projeto é um esforço (ações/atividades) permanente, repetitivo (gera o mesmo produto várias vezes), rotineiro (as pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo de trabalho), padronizado e constante." Essa definião é de processo, e não de projeto.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Processos organizacionais, ou seja, aqueles realizados nas empresas em seu dia a dia, nas operações rotineiras de uma organização, visando a entrega de produtos ou serviços, necessitam de uma série de atividades a serem desenvolvidas, as quais envolvem:
		
	
	Pessoas, Equipamentos, Softwares e Hardwares;
	
	Pessoas, Empresas, Governo e Sociedade.
	
	Pessoas, Instalações Físicas, Recursos Financeiros e Produtividade;
	 
	Pessoas, Procedimentos, Recursos e Tecnologia;
	
	Pessoas, Organização, Direção e Controle;
	Respondido em 17/05/2020 22:09:29
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades logicamente relacionadas (procedimentos e tecnologia) , que transformam entradas (recursos) em saidas (entregáveis), com valor agregado. Os processos envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.         
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando as fases do processo de negócios, a atividade de organizar pertence a qual fase?
 
		
	
	Segunda fase  
 
	
	Quinta fase
	 
	Primeira fase  
	
	Terceira fase
 
	
	Quarta fase
 
	Respondido em 17/05/2020 22:09:32
	
Explicação:
As três fases dos Processos de Negócios e suas respectivas atividades sâo:
Primeira Fase: documentar, organizar, melhorar e simular.
Segunda Fase: implantar, gerenciar e melhorar
Terceira Fase: automatizar, gerenciar e melhorar
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	São considerados processos  os seguintes empreendimentos:
I -     Manutenção periódica da rede elétrica da fábrica
II -    Instalação de um novo gerador de energia  na fábrica
III -   Compra de uma casa nova
Consideramos verdadeira(s) apenas a(s) sentença(s):
		
	 
	Somente I
	
	Somente II
	
	Somente III
	
	I e II
	
	II e III
	Respondido em 17/05/2020 22:09:41
	
Explicação:
Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. É repetitivo, tem data de inicio conhecida mas não de fim.
 Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). Sua duração é temporária.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que são três as fases sequenciais dos Processos de Negócios.
Marque nas opções abaixo aquelas atividades referentes à segunda fase:
 
		
	
	Automatizar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Programar; Organizar; Simular; Controlar.
 
	
	Planejar; Dirigir; Controlar; Automatizar.
	 
	Implantar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Documentar; Organizar; Melhorar; Simular.
 
	Respondido em 17/05/2020 22:09:47
	
Explicação:
A opção que indica Implantar; Gerenciar; Melhorar é a que representa a segunda fase do processo.
Feita a primeira fase, será feita a implantação, seu gerenciamento e inserção de melhorias.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que são três as fases sequenciais dos Processos de Negócios.
Marque nas opções abaixo aquelas atividades referentes à terceira fase:
		
	
	Implantar; Gerenciar; Melhorar.
 
	 
	Automatizar; Gerenciar; Melhorar.
 
	
	Planejar; Dirigir; Controlar; Automatizar.
 
	
	Programar; Organizar; Simular; Controlar.
	
	Documentar; Organizar; Melhorar; Simular.
INTRODUÇÃO À GESTÃO POR PROCESSOS
2a aula
	1a Questão
	
	
	
	Entre os atributos da visão funcional estão a orientação, o foco, o relacionamento, quem toma a decisão, o estilo e o objetivo. Qual das alternativas abaixo está relacionada ao atributo orientação?
		
	
	Cliente
	
	Redução do custo
	
	Cadeia de comando
	
	Fornecedor
	 
	Hierarquia
	Respondido em 17/05/2020 22:10:07
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A gestão de processos estabelece como necessidade para sua implantação uma grande mudança dentro da organização, que tem como principal meio:
		
	
	Máquinas, equipamentoe e alta tecnologia são os meios de mudança nas organizações.
	
