Buscar

OFICIAL FEITA -RESENHA DE EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

Estacio Teresina
Aluno: Arthur Diego Carvalho Porto
Curso: Direito
Turma:1001
Professora: Luiza Lourdes
 Obrigações dos sócios
 
 Teresina,13 de maio de 2020
O direitos dos sócios vem logo quando ele assina um contrato social, de onde se ocorre sua maior obrigação, ou seja, que seria investir na sociedade. A obrigação do sócio é disponibilizar os recursos necessário de seus patrimônio. No qual o sócio tem o dever de integralizar a quota da capital social. As obrigações nasce quando a sociedade é constituida e só vai terminar quando a obrigações sociais terminarem. No que leva a contribuições dos sócios por meios de dinheiro e de bens.
No ART 1001 CC, fala que a obrigações começam por meio de um contrato, e termina quando , liquidada a sociedade, se extingue as responsabilidade sociais. Com o contrato social vai criar um novo sujeito , no qual vai ter direitos e ser considerado um sócio, no que leva a assumir o direito e assumir suas obrigações. Os sócios são obrigados a realizar as obrigações no prazo que é dado conforme a lei, ART 1004 CC, No qual fala que é obrigado na forma e prazo previsto, as contribuição estabelecida no contrato social, no que ao deixar de fazer com o prazo de 30 dias responderá pelo dano emergente de mora, no que chama de sócio remisso.
A obrigação termina quado a socedade é limitada, com os efeitos residuais, com o direito das obrigações de trato sucessivo em aberto. No ART 1058 CC, que fala que nçao é integralizado a quota do sócio remisso, que os outros sóciossem prejuizo de acordo com o ART1.004 CC, no parágrafo unico da lei , que pode transferir pra terceiro ou torna-se para si.
A sociedade limitada coma personalização da soecidade, a separação patrimonial entra a pessoa juridica e os membros, as distições de sócio e sociedade. O limite que os sócios fez com a responsabilidade com o valor da quota no contrato sócial. O sócio passa a ter direitos inerente a condições de sócio, coma participação dos resultados sociais, fiscalização da empresa entre outros. De acordo com o ART 1052 CC, na sociedade limitada o sócio tem a responsabilidade de restritar o valor de sua quota, no que leva todos a responder solidariamente pla capital social.
Ao contratar, o sócio busca obter o retorno do capital, no que possa deixar igual ou superar o que foram oferecido no mercado. Os lucros e as perdas é um direito dos socios, tipo como se fosse uma obrigação. Na sociedade simples tem os interesse do sócio, em que os lucros serão partidos entre eles. A exclusão do sócio pode levar a nulidade do contrato de acordo com o ART 1008CC.
Conduto é direito de todos os sócios de fiscalizar a administração de sua sociedade e ver se seus negocios estão indo pra frente em busca de seus lucros. No qual tem que ter acesso nas informações financeiras e economicas,para a exploração de sua empresa social. Caso o sócio não queira mais participar da sociedade, tem seu direito de negociar suas quotas ou se retirar, no que deve procurar entre os socios ou terceiro que queira adquirir sua quota. No que cada artigo previsto em lei é necessario para o melhor andamento de uma sociedade.

Continue navegando