Buscar

Análise 1 - Progressão coronavírus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

-Avaliar a credibilidade e a representatividade
 
TecMundo é um site sobre tecnologia mantido pela NZN.[2] A empresa também é responsável pelos sites Baixaki, Voxel, Minha Série e Mega Curioso, entre outros. 
Nascido como um braço do site Baixaki em 2005, o TecMundo publica notícias, artigos e conteúdos especiais relacionados a tecnologia, incluindo telefonia móvel, hardware, redes sociais, internet e grandes empresas do ramo. 
A linha editorial trabalha com matérias mais concisas e diretas, como as notícias, e outras mais aprofundadas, como artigos e análise de celulares e itens de hardware (por exemplo, placas de vídeo e periféricos). Além disso, o TecMundo produz infográficos sobre diversas ramificações da área de tecnologia. O site também conta com análises de produtos em vídeo. 
A equipe do TecMundo ainda faz cobertura de eventos nacionais e internacionais, tanto por meio de transmissão online quanto ao vivo. 
De acordo com o Google Analytics (ferramenta para monitorar os acessos de um site), o TecMundo contabilizou treze milhões de usuários únicos e 42,6 milhões de números de acesso em dezembro de 2013. 
A página do TecMundo no Facebook possui mais de 6,1 milhões de curtidas, enquanto o perfil no Twitter conta com 640 mil seguidores. No Instagram, o TecMundo soma mais de 640 mil seguidores. Já no canal do YouTube, o site conquistou mais de 3,5 milhões de inscritos.[4] 
- Aceitar o documento tal como ele se apresenta
 
Texto jornalístico, tempo estimado de leitura 8 minutos. Linguagem sintética e informativa, que contém termos técnicos da área de tecnologia (Phyton, etc.) e links hipertexto que levam às fontes de informação utilizadas pela jornalista para escrever a matéria.
Relata um estudo feito em conjunto por um pesquisador astrofísico do Brasil (UFRN) e outro americano. Conta um pouco sobre o que motivou os pesquisadores a realizar o estudo e sobre a forma como empreenderam a atividade.
“José Dias do Nascimento Júnior explica que após o início do surto começou a pesquisar o assunto e as maneiras de contribuir e colaborar para diminuir a pandemia. “Assim que começaram aparecer as primeiras reações globais, comecei a me perguntar sobre as hipóteses dos modelos utilizados no estudo da propagação do vírus. Quais equações seriam válidas e sob quais aspectos. O novo surto demonstrava que iria fazer história, e eu já sabia de outras pesquisas, das limitações de algumas condições matemáticas utilizadas nos modelos. Foi aí que encontrei Wladimir Lyra em conversas da rede social”, conta Nascimento.
Lyra afirma que a ideia de ambos se complementam e, partir disso, as hipóteses evoluíram em um modelo para "matematizar" os casos de coronavírus já existentes e novos. “A ideia e o motivo da pesquisa se devem à presente pandemia do coronavírus, para compreender a dinâmica da propagação da infecção. Pela leitura de artigos científicos na área de Epidemiologia Matemática, deparei-me com o modelo SIR, que foi o primeiro a buscar 'matematizar' uma epidemia”, ele destaca.
O doutor da New Mexico State University explica que percebeu semelhanças entre as equações de modelos matemáticos de epidemias e as que ele estuda diariamente. Por isso, havia meios de resolvê-las e assim agregar conhecimento ao campo de estudo do corona. “Não é nada que já não tenha sido feito no campo de Epidemiologia, foi um projeto para eu aprender sobre o assunto”, ele afirmou.”
Descreve a forma como o estudo foi realizado, em linguagem acessível para compreensão geral.
Indica que as fontes utilizadas para o estudo foram documentais: “leitura de artigos científicos na área de Epidemiologia Matemática; balanço divulgado pelo Ministério da Saúde; A base de dados utilizada na pesquisa dos cientistas foi mantida e atualizada pelo Centro de Ciências de Sistemas e Engenharia (CSSE, em inglês) da Universidade de Johns Hopkins.”
-Saber fazer composições
A composição proposta é estudar a matéria do site TecMundo a partir das propostas de estudo documetal presentes no artigo de Sá-Silva, Domingos de Almeida e Guindani (2009) intulado “Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas”.
1) Avaliação preliminar do documento
- contexto, conjuntura socioeconômica, cultural e política: tempo de pandemia, isolamento social decretado e incentivado, mídias sociais e veículos eletrônicos de comunicação hiperutilizados
- autoria: matéria eletrônica escrita por jornalista especializada na área de tecnologia e artigo científico publicado há cerca de 10 anos, em veículo da área das ciências humanas e sociais, por estudiosos de programas de pós-graduação em Educação e em Comunicação.
 