	Redesenho de cargos são os principais meios para a mudança na organização;
	
	Informações são as molas propulsoras da mudança nas organizações;
	 
	As pessoas são o principal meio para um processo de mudanças na organização;
	
	Máquinas e equipamento de alta tecnologia são responsáveis pelas grandes mudanças;
	Respondido em 17/05/2020 22:10:12
	
Explicação:
Cabem as pessoas a capacidade da criatividade e inovação que são fundamentais para as melhorias dos processos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Rafael está participando do processo de implantação da gestão por Processos na organização em que trabalha. Para tal, deverá colaborar com a migração da visão funcional para a visão por processos. No atributo em que está trabalhando, ele identificou o seguinte resultado:
Visão Funcional - Hierarquia
Visão por Processos - Processo
Qual atributo Rafael está trabalhando?
 
		
	
	Estilo
 
	
	Objetivo
	 
	Orientação 
 
	
	Foco 
 
	
	Relacionamento
 
	Respondido em 17/05/2020 22:09:59
	
Explicação:
Atributo - Visâo Funcional - Visão por Processos
Foco - Chefia - Cliente
Relacionamento - Cadeia de Comando - Cliente Fornecedor
Orientação - Hierarquia - Processo
Que toma decisão - Gerência - Todos os Participantes
Estilo - Autoritarismo - Participativo
Objetivo - Redução do Custo - Prevenção do Custo
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Todo trabalhoimportante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo organizacional. Podemos afirmar que os processos de negócio:
		
	
	Geralmente produzem resultados imperceptíveis para os clientes externos;
	
	São processos de informação e decisão;
	
	Incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio;
	 
	São ligados à essência do funcionamento da organização;
	
	Incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.
	Respondido em 17/05/2020 22:10:06
	
Explicação:
Processos de negócios são os processos ligados diretamente ao cliente, ao negócio fim da empresa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção correta:
A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Podemos observar que enquanto na visão funcional o objetivo é a redução de custos,  na visão por processos, o objetivo visa
 
		
	 
	a prevenção do custo
	
	a manutenção dos clientes
	
	a eliminação do desperdício
	
	a maximização da produção
	
	assegurar a qualidade do produto/serviço
	Respondido em 17/05/2020 22:10:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Rafael está participando do processo de implantação da gestão por Processos na organização em que trabalha. Para tal, deverá colaborar com a migração da visão funcional para a visão por processos. No atributo em que está trabalhando, ele identificou o seguinte resultado:
Visão Funcional - Chefia
Visão por Processos - Cliente
Qual atributo Rafael está trabalhando?
 
		
	 
	Foco 
 
	
	Estilo
 
	
	Relacionamento
 
	
	Orientação
 
	
	Objetivo
	Respondido em 17/05/2020 22:10:31
	
Explicação:
Atributo - Visâo Funcional - Visão por Processos
Foco - Chefia - Cliente
Relacionamento - Cadeia de Comando - Cliente Fornecedor
Orientação - Hierarquia - Processo
Que toma decisão - Gerência - Todos os Participantes
Estilo - Autoritarismo - Participativo
Objetivo - Redução do Custo - Prevenção do Custo
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A gestão por processo tem como um dos princípios fundamentais à sua implantação uma gestão horizontalizada, tendo como principais fatores para sua consecução:
		
	
	Foco no individualismo; Separação hierárquica das funções; Foco centrado nos fornecedores e separação dos objetivos das metas.
	
	Foco no interrelacionamento; Integração entre as lideranças; Foco centrado no concorrente e integração entre subordinados.
	
	Foco no interrelacionamento; Integração das autoridades; Foco centrado na concorrência e separação dos objetivos e metas por área de importância.
	
	Foco no relacionameto hierárquico; Integração vertical; Foco centrado na competição interna e integração dos objetivos pessoais.
	 
