Logo Passei Direto
Buscar

PROVA de Fun de Filos e EDUC 2020

User badge image
King Ariano

em

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

O que é política, qual seu significado e função?
a) A política faz parte das artes plásticas, já que o ato de governar é uma arte, assim como o de gerir os destinos da cidade.
b) A ação política é exclusividade de alguns seres especiais.
c) A política pode ser confundida com as atividades comuns do homem (na família, trabalho, lazer etc.), ela não permeia as atividades humanas o tempo todo.
d) A política é a atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, polis, em grego, significa 'cidade'. A política interfere na vida de cada um de múltiplas maneiras: na regulamentação legal das ações dos cidadãos, já que as leis são feitas pelos representantes escolhidos pelo povo; na gestão dos assuntos relativos à educação, saúde, abastecimento, transportes; nos aparelhos repressivos como tribunais, polícia, prisões.
e) O homem político é aquele que atua na vida própria e é investido de poder para imprimir determinado rumo à sociedade, tendo em vista o interesse particular. Cada indivíduo, enquanto cidadão (filho da cidade), deveria ter espaços de participação efetiva que em absoluto se restringem apenas ao exercício do voto!

Nicolau Maquiavel, nesse sentido, sua obra teórica constitui uma reviravolta da perspectiva clássica da filosofia política grega, pois o filósofo partiu 'das condições nas quais se vive e não das condições segundo as quais se deve viver'. Sua teoria desmascarou as pretensões morais e religiosas em matéria de política. Mas ele, ao contrário do que equivocadamente se difunde não pretendia criar um manual da tirania perfeita.
Considere os pressupostos abaixo e assinale a alternativa correta.
a) Para Maquiavel, a política tradicional buscava descrever o bom governo, dando as regras do governante ideal, Maquiavel verifica com toda crueza como os homens governam de fato. Isto significa reconhecer que a política é a lógica da força, e que é impossível governar sem fazer uso da violência.
b) convém reduzir o pensamento maquiaveliano ao simplismo do mito do 'maquiavelismo', pois se trata de justificar a violência a qualquer preço, e reconhecer que ela é necessária em determinadas circunstâncias.
c) A política se refere, portanto, às utopias e às abstrações, mas ao jogo efetivo das forças em circunstâncias concretas.
d) O bom político é aquele que consegue identificar as forças do conflito para nele atuar com eficácia, mesmo que isso signifique perder o poder.
e) Maquiavel via Deus como o fundamento de sua teoria política e não como uma atividade humana.

Vimos que Dermeval Saviani, no seu livro 'Escola e Democracia', discute muitas questões e segundo ele, diante do problema da marginalidade escolar e social é possível identificar três grandes grupos, em relação ao posicionamento que adotam. Em um primeiro grupo ele denomina que estão as 'teorias não críticas da educação' e identifica alguns aspectos gerais comuns a elas. Em um segundo grupo Saviani coloca as 'teorias critico reprodutivistas' da educação, para essa tendência a sociedade é concebida com divisões de classes e estas possuem interesses divergentes.
Já o terceiro grupo...
a) É o da 'teoria crítica' que concebe que a educação está condicionada pela estrutura social e é também reprodutora da marginalidade social, uma vez que reproduz a marginalidade cultural.
b) a sociedade é concebida como um conjunto orgânico, harmonioso e a marginalidade é entendida como um desvio.
c) deve ser corretora dos desvios sociais e promotora da coesão social.
d) defende que a escola é concebida com certa autonomia em relação à sociedade, atua modelando a sociedade sem ser influenciada pela mesma.
e) afirma que a marginalidade é concebida como algo inerente e produzido pela própria estrutura social.

Freire (1980) destaca importantes saberes necessários ao exercício da docência comprometida com a ação democrática, com a autonomia dos estudantes e com a transformação da sociedade, em busca de igualdade social.
Neste sentido, leia atentamente as frases a seguir, completando as lacunas com as seguintes expressões:
I. exige tomada consciente de decisões
II. exige pesquisa
III. exige apreensão da realidade
IV. exige comprometimento
V. não é transferir conhecimento
a) I – IV – III – V – II.
b) V – III – II – IV – I.
c) V – II – III – I – IV.
d) II – I – IV – III – V.
e) III – V – I – II – IV.

Sobre Empirismo e a Pedagogia Diretiva, é verdadeiro afirmar:
a) Na pedagogia diretiva o aluno é o centro do processo de conhecimento.
b) O professor não é o portador do conhecimento que deve ser transmitido aos alunos, e sim seus pares.
c) A epistemologia que sustenta essa prática é a do racionalismo. Nessa concepção o indivíduo nasce como uma folha em branco que será preenchida no seu contato como meio físico e social.
d) Na escola, quem representa os conhecimentos, conteúdos e valores a serem transmitidos são os alunos.
e) O aluno é concebido como uma lousa em branco, como uma tabula rasa ou mesmo um balde vazio, que deverá ser preenchido com os conhecimentos transmitidos pelo professor.