- autenticidade e confiabilidade do texto: quanto ao artigo científico, estão atestadas por se tratar de indicação de estudo por parte da professora da disciplina; quanto à matéria do TecMundo, pode-se atestar pela disponibilização, dentro do texto, dos links das fontes de informação utilizadas para elaboração da matéria.
- natureza do texto (contexto particular de produção): texto produzido em linguagem jornalística, com o intuito de divulgar estudo científico que utiliza a tecnologia da informação para predizer a situação da pandemia coronavírus no Brasil, a partir de modelagem matemática. O objetivo é jornalístico, portanto, prestar serviço informativo à população que acessa o veículo de informação, cujo público-alvo tem o perfil de interessados por tecnologia.
- conceitos-chave e lógica interna do texto:
a) chama atenção do público para leitura através de um título impactante (morte)
b) segura o leitor apontando que as informações contidas no texto remetem à área de tecnologia (uso de linguagem de programação e modelagem matemática)
c) apresenta os autores do estudo e suas motivações
d) mostra alguns poucos dados estatísticos sobre a situação pandêmica do momento (daquela data)
e) explica como funciona o modelo matemático escolhido pelos pesquisadores e como eles o adpataram para a realidade da pandemia coronavírus, indicando a base de dados utilizada para os cálculos
f) apresenta alguns resultados relativos a contágio
g) indica as formas de finalizar a pandemia (como um cálculo matemático resolvido)
h) afirma que o isolamento social é uma medida adequada, enquanto não há vacina
i) volta o cenário para o Brasil e mostra os cálculos de acordo com as informações dos boletins nacionais (gráfico)
j) valida a acertividade do modelo com a ocorrência da primeira morte
k) reafirma a necessidade da adesão à quarentena
l) destaca a importância da colaboração de todas as áreas da ciência para entender a pandemia e auxiliar nos processos de decisão
m) chama a atenção para que os dados não sejam tratados isoladamente pelas ciências:
“Estamos passando por um período cíclico de problemas. Isso vai do aquecimento global a grandes epidemias. Estamos hoje fazendo uma ciência globalizada, na qual parâmetros não podem ser tratados como sistemas simples. O próprio planeta em que vivemos e sua população humana são completamentes conectados a um grande sistema complexo”
n) reconhece a limitação da contribuição das ciências exatas
“Durante nossa história, encontramos repetidamente grandes epidemias, como a Peste (Peste Negra) no século 14, a Gripe Espanhola em 1918 e, mais recentemente, a Gripe Suína em 2009. Apesar de todas essas epidemias afetarem severamente a população global, ainda não temos um modelo físico eficiente que nos ajude a tomar decisões certas em pequeno espaço de tempo” 
o) tenta reverter a percepção de limitação
“As abordagens analíticas para estudar e modelar a natureza sistêmica da disseminação de uma doença infecciosa são um belo exemplo de como a ciência opera (modelo SIR). E, partir das previsões feitas com um punhado de equações simples, percebe-se o poder da ciência em revelar comportamentos futuros”
p) chama a atenção para a importância do incentivo à pesquisa para auxiliar na determinação de políticas públicas da área da saúde
“Sem dúvida acredito que trabalhos como esse devem ser parte dos esforços colocados nas políticas de saúde pública. Apesarde muitas questões terem sido respondidas, muitas outras permanecem em aberto, porém a ciência é sempre a bússola necessária para a proteção nesses casos”
q) indica que os resultados do estudo realizado pelos pesquisadores serão publicados em revista científica da área de exatas (Física)
r) finaliza com um infográfico sobre medidas de cuidado com o coronavírus
2) Análise do documento
- codificação da unidade de análise (registro ou contexto): mais registro e menos contexto
- forma de registro: anotações nos documentos estudados, elaboração de outro documento para registro dos estudos
- organização de categorias:
- aprofundamento, ligação e ampliação:
Mostra que modelos matemáticos podem ser usados para predizer cenários futuros em casos de pandemias, o que pode auxiliar no processo de decisão das autoridades sanitárias do país. Mostra que isso foi feito por um pesquisador brasileiro, em conjunto com um pesquisador americano, elucidando o estágio atual de rede global da pesquisa científica. Informa que a decisão de isolamento social é adequada para um país como o Brasil, que se encontra em estágio anterior ao dos países onde o surto iniciou. Denota a importância da adesão à decisão de isolamento social, por parte da população em geral, pois disso depende o sucesso desta medida. Chama a atenção para a importância do investimento em pesquisa para tomada de decisão acerca de políticas públicas.

Continue navegando