Buscar

RELATORIO FERRUGEM

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS ASSIS
Identificação:
Discente: Beatriz de Oliveira Toral – C7914E-7
Docente: Renata Barbosa
Relatório de supervisão.
Data: 30 de abril de 2020 
Através do olhar fenomenológico discorra sobre os temas apresentados no filme e a postura do terapeuta para que abra a possibilidade do paciente assumir a responsabilidade existencial.
Ferrugem
O filme conta a história de Tati sendo dividida em duas partes, , a primeira delas conta como a jovem adolescente era cheia de vida, alegre e a partir do momento em que tem a vida exposta através de vídeo intimo com o ex namorado, a jovem entra em um sofrimento muito grande, se sentindo sozinha, pois os colegas da sua escola começam a insulta-la, suas amigas também acabam se afastando, o que contribui ainda mais para que a jovem se sinta sozinha.
Os pais da jovem não conseguem notar o que está acontecendo com Tati na escola, ela inventa uma gripe para faltar por alguns dias, para não ter que ir para a escola onde está sofrendo insultos. 
Tati não encontra outra saída, e acaba indo até a frente de uma câmera na escola e atira em sua própria cabeça, cometendo assim suicídio. 
Na segunda parte do filme é retratada a história de Renet, um amigo de escola da Tati, ele encontra o celular da garota e espalha o vídeo de seu momento intimo nas redes sociais. 
Renet se sente culpado ao saber que a jovem Tati, cometeu suicídio por se sentir envergonhada com o vídeo que ele espalhou, a culpa toma conta do garoto, e ele esconde de todos o que fez.
Ao longo do filme ele se torna um garoto rebelde, e os pais tentam conversar com Renet, mas sempre sem sucesso. O menino se torna alguém introspectivo, triste, e a todo momento sente culpa por ter espalhado o vídeo e por não ter ajudado a colega Tati.
O pai de Renet sempre tenta proteger o filho fugindo de assuntos como por exemplo o fim de seu casamento.
O pai do garoto também é responsável por esconder o caderno da garota ao saber que Tati, tinha escrito em seu caderno todas as suspeitas sobre seu filho.
O menino recebe uma intimação da polícia e deve comparecer para prestar depoimentos, o pai mais uma vez super protetor, convence o filho de que ele não precisa ir até a delegacia para depor. Por outro lado, a mãe que durante todo filme não demonstrou bom relacionamento com o filho, o aconselha ao oposto. 
A mãe do garoto, atende seu pedido e o leva para a casa dos pais de Tati, e ele conta para a mãe da garota que ele é o responsável por ter espalhado o vídeo intimo da menina, a mãe de Tati chorando dá um tapa no rosto de Renet.
No filme a mãe de Renet mostra-se com uma postura de respeito, e princípios, pois aconselhou o filho do que era certo, mas esperou o seu tempo para que ele quando estivesse preparado enfrentasse seus medos e assumisse a sua culpa. Enquanto o processo de amadurecimento por parte do menino não acontecia, ela esteve ali ao seu lado o aconselhando, mas sempre respeitava sua decisão.
Se Tati tivesse tido o apoio dos seus pais, amigos e até mesmo do amigo, para que fosse acolhida e não julgada, talvez a história do filme tivesse outro final, infelizmente não podemos julgar, porque não conhecemos a dor do outro, porque cada ser é único.

Continue navegando