Buscar

Diferença de ADI para ADC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferença de ADI para ADC
A Ação Direta de Inconstitucionalidade que tem por Objeto Lei ou ato normativo Federal , Estadual ou Distrital, posterior a CF de 1988.
A Ação Declaratória de Constitucionalidade que tem por objeto Lei ou ato normativo FEDERAL, pósterior a CF de 1988, que recorrentemente tenha tido sua constitucionalidade arguida.
As duas ações são muito parecidas, tomamos por base uma lei Federal, ela pode ser objeto tanto de ADIM, quando de ADC.
 Na ADI quando se propõe uma ADI que tem por objeto uma lei Federal , pretende-se ver essa Lei Federal declarada Inconstitucional, porque a procedencia da ADI significa dizer que a Lei é Inconstitucional.
Todavia se tomo por objeto essa mesma Lei Federal e utilizo da ação declaratória de Constitucionalidade visdo que essa Lei Federal seja declarada Constitucional. Ação Declaratória de Constitucionalidade.
Pergunta: Quando se quer saber se uma norma é INCONSTITUCIONAL ou CONSTITUCIONAL , qual das duas ações se utiliza: Tanto faz pode ser valer da ADI, quanto da ADC des que a Lei ou ato normativo seja Federal. 
Suponhamos que uma lei seja de fato inconstitucional, há um Vicio formal na sua elaboração se um dos legitimados doa rt. 103 da CF, propoe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) fatalmente essa Ação Direta de Inconstitucional será julgada procedente, uma vez que a Lei Federal é inconstitucional. 
Agora se por ventura por um equivoco não se utilizou da ADI e sim da Ação Declaratória de Constitucionalidade propões a ADC, questionando a Constitunalidade da Lei X que é inconstitucional formalmente falando e ao fim dessa ADC fatalmente ADC será julgada Improcedente. 
A Improcedencia da ADC significa a mesma coisa que a procedencia da ADI. E a improcedencia da ADI significa a procedencia da ADC. A isso, a doutrina da o nome de EFEITO DUPLICE DAS AÇÔES nesse sentido se pode utilizar tando de uma quanto da outra. Em se tratando de Leis ou atos Normativos Federais ou em carater ambivalente das ações. 
Os efeitos Duplice das Ações de carater ambivalentes, exemplos, ADI X ADC julgar procedente uma ADI significa dizer que a norma é INCONSTITUCIONAL ao passo que julgar improcedente a ADI é a mesma coisa que julgar procedente a ADC que é Constitucional a Norte em questionamento. 
Na ADC quando julga procedente se está declarando a Constitucionalidade de uma norma. Quando se julga improcedente uma ADC é a mesma coisa que dizer que a norma é inconstitucional.
A ADI e a ADC são identicas só que exatamente ao contrario em todo são iguais mais opostas no resultado, o chamdo efeito Duplice ou de carater ambivalente.

Outros materiais