Buscar

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO - AVALIAÇÃO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO
AVALIAÇÃO I – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - UNIASSELVI 2022/2
1- As competências organizacionais também são chamadas de competência essenciais, são aquelas que oferecem à organização vantagem competitiva sustentável. Além disso, as competências organizacionais estão relacionadas com o comportamento estratégico da empresa. Sobre as competências organizacionais, analise as sentenças a seguir:
I- As competências organizacionais são atributos exclusivos de uma determinada empresa e que são difíceis de serem copiados.
II- O modelo denominado Open Competences é um exemplo de tipologia das competências organizacionais.
III- As competências organizacionais são caracterizadas pelo cruzamento de dois eixos: pessoas e formação profissional.
IV- Cada organização determina o número ideal de competências, sendo que devem ser escolhidas aquelas que de fato são a base da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) As afirmativas I e IV estão corretas.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
2- A gestão por competências está presente nas organizações em vários processos da gestão de pessoas, como no recrutamento e seleção, avaliação e desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros. Assim como afirma Fernandes (2013, p. 66), "modelos de competência servem de base para estruturar vários processos de gestão de pessoas, basicamente atração, desenvolvimento, recompensa e avaliação". Com relação à gestão por competência no treinamento e desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Gestão estratégica de pessoas com foco em competência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
A) A gestão por competência permite selecionar o funcionário, com base em uma entrevista, que visa identificar os comportamentos mais importantes para a execução das tarefas pertinentes ao cargo.
B) A gestão por competência permite identificar a necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal para sanar os gaps de competências relacionadas às atividades desempenhadas.
C) A gestão por competência auxilia na construção do processo de sucessão baseada nas competências necessárias para cada função e para o futuro da organização.
D) A gestão por competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem e depois ao cargo.
3- A empresas são formadas por pessoas, e cada pessoa tem suas competências. Por isso, é necessário saber a melhor formar de alocar cada funcionário, para que eles possam explorar e aplicar suas competências, possibilitando um melhor desempenho na realização de suas atividades. A Gestão por Competência é uma metodologia de Gestão de Recursos Humanos focada em analisar, identificar e gerir os colaboradores conforme seus perfis profissionais, com ênfase nos pontos de excelência e nos pontos a melhorar. Sobre a definição de competência, assinale a alternativa CORRETA:
A) Conjunto de conhecimentos e atitudes necessários para o cumprimento adequado de prazos.
B) Conjunto de habilidades e conhecimentos colocados em prática para atender a uma demanda técnica específica.
C) Somatória das habilidades técnicas, conceituais e humanas necessárias para a realização de uma determinada tarefa.
D) Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes colocados em ação para o atingimento dos resultados esperados.
4- O termo competência pode ser representado por três dimensões, conhecidas como CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude. Vimos que o conhecimento está relacionado com o saber, a habilidade está relacionada com o saber fazer e a atitude com o fazer. Além disso, essas competências podem ser divididas em competências técnicas e competências comportamentais. Com relação a essa divisão, analise as sentenças a seguir:
I- Adaptabilidade e trabalho em equipe são exemplos de competências técnicas.
II- A competência técnica abrange o conhecimento (o saber) e as habilidades (o saber fazer).
III- A competência comportamental abrange a atitude (o querer fazer).
IV- Habilidade com Informática e Tecnologia são exemplos de competência comportamentais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
5-Queiroz (2008, p. 22) explica que habilidade "é a dimensão prática que desenvolvemos na medida em que empregamos o conhecimento adquirido". Saber lidar com ideias e conceitos abstratos, tomar decisões complexas, olhar para fora e para dentro da empresa e realizar diagnóstico do ambiente são que tipo de habilidades?
FONTE: QUEIROZ, Cláudio. As competências das pessoas: potencializando seus talentos. São Paulo: DVS Editora, 2008.
A) Habilidades técnicas.
B) Habilidades humanas.
C) Habilidades conceituais.
D) Habilidades operacionais.
6- No final da Idade Média, o termo competência estava associado exclusivamente à linguagem jurídica, ou seja, utilizava-se a nomenclatura de competência para aquela pessoas ou instituições que seriam julgadas em determinados assuntos. Ao longo dos anos, assuntos relacionados à competência foram estudados por diversos pesquisadores. Posteriormente, passou-se a adotar nas organizações a Gestão por Competências. Com relação aos principais acontecimentos no âmbito da Gestão por Competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O conceito de competência no âmbito organizacional foi inicialmente utilizado juntamente aos processos de planos de carreiras, remuneração e treinamento e desenvolvimento.
( V ) McClelland, em 1973, publicou artigo no qual afirmava que a seleção de pessoas não deve ser feita apenas pelo QI (aspectos tangíveis), mas também pelos aspectos intangíveis (competências).
( V ) O grande crescimento na aplicação do termo competência deu-se devido à empresa Shell, que em 1979 implantou a remuneração por competências para todos os seus funcionários.
( F ) No Brasil, somente na década de 1980 teve-se o início da aplicação da remuneração por competências e de sua discussão nas universidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - F.
B) F - V - V - F.
C) V - V - V - F.
D) F - V - V - V.
7- A Gestão por competências proporciona o desenvolvimento, competitividade e diferencial tanto para a organização quanto para o indivíduo, pois permite identificar as competências exatas que a empresa precisa e se os seus profissionais estão acima ou abaixo do nível de competências necessárias para exercer a função. Dentre as dimensões que compõem a competência, uma delas está relacionada ao "querer ser e querer agir". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o item que define como o conceito de competência é representado:
A) Pelas atitudes.
B) Pelo conhecimento.
C) Pelas habilidades.
D) Pela motivação.
8- O desempenho humano é diretamente proporcional à união dos elementos, conhecimento, habilidades e atitudes denominado de CHA. As empresas buscam profissionais com competências mais compatíveis com o cargo em questão e com as competências organizacionais. Os profissionais podem contribuir da melhor forma para que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Desenvolver este tripé que sustenta a competência é importante para conseguir melhores postos de trabalho e possíveis promoções e, consequentemente, reconhecimento profissional e motivação. Sobre o elemento habilidade, assinale a alternativa CORRETA:
A) Condição cognitiva e experiencial que possibilita ao indivíduo realizar bem alguma coisa.
B) Condição implícita da vontade exógena do indivíduo de realizar alguma coisa.
C) Condição explícita do desejo endógeno do indivíduo de realizar alguma coisa.
D) Condição experiencial sob pressão que indica ao indivíduo para não realizar alguma coisa.
9- Alguns modelos de gestão de competências visam identificar as competências diferenciadorasassociadas ao desempenho de profissionais bem-sucedidos. A partir do momento em que essas competências são identificadas, elas tornam-se o padrão de referência para os demais funcionários da empresa e orientam os processos de gestão de pessoas. Sobre a vantagem desse tipo de modelo de gestão de competência, assinale a alternativa CORRETA:
A) Promover a diversidade organizacional.
B) Promover a remuneração e benefícios por competência.
C) Favorecer a capacitação, ao identificar comportamentos desejáveis.
D) Promover uma cultura voltada para a inovação.
10- Uma das definições de competências é apresentada por Becker, Huselid e Ulrich (2001), na qual os autores as definem como conhecimentos individuais, habilidades ou características de personalidade que influenciam diretamente o desempenho das pessoas. As competências podem, ainda, ser divididas em competências técnicas e competências comportamentais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta exemplos de competências técnicas:
FONTE: BECKER, B. E.; HUSELID, M. A.; ULRICH, D. Gestão estratégica de pessoas com "scorecard". Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
A) Inglês, capacidade de negociação e conhecimentos de informática.
B) Idioma, iniciativa, informática, flexibilidade.
C) Foco em resultado, raciocínio lógico, proatividade, visão sistêmica.
D) Criatividade, flexibilidade e noções de matemática financeira.

Outros materiais