Aponte a frase que melhor complete a Teoria da Pedagogia Não Diretiva.
a) Tal modelo epistemológico favorece a reprodução da ideologia e a manutenção do status quo, ou seja, da situação existente, uma vez que não há incentivo ao questionamento, à reflexão e à criatividade. (Cf. Becker, 2001, p.18)
b) Essa relação epistemológica é caracterizada pela passividade dos alunos, já que eles devem ficar sentados, enfileirados, em silêncio, prestando atenção, para assim obterem o conhecimento transmitido pelo professor.
c) O aluno é concebido como sendo dotado de potencialidades inatas, pela sua bagagem genética. Cabe ao professor despertar o que cada um já tem em potência. O aluno aprende não porque o professor ensina, mas porque ele já nasceu com o dom de aprender, ou seja, a inteligência é algo dado a priori que nasce com o aluno e necessita desenvolver.
d) Cabe ao professor transmitir os conhecimentos e depois avaliar, medindo o 'nível de conhecimento' que foi transferido aos alunos. (Cf. Machado, 2004, p.16)
e) O professor é o agente do conhecimento e considera seu pupilo como uma folha em branco, não apenas quando nasceu ou quando chegou a escola, mas sempre que inicia um novo conteúdo da matéria. (Cf. Becker, 2001, p.17).

Segundo Kant, a menoridade do conhecimento é a incapacidade de fazer uso do entendimento sem a condução de outrem.
Na perspectiva kantiana, o que indica que um indivíduo substituiu a menoridade pela maioridade?
I. A coragem de usar o próprio entendimento.
II. A eliminação da preguiça e da covardia.
III. O encontro de um diretor espiritual que tenha consciência por ele.
IV. A sujeição aos guardiões que se encarregam da tutela dos homens.
a) Somente a questão III está correta.
b) Somente as questões II e III estão corretas.
c) Somente a questão IV está correta.
d) Somente as questões I e II estão corretas.
e) Somente as questões III e IV estão corretas.

A autora aponta como os grandes perdedores dessa política de nivelamento na educação:
a) os mais jovens.
b) os mais velhos.
c) os pouco dotados.
d) o professor e os alunos melhor dotados.
e) os alunos em geral.

Para Kant o que é 'Esclarecimento'?
a) Esclarecimento é a saída do homem da sua menoridade, da qual ele próprio não é culpado.
b) Esclarecimento é a incapacidade de se servir do entendimento sem a direção de outro indivíduo.
c) Esclarecimento significa a saída do homem da condição de menoridade, menoridade essa caracterizada como a incapacidade de se utilizar o próprio entendimento sem a orientação de outrem.
d) Esclarecimento é quando o homem é o próprio culpado dessa menoridade se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem de se servir de si mesmo sem a direção de outrem.
e) Esclarecimento corresponde a dependência, isto é, ser capaz de seguir as leis pensadas pelo Estado sujeito ou simplesmente seguir passivamente o que é ditado.

A filosofia surgiu nas colônias gregas da Magna Grécia, entre o final do século VII e o início do século VI a.C. Várias condições históricas propiciaram o surgimento dessa forma de conhecimento que iria influenciar decididamente o Ocidente.
Entre outras causas do surgimento da filosofia, é CORRETO afirmar:
a) a invenção da arte náutica, da matemática e da astrologia.
b) a introdução de pesos e medidas nos territórios da Grécia por parte dos orientais.
c) a invenção da lógica por Aristóteles, que definiu as regras do silogismo, tornando possível o tratamento científico da opinião pública e abatendo a pretensão dos sofistas de manipulá-la.
d) a Guerra do Peloponeso que aperfeiçoou as técnicas de combate naval e dos hoplitas, os primeiros infantes, cujo status de corpo armado democrático favoreceu a busca da isonomia e enterrou de vez a pretensão dos partidos aristocráticos.
e) a invenção da política, com o surgimento da lei como 'instrumento regulador' das ações humanas em conjunto, e a descoberta do espaço público onde o discurso mítico e enigmático é substituído por aquele persuasivo, acessível a todo cidadão, que pôde, então, argumentar racionalmente, sustentando sua tese contra os demais, ela é libertadora.

O que é 'Paideia'? Estabeleça uma comparação entre o modelo grego de educação e o modelo adotado por nossa sociedade, destacando os pontos positivos e negativos.

Ao descrevermos qual o objetivo da educação em relação à sociedade, podemos ter diferentes respostas como: ela visa salvar a sociedade de suas mazelas; ela visa conservar a sociedade tal qual essa se encontra; ela visa transformar a sociedade e suas estruturas. Explique cada uma delas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O que é política, qual seu significado e função?
a) A política faz parte das artes plásticas, já que o ato de governar é uma arte, assim como o de gerir os destinos da cidade.
b) A ação política é exclusividade de alguns seres especiais.
c) A política pode ser confundida com as atividades comuns do homem (na família, trabalho, lazer etc.), ela não permeia as atividades humanas o tempo todo.
d) A política é a atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, polis, em grego, significa 'cidade'. A política interfere na vida de cada um de múltiplas maneiras: na regulamentação legal das ações dos cidadãos, já que as leis são feitas pelos representantes escolhidos pelo povo; na gestão dos assuntos relativos à educação, saúde, abastecimento, transportes; nos aparelhos repressivos como tribunais, polícia, prisões.
e) O homem político é aquele que atua na vida própria e é investido de poder para imprimir determinado rumo à sociedade, tendo em vista o interesse particular. Cada indivíduo, enquanto cidadão (filho da cidade), deveria ter espaços de participação efetiva que em absoluto se restringem apenas ao exercício do voto!

