Buscar

Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO é a ação pertinente para tornar efetiva norma constitucional em razão de omissão de qualquer dos Poderes ou de órgão administrativo. ... A ausência de lei regulamentadora faz com que o dispositivo presente na Constituição fique sem produzir efeitos.
Ação Direta de inconstitucionalidade por Omissão é justamente aquela que se da quando á falta de médida reguladora de dispositivo constitucional de EFICACIA LIMITADA, exemplo, Direito de greve dos servidores públicos será exercido por lei Espesifica, não existindo essa Lei ( como não existe até hoje) estamos diante de uma Inconstitucionalidade por omissão.
A inconstitucionalidade por omissão é sanável por duas ações distintas:
1- Em controle difuso
2- Em contro concentrado
Em controle difuso que os remedios constitucionais que sana a inconstitucionalidade por omissão é o MANDADO DE INJUNÇÂO.
Em controle concentrado o remedio de inconstitucionalidade é ADIO(ação direta de inconstitucionalidade por omissão).
Do objeto:
O objeto da ADO (ação direta de inconstitucionalidade por omissão) não é lei nem ato normafivo, pelo contrario é a FALTA DE LEI OU ATO NORMATIVO que regulamente dispositivo constitucional de eficacia Limitada. Em ambito Concentrato de Constitucionalidade. 
A Competencia para julgamento da ADO é do STF, corte suprema.
 Os Legilimados ativos são os mesmo do art. 103 da CF com as mesmas diferenciações Legitimados Universáis e Especiais. 
Cuidado: Todos são passiveis de Medida Cautelar (no julgamento da ADI, ADC, ADPF) na ADI por omissão não era até 2011, hoje em dia é possivel a Medida Cautelar.
Dos Efeitos da Decisão a decisão que reconhece a inconstitucionalidade por omissão tem o chamado EFEITO MANDAMENTAL , ou seja, uma vez reconhecida a inconstitucionalidade o STF estabelece expedindo um Oficio ao órgão administrativo ou ao órgão Legislativo competente para a edição do ato ou da lei que não REGULAMENTARAM o dispositivo de eficacia limitada.
 Em um prazo razoável que tais órgões têm para cumprir a determinação do STF, ou seja, tem determinação para editar lei ou ato normativo num prazo razoavel que falat para regulamentar o dispositivo de eficacia limitada questionada é uma obrigada de fazer. Sendo um órgão administrativo tem 30 dias, ou sendo outro ato de difício resultado para edição da Lei ou ato normativo.
Aqui não é efeito de declaração de inconstitucionalidade ou constitucionalidade.

Continue navegando