Buscar

história da arte - avaliação 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	
	
	Disciplina:
	História da Arte I (ART27)
	
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513574) ( peso.:4,00)
	
	
	Prova:
	18406183
	Nota da Prova:
	8,40
	
	
	1.
	O papiro, conhecido desde quarenta séculos antes da era cristã, é certamente o produto mais famoso a ser obtido da planta de mesmo nome (nome científico Cyperus papyrus). Seu uso no Antigo Egito explica-se basicamente pela sua abundância, pois era perfeitamente adaptada às margens do Nilo. A fama do papiro é mais do que merecida, pois ele que deu à humanidade um dos principais instrumentos de seu progresso, o papel. Antes disso, era empregado na fabricação ou calafetagem de embarcações, confecção de pavios de candeeiros a óleo, esteiras, cestos, cordas e cabos resistentes, grossos tecidos, sandálias e outros objetos. O papiro era importante no Egito, além de ser artístico. Descreva a funcionalidade do papiro para os egípcios, bem como quais elementos artísticos e textuais o complementavam.
FONTE: SANTIAGO, Emerson. Papiro. Disponível em: <http://www.infoescola.com/curiosidades/papiro/>. Acesso em: 10 ago. 2016.
	Resposta Esperada:
A funcionalidade do papiro era colocá-lo com o morto, durante sua passagem, como forma de confortá-lo. O papiro trazia elementos visuais, como as pinturas, o seu cotidiano e os textos, que era o hieróglifo, ou seja, a escrita.
	2.
	Quando falamos a palavra arte, muitas vezes as lembranças efetivas que nos vêm a mente remetem à Pré-História, ou à Monalisa, ou ao Grito. A arte vai além desses importantes registros artísticos e culturais. Encontramos movimentos e estilos de arte que proporcionaram novas tramas artísticas. Descreva a diferença entre a pintura impressionista e pós-impressionista.
	Resposta Esperada:
No Impressionismo, os artistas se reuniam para pintar com enfoque na temática natureza e preocupação com a luminosidade, enquanto os artistas do Pós-impressionismo não se reuniam para pintar, assim, surgiram vários temas que trouxeram uma identidade pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina