Buscar

Questionário de Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES MICROBIOLOGIA
1. Cite dois métodos físicos e dois métodos químicos de controle de crescimento microbiano.
Físicos: 1. Calor úmido. Fervura/Fluxo de vapor. Age na desnaturação das proteínas. Mais efetivo em células vegetativas, e menos efetivo em endósporos.
2. Frio. Refrigeração. Age na redução das reações químicas e possíveis alterações nas proteínas, tem efeito bacteriostático. É utilizado para a conservação dos alimentos, medicamentos e culturas.
Químicos: 1. Fenol. Age na ruptura da membrana plasmática, desnaturação de proteínas e desativação de enzimas. Raramente usado como desinfetante ou antisséptico por suas características irritantes e odor desagradável.
2. Álcoois. Agem na desnaturação de proteínas e dissolução dos lipídeos. É bactericida e fungicida, não sendo efetivo contra endosporos ou vírus não envelopados.
2. O que é pasteurização?
É o tratamento de calor utilizado no leite, creme e certas bebidas alcoólicas para matar todos os patógenos e quase todos os não patogênicos (72ºC por 15seg). Age na desnaturação de proteínas.
3. Quais são os mecanismos que os antibacterianos podem agir na célula da bactéria?
Inibição da síntese da parede celular (β- Lactâmicos e Peptídicos), alteração da permeabilidade celular (Bactericida. Espectro de ação: Gram -. As Gram + são resistentes), inibição da síntese proteica (Tetraciclínas – Bacteriostático. Atuam sobre bactéria de multiplicação rápida, Aminiglicosídeos – Bactericida. Gram + e Gram - aeróbios, Cloranfenicol – Bacteriostático. Gram + e -; espiroquetas e micoplasmas, Lincosamidas e Macrolídeos - Gram +, micoplasma e anaeróbios) e alteração na síntese dos ácidos nucléicos (Quinolonas, Rifampicinas e Sulfonamidas).
*Quinolonas -Gram (-) e anaeróbicos: Inibição da topoisomerase do tipo II (DNA girase), impedem o superespiralamento do DNA. O DNA relaxado ocupa grande espaço no citoplasma - Morte Bacteriana Efeito antagônico com inibidores da síntese protéica e síntese do DNA.
Rifamicinas – Gram (+) e micobactérias: Interfere na RNA – polimerase, impede a Transcrição. Principalmente bacteriostático.
Sulfonamidas - Amplo espectro de ação : Bacteriostático
Análogo estrutural do ácido p-aminobenzóioco (PABA). Essencial p/ síntese do ácido fólico
4. Defina:
a) agente bacteriostático
Interfere nos processos que a bactéria passa para se reproduzir (duplicação do DNA, metabolismo enzimático e síntese de proteínas).
a.1) agente bactericida 
Impedem que ela forme uma parede celular, matando a bactéria.
b) agente fungicida
c) agente de amplo espectro
O espectro de ação é referente ao número de bactérias onde este agente tem efeito. Agentes de amplo espectro, no caso de antibióticos, se bactericidas, matam tanto as bactérias de risco patogênico quanto bactérias boas, como as do intestino, por exemplo. Pode também aumentar a resistência de bactérias pelo exposição desnecessária ao antibiótico.
Os de espectro estreito, afetam cerca de 1 ou 2 bactérias, sendo o mais recomendado.
d) esterilização
É a destruição de todas as formas de vida microbiana, incluindo endosporos.
5. Por que os vírus não são considerados organismos vivos?
Porque são acelulares e não possuem metabolismo próprio, são parasitas intracelulares obrigatórios.
6. O que é ciclo lítico (viral)? Explique.
É o ciclo por onde o vírus se multiplica através da absorção do mesmo na célula hospedeira, penetra e libera seu DNA e então começa a induzir a célula a produzir cópias do seu material genético e síntese do capsídeo. Estas partículas produzidas montam um novo vírus. Quando a quantidade de novos vírus aumenta, ocorre a lise da célula e liberação dos mesmos para que, posteriormente, possam infectar novas células.
7. O que é ciclo lisogênico? Explique.
Ciclo onde a partícula viral se adere a membrana da célula, liberando seu material genético e o capsídeo dentro da célula. O seu material se mistura com o da célula hospedeira, então quando esta se replicar, o vírus também será replicado e passará para as células filhas. Ele permanece latente, inativo dentro da célula até que passe para o ciclo lítico, eventualmente.
