Buscar

O principio da dignidade humana

Prévia do material em texto

O principio da dignidade humana
O princípio da dignidade da pessoa humana abrange uma diversidade de valores existentes na sociedade que constitui o critério unificador de todos os direitos fundamentais, o qual todos os direitos do homem se reportam, em maior ou menor grau. Trata-se de um conceito adequável a realidade e a modernização da sociedade, devendo estar em conluio com a evolução e as tendências modernas das necessidades do ser humano.
O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito. Temos por dignidade humana a capacidade da pessoa como parte fundamental na sociedade de distinguir sobre o que se deve ou n fazer de acordo com sua consciência para que haja uma boa convivência na sociedade sem ferir os direitos de outrem, e garantindo também os seus direitos.
Um indivíduo, pelo só fato de integrar o gênero humano, já é detentor de dignidade. Esta é qualidade ou atributo inerente a todos os homens, decorrente da própria condição humana, que o torna credor de igual consideração e respeito por parte de seus semelhantes.
É relevante referir que o reconhecimento da dignidade se faz inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis, é o fundamento da liberdade, da justiça, da paz e do desenvolvimento social

Continue navegando