	Foco no interrelacionamento; Integração entre as funções; Foco centrado nos clientes e integração entre metas e objetivos.
	Respondido em 17/05/2020 22:10:35
	
Explicação:
Na gestão por processos o trabalho é feito em equipe (estilo participativo), um processo pode  atravessar vários departamentos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Dentre as diversas atividades de uma organização, uma ação que usa recursos e é gerenciada de forma a possibilitar a transformação de entradas de materiais até a sua saída pode ser considerada
		
	
	Atividade de obtenção de insumos de entrada;
	
	Mecanismo de auditoria de qualidade;
	
	Parâmetro de controle;
	 
	Mecanismo de processo;
	
	Atividade de obtenção de produto final;
	1a Questão
	
	
	
	Em uma empresa de fabricação de celulares, os processos de colocação de filme no visor do celular para protege-los em possíveis quedas, enquadram-se na categoria de processos:
		
	 
	primários
	
	gerenciais
	
	organizacionais
	
	de direcionamento
	
	de transformação
	Respondido em 17/05/2020 22:10:36
	
Explicação:
São processos primários (também conhecidos como processos de negócio) aqueles que tratam diretamente como o cliente, que estao envolvidos com a atividade fim da emrpesa. Colocar o filme no celular é tratar do produto fim da empresa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a visão por processo, em contraposição à visão funcional, identifique qual sentença é verdadeira:
		
	
	O objetivo é a eliminação de resíduos
	 
	Todos os participantes do processo tomam decisões
	
	A empresa é orientada ao lucro
	
	O foco é na qualidade do produto ou serviço
	
	O relacionamento obedece a uma cadeia de comando
	Respondido em 17/05/2020 22:10:58
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Podemos identificar numa organização as categorias básicas de processos, como sendo:
		
	
	de negócio, operacional, funcional e de integração.
	
	de medições, ações, ajuste e de desempenho.
	
	organizacionais, funcionais ou de clientes, e setoriais.
	
	de negócio, operacionais e transacionais.
	 
	de negócio ou de clientes, organizacionais ou de integração, e gerenciais.
	Respondido em 17/05/2020 22:11:02
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O termo atividade ou tarefa, dentro da definição de processo de negócio, é entendido como:
		
	
	Uma unidade econômica de trabalho que, executada dentro de um procedimento de trabalho, que vise a redução do retrabalho pelo aumento da eficiência operacional.
	
	Uma unidade econômica de trabalho executada dentro de um processo, que visa a redução do custo operacional e o amento da lucratividade;
	
	Uma unidade lógica de trabalho executada dentro de um processo sendo, sempre, automatizada por meio de recursos tecnológicos;
	 
	Uma unidade lógica de trabalho executada dentro de um processo, podendo ser totalmente manual ou automatizada, com ou sem recursos tecnológicos;
	
	Uma unidade racionalizada de trabalho executada dentro de um procedimento de trabalho, tendo que ser manual sem o uso de qualquer recurso tecnológico;
	Respondido em 17/05/2020 22:10:51
	
Explicação:
A atividade ou tarefa é uma unidade lógica de trabalho, executado dentro de um processo, seja manual ou informatizado. A lucratividade depende de outros fatores. A redução ou a eliminação do retrabalho depende de estudos de racionalização do processo e não apenas da atividade ou tarefa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Rafael está participando do processo de implantação da gestão por Processos na organização em que trabalha. Para tal, deverá colaborar com a migração da visão funcional para a visão por processos. No atributo em que está trabalhando, ele identificou o seguinte resultado:
Visão Funcional - Gerência
Visão por Processos - Todos os Participantes 
Qual atributo Rafael está trabalhando?
		
	
	Estilo
	
	Relacionamento
	 
	Que toma decisão  
	
	Orientação
	
	Foco 
	Respondido em 17/05/2020 22:10:57
	
Explicação:
Atributo - Visâo Funcional - Visão por Processos
Foco - Chefia - Cliente
Relacionamento - Cadeia de Comando - Cliente Fornecedor
Orientação - Hierarquia - Processo
Que toma decisão - Gerência - Todos os Participantes
Estilo - Autoritarismo - Participativo
Objetivo - Redução do Custo - Prevenção do Custo
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A organização moderna, formada por profissionais capacitados e motivados, trabalhará _________ .
		
	
	e) com processo através da tecnologia.
	 
	c) por processo, pois este é o formato  que trabalha a partir do espírito de equipe 
	
	a) com processo, pois esta é uma ferramenta que todos conhecem.
	
	d) com equipamento de última geração, bem remunerado.
	
	b) através de processos e com pessoas sem chefia.
	Respondido em 17/05/2020 22:11:15
	
Explicação:
A organização por processo permite que as pessoas trabalhem embuidas do espirito de equipe, onde

Continue navegando

Outros materiais