A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Metodologia AV2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
1 em 1 pontos
Suponha uma pesquisa que tenha sido pautada pelas seguintes características: o objetivo pretendeu uma mudança na realidade apresentada; foram usados diversos instrumentos de coleta de dados; envolveu um pequeno grupo de pessoas com interesses comuns.
Em virtude dessas características, a pesquisa descrita pode ser classificada como:
Resposta Selecionada:	
Correta pesquisa-ação.
Resposta Correta:	
Correta pesquisa-ação.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A pesquisa-ação busca nortear a resolução do problema ou dos objetivos de transformação social, sendo adequadas ao trabalho com grupos, comunidades e instituições. Os dados são coletados por diversos instrumentos: observação, entrevistas, etc.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
As pesquisas científicas variam conforme a natureza da pesquisa, a forma de abordagem, os objetivos e os procedimentos técnicos empregados, de forma que é possível realizar classificações de tipos de pesquisa, tomando-se um ou mais desses critérios.
Levando-se em consideração o critério referente à natureza da pesquisa, temos os seguintes tipos:
Resposta Selecionada:	
Correta básica e aplicada.
Resposta Correta:	
Correta básica e aplicada.
Feedback da resposta:	Resposta correta. De acordo com sua natureza, as pesquisas podem ser classificadas em básica e aplicada.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Os critérios de cientificidade aceitos atualmente foram construídos a partir XVI pelo desenvolvimento das ciências naturais. A fim de garantir seu status científico, as ciências sociais incorporaram a racionalidade própria das ciências naturais, assim como algumas de suas metodologias. Tal submissão das ciências sociais às ciências naturais foi tema de várias críticas, como à suposta neutralidade científica. Os fenômenos sociais têm como produtores não as forças da natureza, mas os homens em sua jornada histórica, portanto, seus estudos precisam considerar a especificidade humana. Atualmente, há uma intensa discussão sobre as formas de produção de conhecimento científico, tanto nas ciências naturais, quanto nas sociais.
Considere as seguintes afirmações sobre as diferenças entre as ciências naturais e sociais:
I - seus objetos são diferentes, mas os métodos são os mesmos.
II – os fenômenos estudados pelas ciências sociais são, via de regra, mais complexos que os estudados pelas ciências naturais.
III – embora haja particularidades com relação às metodologias utilizadas nas ciências sociais e nas ciências naturais, os critérios de cientificidade são comuns a ambas e estão estabelecidos desde o século XVI.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta II, apenas.
Resposta Correta:	
Correta II, apenas.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Muitos fenômenos naturais são relativamente fáceis de explicar, mas os fenômenos ou eventos sociais, geralmente, são complexos, de difícil explicação. Esses, portanto, requerem métodos próprios, distintos dos utilizados para o estudo dos fenômenos naturais.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
“O levantamento da produção científica sobre o tema humanização na atenção primária à saúde foi realizado nos periódicos nacionais através de uma pesquisa na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizou-se, para a busca, as seguintes palavras-chave: humanização, atenção primária, saúde coletiva, acolhimento, saúde pública. Obteve-se um total de 31 artigos sendo que, destes, apenas 16 foram analisados, por satisfazerem o critério de inclusão, ou seja, abordar a temática humanização no contexto da atenção primária à saúde. Procedeu-se, então, à análise do material, seguindo-se as etapas: leitura exploratória, a fim de conhecer todo o material; leitura seletiva, através da qual foram selecionados os artigos pertinentes aos propósitos da pesquisa; leitura analítica dos textos, momento de apreciação e julgamento das informações. Finalmente, leitura interpretativa que, apoiada na experiência profissional dos pesquisadores, conferiu significado mais amplo aos resultados obtidos”.
Modificado a partir de: SIMÕES, A. L. A. et. al. Humanização na saúde: enfoque na atenção primária. Texto Contexto Enferm, v. 16, n. 3, 2007.
O trecho apresentado acima, refere-se:
Resposta Selecionada:	
Correta a uma pesquisa bibliográfica, pois, o material encontrado, após busca rigorosa e sistemática, foi submetido à análise, produzindo resultados.
Resposta Correta:	
Correta a uma pesquisa bibliográfica, pois, o material encontrado, após busca rigorosa e sistemática, foi submetido à análise, produzindo resultados.
Feedback da resposta:	Resposta correta. No trecho apresentado, é possível notar, claramente, tratar-se de uma pesquisa bibliográfica, em virtude da sistematização e do rigor da coleta de dados e pelo fato do material encontrado ter sido submetido à análise e produzido resultados.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Considere a seguinte situação hipotética.
Uma vez que o uso de celulares é um fenômeno relativamente recente e se tem pouco conhecimento a respeito sobre como as crianças têm utilizado esses aparelhos, foi proposta uma pesquisa cujo objetivo geral era: identificar as formas de usos de celulares por crianças do ensino fundamental I de escolas públicas do município X.
Na descrição acima, podemos identificar uma pesquisa do tipo:
Resposta Selecionada:	
Correta Exploratória.
Resposta Correta:	
Correta Exploratória.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Considerando-se que o objetivo da pesquisa é tão somente identificar um elemento de um fenômeno pouco conhecido, classifica-se como exploratória.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
“Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir do sistema de informática da Biblioteca da Faculdade de Educação da Unicamp, o qual permitiu acessar, via Internet, dados de diversas Instituições de Ensino Superior do país. Para fazermos a busca, utilizamos palavras-chaves: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Selecionamos as pesquisas divulgadas sob a forma de teses, dissertações, artigos científicos de periódicos e livros, que compreendem o período de 1970 a 2000. Essas pesquisas estão relacionadas a práticas interdisciplinares na educação básica, envolvendo duas ou mais disciplinas do currículo escolar. No total, foram selecionados 144 documentos (12 teses, 35 dissertações 59 artigos científicos e 38 livros).
Em uma pesquisa bibliográfica, é necessário aplicar critérios para a seleção do material a ser analisado. No texto acima, estão explícitos os seguintes critérios:
Resposta Selecionada:	
Correta geográfico, temático, cronológico e tipo de material.
Resposta Correta:	
Correta geográfico, temático, cronológico e tipo de material.
Feedback da resposta:	Resposta correta. No texto, estão explícitos os critérios: geográfico (instituições do país), temático (interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade), cronológico (de 1970 a 2000) e tipo de material (teses, dissertações, artigos científicos de periódicos e livros).
Pergunta 7
1 em 1 pontos
O texto seguinte mostra as dificuldades de estudantes de graduação quanto à elaboração de trabalhos acadêmicos:
“As exigências na Educação Superior remetem às bases do conhecimento como saber ler, interpretar e escrever. Tais competências quando exercidas com propriedade, ressaltam o diferencial e qualidade na produção intelectual e acadêmica dos discentes.
Os trabalhos acadêmicos geram angústia nos alunos e muitas vezes são vistos como obstáculos para a obtenção de uma nota satisfatória na disciplina que possui tal requisito.
Diante dessa constatação, pode-se considerar que os alunos necessitam exercitar a habilidade da autoria frente às reflexões e criticidade do que é produzido.
A preocupação demasiada com as normas não deve ser o fator principal na elaboração do trabalho acadêmico, assim o primor do conteúdo e sua originalidade seria a primeira intenção do artífice escritor.
O recurso do plágio consolida a fragilidade da preparação dos discentes frente à autoria e toda a sua trajetória