Buscar

Atividade Sistema Nervoso (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINILTONLINS 	
UNINILTONLINS 	Avaliação
	Curso
	
	 Professor(a): Nayana Yared Batista
	Disciplina:
	
	Data:
	
Nome do aluno (a): ______________________________________________Nota:______________
UNINILTONLINS 	
UNINILTONLINS Primeira Avaliação
Data:____/____/____ . Ass. do Aluno:_____________________________________
Pag. 
Data:____/____/____ . Ass. do Aluno:______________________________________
Pag. 
		
1. “[...] Um caso especialmente interessante ocorre com a percepção da fala: o som das palavras não é transmitido apenas acusticamente, também os movimentos dos lábios guardam informações valiosas. A pesquisadora Gemma Calvert, da Universidade de Oxford, observou que, na percepção dos fonemas, tanto a atividade do sistema auditivo quanto do visual é reforçada quando estímulos acústicos e imagens chegam juntos ao cérebro. Sabe-se que os lobos cerebrais estão associados a funções específicas. Considerando tal premissa, alterações de percepção visual, memória e integração visual, ou déficits visuo-espaciais estão associados a:
a) Alterações no lobo parietal.
b) Alterações no lobo frontal.
c) Alterações no lobo temporal.
d) Alterações no lobo occipital. 
e) Alterações no lobo parieto-occiptal
2.  O filme "O óleo de Lorenzo" conta a história de um menino afetado por uma doença chamada leucodistrofia, que leva a deficiências auditivas, visuais e motoras. Essas deficiências devem-se à destruição da bainha de mielina das células nervosas. Assinale a alternativa que não contém informações corretas sobre as estruturas envolvidas nessa patologia:
a) A mielina que reveste os axônios dos neurônios do sistema nervoso central é sintetizada pelos oligodendrócitos.
b) As fibras A são responsáveis pela condução do impulso nervoso mais rápido, um vez que esses neurônios apresentam um axônio altamente mielinizado e mais curto. 
c) A mielina que reveste os axônios dos neurônios do sistema nervoso periférico é sintetizada pelas células de schwann.
d) A resposta deficiente causada no sistema motor ocorre na transmissão do impulso nervoso na via descendente, impedindo a ação motora.
e) As fibras C são caracterizadas pela condução mais lenta do impulso nervoso, pois são fibras que apresentam pouca mielina em toda a extensão do axônio.
3. A memória é o recurso que dispomos para armazenar e classificar informações. O processamento das memórias se dá pela percepção sensorial que permite a captação dos estímulos do ambiente, para posterior processamento de informação, as quais ao serem recuperadas passam por um processo de associação. As memórias relacionadas à emoção têm sido estudadas tanto por técnicas psicológicas como através da neurociência. Com base em seus conhecimentos sobre o processo de aprendizado e memória, é correto afirmar: 
a) O hipocampo exerce papel fundamental no processo de memória e aprendizado, pois tem como função armazenar as informações no momento em que elas chegam ao córtex cerebral.
b) Os estímulos sensoriais, vindos do ambiente externo, chegam até o lobo parietal e são enviados para todos os lobos dos hemisférios cerebrais, processo denominado de espalhamento de memórias.
c) O hemisfério cerebral esquerdo é dominante para o processamento verbal e aspectos cognitivos da linguagem.
d) A memória de longo prazo retém de forma definitiva a informação, pela ação do hipocampo, isso se deve ao número de sinapses realizadas em sua recuperação ou evocação. 
e) Uma memória de curto prazo é rapidamente descartada pelo hipocampo devido ao número reduzido de sinapses para a recuperação da referida informação. Um exemplo desse tipo de memória é a semântica.
4.  Em alguns acidentes em provas automobilísticas, têm-se dado como causa de lesões sérias ou morte do piloto a desaceleração violenta sofrida pelo encéfalo, mesmo que não haja fratura da caixa craniana, mesmo com todos os mecanismos de proteção do sistema nervoso central para atenuar choques mecânicos. Dentre as afirmativas, são estruturas que protegem o encéfalo contra lesões, exceto:
a) A Dura-mater é a membrana mais rígida e externa das meninges. Por ser a mais externa, está em contato com a caixa craniana.
b) O líquor, ou líquido cerebroespinhal, encontra-se entre as meninges aracnoide-mater e pia-mater. Tem como função amortecer os choques mecânicos sofridos no sistema nervoso central. 
c) A coluna vertebral é uma estrutura óssea extremamente importante na proteção de todo sistema nervoso central, pois por ser formado por um tecido mais resistente atenua os choques mecânicos sofridos nessa estrutura.
d) A Pia-mater é a membrana mais interna das meninges e está em contato direto com os neurônios. É revestida por células gliais denominadas ependimárias.
e) A Aracnóide-mater é a membrana média das meninges, assim como as outras membranas é de fundamental importância na proteção do sistema nervoso central contra choques mecânicos. 
6. A dor é um mecanismo de defesa que alerta o sistema nervoso central (SNC) que seus tecidos podem estar em perigo. A percepção do estímulo nocivo ocorre pela via ascendente da dor, enquanto que a resposta a esse estímulo ocorre pela via descendente. Alterações nesse sistema, tanto relacionadas a uma exacerbação ou inibição de nociceptores podem desencadear casos graves a saúde de uma pessoa. Marque a alternativa que evidencia uma das respostas do organismo a um estímulo nocivo:
a) As encefalinas são substâncias liberadas na via ascendente da dor que se ligam aos receptores opióides tanto para desencadear ação analgésica quanto para desencadear a sensação de prazer e bem estar.
b) Glutamato e substância P são substâncias liberadas somente na via ascendente, pois são esses neurotransmissores responsáveis pelo estímulo da dor.
