Buscar

Princípios de Atuação

Prévia do material em texto

Princípios de Atuação:
- SCO – Sistema de Comando em Operações: Objetivo definir o Comando para o gerenciamento eficaz e seguro dos recursos envolvidos. 
- POP – Procedimento Operacional Padrão: Estabelece estratégia, táticas e técnicas a serem utilizadas em uma operação, garantindo procedimentos pré-estabelecidos. Para que desde a PRONTIDÃO, AO ACIONAMENTO, A RESPOSTA ATÉ A FINALIZAÇÃO, ocorro com eficiência.
- Abordagem integrada: Objetivo reduzir tempo perdido na cena, realizando múltiplas tarefas de forma sequencial, e quando possível simultâneas, isso requer planejamento e treinamento.
Dimensionar a Cena: É quando se identifica os riscos e avalia-se as vulnerabilidades da ocorrência, existe a técnica de CIRCULOS DE AVALIAÇÃO.
Gerenciamento de Riscos: Visa tornar o risco aceitável para que a operação esteja segura, onde as ameaças possam estar controladas: 1 – Tráfego, 2- Curioso, 3- Vazamento de Combustível, 4- Rede Elétrica Danificada, 5- Posição do Veículo, 6- Sistemas de Segurança do Veículo- Pré-tensionadores res Airbags.
Estabilizar e Acessar a Vítima: Estabilizar nada mais é que realizar o GERENCIAMENTO DOS RISCOS, como: vidros quebrados, asfalto escorregadios..., além de utilizar EPI e EPC, Sistema de Sinalização d Cena, Zona quente 5m, Zona Fria 10 á 15m, barreira de sacrifício.
Após realizar a avaliação da vítima (identificar e corrigir os problemas que ameaçam a vida).
9 Passos:
1 - Assumir o Comando
2 – Dimensionar a Cena
3 – Gerenciar os Riscos
4 – Estabilizar e Obter Acesso
5 – Realizar Avaliação Inicial
6 – Desencarcerar
7 – Extração
8 – Avaliação Dirigida 
9 – Transporte da Vítima

Continue navegando