Buscar

O que é energia nuclear

Prévia do material em texto

O que é energia nuclear? E porque o uranio foi escolhido como o material pra este processo?
Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da fissão dos átomos de urânio. (extrair energia de um núcleo de átomos).
O uranio foi escolhido devido a facilidade de o encontrar na crosta terrestre, por diversas formações geológicas e por ter os átomos naturalmente mais macios. 
Como surgiu a energia nuclear?
O processo físico fundamental para a geração da energia nuclear, a fissão nuclear, foi descoberto por Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman, em 1938-9. Quando o urânio é bombardeado por nêutrons, os núcleos dos átomos absorvem as partículas e tornam-se instáveis, partindo-se em dois pedaços espontaneamente.
Quais as vantagens e desvantagens da energia nuclear?
Vantagens da energia nuclear:
· Não libera gases estufa;
· Exigência de pequena área para construção da usina;
· Grande disponibilidade do combustível;
· Pequeno risco no transporte do combustível;
· Pequena quantidade de resíduos;
· Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Desvantagens da energia nuclear:
· O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados;
· Mais cara, quando comparada a outras formas;
· Risco de acidentes nucleares;
· Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.
· Como ocorre o processo da formação da energia nuclear?
usina nuclear opera de maneira muito parecida com o de carvão ou gás natural usa uma fonte de energia para esquentar água que com o aumento da temperatura passa para o estado gasoso e tenta escapar em direção a um turbina essa passagem do fluido faz com que o equipamento comece a girar assim depois ela resfriar condensa e volta para o início e a rotação é transferida para um gerador conectado a um sistema que transforma o movimento em eletricidade para abastecer a sua casa e ou indústrias no caso de usinas nucleares e se arranja chamado de reator de água fervente ele não é o único tipo existe um outro um pouco mais complexo e muito mais utilizado atualmente conhecido como o reator de água pressurizada a única diferença é que a água que entra em contato diretamente para ela que está sobre alta pressão graças a um pressurizador então esses tubos esquentados no entrar em contato com outra água que irá absorver energia térmica e ferver a para cumprir no trajeto até a turbina e o condensador posteriormente retornando ao começo e a água pressurizada após fazer a troca térmica também volta para sua primeira etapa complementar
o urânio 238, quando é bombardeado pelos nêutrons ele sofre a fissão quebra e se transforma em bário e criptônio 2 núcleos menores e emite 3 nêutrons, 
1 átomo de nêutrons liberados atinge outros núcleos de uranio e dá-se o nome de reação em cadeia em que cada processo libera muita energia ate que se acaba o uranio ai é formado a destruição em massa.
A reação da FUSAO nuclear ocorre também no SOL e libera cerca de 10 mil vezes mais energia do que fissão no uranio 238.
É necessário que o reator fica posicionado dentro de uma piscina da agua, para que ocorra o processo de arrefecimento

Continue navegando