c) O pálido ventral ao ser ativado inibe a ação das encefalinas podendo levar um paciente a um quadro de depressão.
d) A ação excitatória da resposta descendente tem como função responder ao estímulo nocivo através da ativação do córtex motor.
e) Na via descendentes, ou via inibitória da dor, são liberadas somente substâncias responsáveis por causar hiperpolarização de neurônios, alem da liberação de encefalinas, cessando a dor e causando bem estar.
. 
7. Algumas das maiores causas de lesão no sistema nervoso central (SNC) são as doenças neurodegenerativas, que interrompem funções fisiológicas importantes. Por isso, as lesões e a reparação do SNC têm sido a chave da pesquisa neurobiológica. A maioria das doenças neurodegenerativas desenvolve-se em idades mais avançadas, são de progressão lenta, de difícil diagnóstico e não possuem terapia efetiva. São estruturas que desempenham importante função no SNC, exceto: (0,5)
a) Os astrócitos são células responsáveis por dar sustentação neural e suprir o SNC com nutrientes necessários para seu funcionamento. 
b) Microgliócitos são células responsáveis fagocitar substâncias estranhas que alcancem o SNC, impedindo interferências e conferindo proteção ao SNC. 
c) Os astrócitos, células responsáveis fagocitar neurônios já envelhecidos ou que esteja apresentando alguma disfunção no SNC. 
d) As células ependimárias são responsáveis pelo revestindo da pia-máter e estão em contato direto com os neurônios do SNC.
e) Oligodendrócitos, células responsáveis pelo controle iônico, armazenamento de glicogênio e síntese de mielina dos neurônios do SNC.
8. A gota é uma das formas mais intensas e dolorosas de artrite, ela causa inchaço nas articulações e pode chegar a tal ponto que até um simples movimento na área afetada causa uma dor agonizante. As crises duram geralmente de 1 a 10 dias e a doença pode causar danos permanentes na articulação afetada. Com base no exposto, a dor apresentada pode ser classificada como: (1,0)
a) Nociceptiva, Visceral, Aguda.
b) Neuropática, Somática, Aguda.
c) Neuropática, Visceral, Crônica.
d) Nociceptiva, Somática, Aguda.
e) Nociceptiva, Visceral, Crônica.
9. A disautonomia é um termo genérico utilizado paracaracterizar um desequilíbrio do sistema nervoso autônomo (SNA), no qual o paciente apresenta exacerbação ou inibição inadequada da ação do simpático ou parassimpático, tendo com resultado um comportamento anormal de órgãos e sistemas. O médico cardiologista Luís Henriques explica que estes dois componentes, simpático e o parassimpático, estão em equilíbrio através de milhares de receptores espalhados por todo o corpo e quando entra em desequilíbrio são responsáveis pelo aparecimento diversos sintomas, isolados ou associados. Nesse sentido, responda as questões a seguir:
a)  Taquicardia, visão turva, boca seca, vômito, impotência, distúrbios gastrintestinais, infarto do miocárdio, entre outros, são sintomas dessa síndrome. Quais sintomas são resultados da aumento/inibição do parassimpático? Quais sintomas são resultados da exacerbação/inibição do parassimpático? Justifique.
10. A figura abaixo representa os neurônios pré e pós-ganglionares do Sistema Nervoso Autônomo. As setas pontilhadas e contínuas representam os neurotransmissores liberados pelos respectivos neurônios e seus receptores específicos. Com base na figura, responda:
a) Identifique em qual letra está representado o Sistema Nervoso Simpático. Por quê?
b) Identifique em qual letra está representado o Sistema Nervoso Parassimpático. Por quê?
c) Quais os neurotransmissores liberados nas setas pontilhadas (A e B) e seus respectivos receptores?
d) Quais os neurotransmissores liberados nas setas contínuas (A e B) e seus respectivos receptores?
11. A esclerose múltipla é uma doença autoimune, crônica, que afeta o sistema nervoso central provocando dificuldades motoras e sensitivas, comprometendo a qualidade de vida de seus portadores. Os sintomas caracterizam-se por distúrbios visuais, perda de sensibilidade dos membros inferiores, fadiga, disfunções motoras e dor. A patologia é um processo inflamatório que causa uma lesão nos axônios neuronais e produz uma esclerose em vários locais do sistema nervoso central. Com base no exposto, responda:
a) Quais tipos de células da neuroglia terão fundamental importância considerando o acúmulo de neurônios defeituosos e infiltrado inflamatório presente no sistema nervoso central? Justifique.
b) Os neurônios motores obedecem ao controle de duas vias de coordenação, voluntária e automática. Quais são e quais as principais diferenças entre essas vias com relação à origem, localização e reposta a determinados estímulos motores?
12. Um paciente de 35 anos é encaminhado por um perito do INSS a um médico especialista apresentando história de dor na região lombossacral A carta de encaminhamento do perito solicita um relatório sobre as condições físicas do paciente. Durante a avaliação, o paciente reclama que não consegue trabalhar há mais de seis meses por causa da dor e que a única alternativa para sua situação é ser aposentado por invalidez. Ao exame realizado, foi diagnosticado lombalgia, causada por uma inflamação nessa região. Com base no exposto, responda:
a) Como pode ser classificada a dor do paciente com lombalgia como relação ao tempo de duração, origem, local? Justifique
b) A dor causada por essa doença pode levar a um quadro de depressão, por quê? Descreva como ocorre a via inibitória da dor, evidenciando os principais neurotransmissores e substâncias envolvidas. 
Data:____/____/____ . Ass. do Aluno:_____________________________________
Pag. 
Data:____/____/____ . Ass. do Aluno:______________________________________
Pag.

Continue navegando