Buscar

Atividade dia 25

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Prof. Daniele L C Costa, Me.
Disciplina: Desenvolvimento Gerencial e Liderança
Acadêmico: Erika Vanessa Moral Delgado Turma: REH0425
1. Podemos entender as competências como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Vamos verificar se você aprendeu do que se trata cada um desses aspectos, associando os itens a seguir:
I – Conhecimento
II – Habilidade 
III – Atitude
( III ) Querer fazer 
( I ) Saber 
( II ) Saber fazer
( I ) Adquirido através de uma graduação, especialização ou cursos específicos.
( III ) É ser proativo, ter iniciativa. 
( II ) É colocar a teoria na prática.
2. Descreva o que são as competências técnicas e o que são as competências comportamentais.
As competências técnicas são o conhecimento e as habilidades (o saber e o saber fazer) são aquelas que os profissionais precisam para desempenhar seu papel. 
E a competência comportamental é a atitude (querer fazer), são aquelas que tornam o profissional mais competitivo no mercado de trabalho e que efetivamente impactam no resultado. É o diferencial competitivo.
3. Descreva três aspectos que você aprendeu sobre a gestão por competências e que julga de extrema importância ter conhecimento:
· Conhecimento: É basicamente o saber, dominar um determinado tema ou área.
Habilidade: É saber fazer na prática, transformar todo o conhecimento que possui na teoria estudada em ações reais e que tragam valor à empresa.
Atitude: É a iniciativa, entender a demanda e ter pró-atividade para fazer acontecer, se antecipar às necessidades. É o querer fazer realmente. 
Atualmente, os gestores estão mais atentos ao perfil dos profissionais e fazem avaliações mais amplas sobre sua conduta e experiência e uma delas é observando o CHA da competência. As organizações, para serem competitivas, precisam avaliar os fatores técnicos (conhecimentos e habilidades) e os fatores comportamentais (atitudes).
· Alinhamento entre competências individuais: São pessoas dotadas de competências, assim contribuem para a construção de um profissional adequado as expectativas organizacionais. 
Estratégias organizacionais: são atributos dificilmente copiados pelos concorrentes e geram valores para os clientes e vantagem competitiva para a empresa. 
É necessário alinhar as necessidades humanas e às estratégias da empresa, construindo um ambiente de trabalho em um lugar de aprendizagem e de troca de experiências. Portanto, não há como implantar um modelo de gestão por competências eficaz sem levar um alinhamento de ambos os tipos de competências.
· O gerente de RH deve fazer o levantamento de todos os cargos existentes e quais as competências necessárias para que cada cargo seja ocupado. Com essas informações será possível adotar medidas para eliminar ou reduzir a lacuna entre as competências que a empresa precisa e as competências que os seus colaboradores possuem de fato.

Continue navegando