*A síntese proteica viral é sempre feita no citoplasma da célula infectada.
8. Descreva as etapas da replicação para vírus envelopados. 
Após a adsorção os vírus envelopados se fundem à membrana da célula hospedeira e ocorre a entrada do nucleocapsídeo viral no citoplasma da célula hospedeira. Vírus não envelopados entram na célula por um processo de endocitose que envolve a invaginação da membrana da célula hospedeira e formação de uma vesícula dentro do citoplasma da célula.
9. Como agem os antibacterianos do grupo das penicilinas?
São bactericidas. Interferem com a 3 º etapa da formação da parede celular. Ligam-se as PBP (proteínas fixadoras de penicilina) e inibem as transpeptidases (quebrando as ligações que constituem a cadeia [NAG e NAM]). A bactéria pode desenvolver β-lactamase (enzima que degrada os anéis β-lactâmicos ), fazendo com que antibióticos deste tipo (penicilinas e cefalosporinas) sejam inativados. Porém, esses antibióticos, podem ser associados com outros medicamentos inibidores da β-lactamase.
*Penicilinas- mais usada para o tratamento contra bactérias Gram (+) pela facilidade de acesso à parede celular, mas pode ser usada em algumas bactérias Gram (-) que não fecham os poros da membrana.
Cefalosporinas –Primeira geração: Gram (+) 
Terceira e quarta: Gram (+) e Gram (-)
*Cefalosporinas são mais resistentes a essa enzima do que as penicilinas.
10. O que é microbiota normal residente e qual sua importância?
São os microrganismos que se encontram em pessoas saudáveis. A residente está dentro do organismo e serve para impedir a colonização por patógenos do meio externo e o possível desenvolvimento de doença por meio de interferência bacteriana, ajudar na absorção de nutrientes.
11. O que é microbiota normal transitória?
Microrganismos geralmente não patogênicos que estão presentes temporariamente no hospedeiro.
12. Caracterize a microbiota vaginal e intestinal.
Vagina: Após o nascimento, aparecem lactobacilos aeróbios que persistem enquanto o pH estiver ácido (várias semanas). Quando o pH se torna neutro (até a puberdade), aparece uma flora mista composta de cocos e bacilos. Na puberdade os lactobacilos aeróbios e anaeróbios reaparecem em grande quantidade e contribuem para manutenção do pH ácido. Quando os lactobacilos são suprimidos por algum agente antimicrobiano, as leveduras ou bactérias aumentam em número, causando inflamação e irritação local. Após a menopausa, os lactobacilos diminuem em número, e reaparece uma flora mista. A microbiota vaginal normal é constituída de estreptococos hemolíticos do grupo B, estreptococos anaeróbios, espécies de Provetella, clostrídios, Gardnerella vaginalis, Ureaplasma urealyticum e algumas espécies de Listeria ou Mobiluncus. O muco cervical contém lisozima e possui atividade antibacteriana.
Intestino: As bactérias intestinais são importantes na síntese de vitamina K, conversão de pigmentos e ácidos biliares, absorção de nutrientes e produtos de degradação e no antagonismo a patógenos microbianos. No cólon 96-99% da microbiota residente é constituída de anaeróbios: espécies de bacterioides, principalmente B. fragilis; espécies de Fusobacterium; lactobacilos anaeróbios; clostrídios (Clostridium perfringens) e cocos Gram(+) anaeróbios. 1-4% da microbiota normal do cólon é constituída de aeróbios facultativos. 10% dos traumatismos intestinais leves podem induzir a bacteremia transitória.
13. Por que o álcool puro não é efetivo contra microorganismos?
Porque a desnaturação de proteínas é mais eficaz na presença de água, porque facilita a entrada do álcool na bactéria e garante mais tempo de contato.
14. Esquematize uma partícula viral envelopada. 
Genoma>capsídeo>envelope.
15. Caracterize a microbiota do trato urinário.
A uretra anterior de ambos os sexos contém pequeno número de microrganismos provenientes da pele e períneo. Os microrganismos aparecem regularmente na urina normal eliminada.
16. Qual a importância da técnicade filtração no controle do crescimento microbiano?
É utilizado para esterilizar líquidos como toxinas, vacinas, enzimas e soluções antibióticas que são destruídos pelo calor.

Continue navegando