Buscar

TEMPOS MODERNOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Filme que foi retratado no ano de 1930 com uma critica em relação a produção industrial. Em diversas cenas aborda as dificuldades de trabalhos e as situações críticas que a humanidade passava naquela época. 
O filme nos mostra um ritmo muito acelerado dos operários daquele tempo. Observamos que no começo do filme aparece um relógio em cena, significando que os trabalhadores viviam apressados com uma vida acelerada e com esse tipo de preocupação meramente não tinham tempo para trocar diálogos com seus companheiros, caminhando como se fossem ovelhas em um rebanho, sem ter contato uns com os outros.
É um filme que traz sérias críticas a este sistema operacional, com foco a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, quando a crise atingiu toda sociedade americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. O personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, critica a alienação do trabalho operário, que trabalhava apertando parafusos em uma linha de montagem, e com a sobre carga do trabalho repetitivo, afetava mentalmente o funcionário no qual mesmo que não estivesse trabalhando ele continuava apertando parafuso. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital.
Livro Introdução ao Comportamento Organizacional Pagina 5 “Quando procuramos as rações para uma pessoa ou um grupo de indivíduos ter feito alguma cousa, estamos buscando o objetivo da explicação. Provavelmente da trata-se do menos importante dos objetivos sob o ponto de vista da administração, pois ocorre depois do fato consumado. De qualquer maneira, para entender um fenómeno, é preciso, em primeiro lugar, tentar explica-lo. Em seguida esse entendimento pode ser empregado para determinar suas causas. Por exemplo se um número significativo de funcionários valiosos pede demissão, sem dúvidas vamos querer saber o porque a fim de determinar se havia algo que poderia ter evitado o acontecimento. É evidente que os trabalhadores deixam o emprego por motivos diversos porem, se a causa de um índice elevado de demissões for por remuneração inadequada ou trabalho entediante, os administradores podem agir de modo a corrigir essa situação no futuro”
 Em sua Segunda parte, o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e dos ricos, representando contudo uma menina que rouba bananas para matar a fome de seu pai e da sua irmã ou quando ele bebe no trabalho com seus amigos as diferenças nas perspetivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o pobres alimenta todo conforto e diversão de uma burguesia. 
Livro Improdução ao Comportamento Organizacional Página 12 “O que vem a ser o bom comportamento ético é algo que nunca foi claramente definido. Os trabalhadores veem a redor pessoas que entregam a toda sorte de praticas antiéticas – políticos eleitos indiciados pelo desvio de dinheiro publico ou porque aceitaram suborno; executivo de sucesso que utilizam informações internas para obter ganhos financeiros pessoais; reitores de universidades que ‘olham para o outro lado 'quando um técnico vitorioso abusa de seus atletas, até o presidente dos Estados Unidos, sob juramento, distorce a verdade. Eles ouvem essas pessoas dizerem quando flagradas em delito, frases como: “Todo mundo faz isso “ “Temos que aproveitar todas as vantagens hoje em dia “ “Jamais imaginei que seria descoberto “.” 
Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro; o filme Tempos Modernos retrata exatamente esta realidade em diversos momentos como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízo, as empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo como retratado com a invenção de uma máquina alimentadora com a finalidade de diminuir o tempo de almoço dos operários, assim aumentando o tempo cansativo de trabalho.
Esse modo de produção também é encontrado atualmente, tendo em vista que percebemos a especialização de tarefas de modo repetitivo, a produção, por exemplo, no caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele consegue ganhar no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim, vê-se a crítica ao modo capitalista que nesse fato se justifica. O mesmo ocorre hoje em dia, sem grandes diferenças.
De acordo com o livro Psicologia organizacional do trabalho do capítulo 4 Ética e trabalho página 71“A luta em torno da determinação de uma” jornada normal de trabalho "revela como a contradição fundamental entre capital e trabalho manifesta-se no interior mesmo do conceito de força de trabalho e em termos práticos, no uso cotidiano da força de trabalho. A violência põe-se como forma necessária de regulação de uma relação económica que contrapões direitos iguais, sem resolução consensual possível, não se poupando nem mesmo a violência simbólica moral do trabalho .” 
Neste período não existiam direitos trabalhistas e o trabalhador era imensamente explorado, convivendo com grandes jornadas e situações de trabalho precárias, afetam diretamente o bem-estar e estilo de vida do funcionário. Encontramos, ainda inúmeros desrespeitos às leis trabalhistas: o não registro na CTPS, o não pagamento das horas extras, o não comprimento do horário de almoço a falta do descanso semanal remunerado. Podemos entender, portanto, que esse desrespeito continua desde a época do filme, ainda que tenhamos leis para reger a classe, muitas empresas não a respeitam e ainda tratam os trabalhadores no mesmo tempo do filme.
 De acordo com o livro Psicologia organizacional do trabalho do capitulo 4 Etica e trabalho página 69.“De modo mais geral o Estado deve refrear a dominação do capital sobre o trabalho fiscalizando as condições de utilização da força de trabalho e elaborando um direito particular-o direito do trabalho-,que regulamenta a relação de exploração. Sob a regência do contrato de trabalho, o trabalhador, e colocado em uma relação de subordinação que lhe retira os direitos de cidadania e a força a uma obediência estrita á hierarquia organizacional. “
O filme Tempos Modernos caracterizou de forma brilhante um período histórico marcado pelo desemprego e revolução industrial. As imagens falam por si só porem o filme não e mudo podemos ouvir a voz de Charles cantando na cafeteria e observamos também que no filme todo só ouvimos o barulho das maquinas como se o trabalhador da época não estivesse voz. 
A expressão divertida e cómica de Charles e a sua sutileza ao relatar tudo o que se passa, naquela época vida do operário que é escravo das tarefas repetitivas do capitalismo em desempenho e ao insatisfação do trabalhador retratadas em stress e as consequências que levam o trabalhador a ficar doente, os trabalhadores nas ruas lutando pelos seus direitos trabalhistas ele sendo preso, como funcionava a chefia .

Continue navegando