Buscar

UNIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – LABORATÓRIO DE GESTÃO: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Ao iniciar uma atividade empresarial é necessário se atentar a alguns pontos importantes: definição do ponto comercial, perfil dos clientes, estratégias empresariais, entre outros. Contudo, não se pode esquecer também os aspectos formais e legais na constituição da empresa.
É necessário, antes de iniciar qualquer ramo de atividade, que sejam observados os requisitos legais e o exercício benéfico da atividade empresarial, para que não haja futuros problemas.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre os aspectos legais para composição de uma empresa.
R: Para compor uma empresa, é necessário ter alguns conhecimentos como definir seu ramo empresarial, saber se pode ser um sócio de acordo com o Código Civil, escolher muito bem seus sócios, quais as regras exigidas para realizar um bom contrato social completo e transparente e garantir um contador e um bom advogado.
Sabendo se pode ser ou não um empresário, deve-se verificar o Código Civil 2002 onde foi regulamentado o “Direito de Empresa” que define como podendo ser empresário “todo aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviço”, mas deve-se validar seus impedimentos existentes. 
Para a escolha dos sócios, é válida a seleção cautelosa para que os mesmos assumam suas responsabilidades em cenários bons e ruins. Ter interação, comunicação transparente e agir com probidade são alguns dos requisitos indispensáveis para a constituição de uma sociedade.
Na definição de uma empresa, é necessário identificar que tipo se enquadra mais em suas atividades e seu capital num todo, se é uma empresa individual ou uma sociedade. Nesse momento, é imprescindível ainda, que você busque, perante a Prefeitura da sua cidade, se os critérios para obtenção de Alvará de Funcionamento da sua empresa estão atendidos no local escolhido para sua operação. Conforme o caso, também será necessário um Alvará da Vigilância Sanitária. 
Se tratando de um contrato social completo, um contrato social claro e transparente e que garanta a insurgência mínima de dúvidas e conflitos, é a chave para o bom andamento da empresa e para o enrijecimento da confiança entre os sócios. Ele é o mais importante registro da sua atividade, pois no contrato social estão descritas as atividades da empresa seguidas dos seus respectivos códigos do CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal), o interesse das partes envolvidas, o objetivo da empresa, o capital social, a descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas por cada sócio. 
Por fim, ter um contador e um advogado fará com que o empresário não tenha dor de cabeça ao recolher seus tributos e ao proceder de forma idônea nas questões burocráticas da sua empresa. A figura do contador é essencial para manter o aparato burocrático da sua empresa robusto e imune a eventuais notificações, já o advogado lhe resguarda em relação às complicações jurídicas que possam aparecer. Um bom profissional pode evitar muitas dores de cabeça.
Obtendo conhecimento do básico referente aos aspectos legais para a composição de uma empresa, a ponte de sucesso estará a vista seguindo sempre pelo melhor caminho.

Continue navegando