Nicolau Maquiavel, nesse sentido, sua obra teórica constitui uma reviravolta da perspectiva clássica da filosofia política grega, pois o filósofo partiu 'das condições nas quais se vive e não das condições segundo as quais se deve viver'. Sua teoria desmascarou as pretensões morais e religiosas em matéria de política. Mas ele, ao contrário do que equivocadamente se difunde não pretendia criar um manual da tirania perfeita.
Considere os pressupostos abaixo e assinale a alternativa correta.
a) Para Maquiavel, a política tradicional buscava descrever o bom governo, dando as regras do governante ideal, Maquiavel verifica com toda crueza como os homens governam de fato. Isto significa reconhecer que a política é a lógica da força, e que é impossível governar sem fazer uso da violência.
b) convém reduzir o pensamento maquiaveliano ao simplismo do mito do 'maquiavelismo', pois se trata de justificar a violência a qualquer preço, e reconhecer que ela é necessária em determinadas circunstâncias.
c) A política se refere, portanto, às utopias e às abstrações, mas ao jogo efetivo das forças em circunstâncias concretas.
d) O bom político é aquele que consegue identificar as forças do conflito para nele atuar com eficácia, mesmo que isso signifique perder o poder.
e) Maquiavel via Deus como o fundamento de sua teoria política e não como uma atividade humana.

Vimos que Dermeval Saviani, no seu livro 'Escola e Democracia', discute muitas questões e segundo ele, diante do problema da marginalidade escolar e social é possível identificar três grandes grupos, em relação ao posicionamento que adotam. Em um primeiro grupo ele denomina que estão as 'teorias não críticas da educação' e identifica alguns aspectos gerais comuns a elas. Em um segundo grupo Saviani coloca as 'teorias critico reprodutivistas' da educação, para essa tendência a sociedade é concebida com divisões de classes e estas possuem interesses divergentes.
Já o terceiro grupo...
a) É o da 'teoria crítica' que concebe que a educação está condicionada pela estrutura social e é também reprodutora da marginalidade social, uma vez que reproduz a marginalidade cultural.
b) a sociedade é concebida como um conjunto orgânico, harmonioso e a marginalidade é entendida como um desvio.
c) deve ser corretora dos desvios sociais e promotora da coesão social.
d) defende que a escola é concebida com certa autonomia em relação à sociedade, atua modelando a sociedade sem ser influenciada pela mesma.
e) afirma que a marginalidade é concebida como algo inerente e produzido pela própria estrutura social.

Freire (1980) destaca importantes saberes necessários ao exercício da docência comprometida com a ação democrática, com a autonomia dos estudantes e com a transformação da sociedade, em busca de igualdade social.
Neste sentido, leia atentamente as frases a seguir, completando as lacunas com as seguintes expressões:
I. exige tomada consciente de decisões
II. exige pesquisa
III. exige apreensão da realidade
IV. exige comprometimento
V. não é transferir conhecimento
a) I – IV – III – V – II.
b) V – III – II – IV – I.
c) V – II – III – I – IV.
d) II – I – IV – III – V.
e) III – V – I – II – IV.

Sobre Empirismo e a Pedagogia Diretiva, é verdadeiro afirmar:
a) Na pedagogia diretiva o aluno é o centro do processo de conhecimento.
b) O professor não é o portador do conhecimento que deve ser transmitido aos alunos, e sim seus pares.
c) A epistemologia que sustenta essa prática é a do racionalismo. Nessa concepção o indivíduo nasce como uma folha em branco que será preenchida no seu contato como meio físico e social.
d) Na escola, quem representa os conhecimentos, conteúdos e valores a serem transmitidos são os alunos.
e) O aluno é concebido como uma lousa em branco, como uma tabula rasa ou mesmo um balde vazio, que deverá ser preenchido com os conhecimentos transmitidos pelo professor.

Aponte a frase que melhor complete a Teoria da Pedagogia Não Diretiva.
a) Tal modelo epistemológico favorece a reprodução da ideologia e a manutenção do status quo, ou seja, da situação existente, uma vez que não há incentivo ao questionamento, à reflexão e à criatividade. (Cf. Becker, 2001, p.18)
b) Essa relação epistemológica é caracterizada pela passividade dos alunos, já que eles devem ficar sentados, enfileirados, em silêncio, prestando atenção, para assim obterem o conhecimento transmitido pelo professor.
c) O aluno é concebido como sendo dotado de potencialidades inatas, pela sua bagagem genética. Cabe ao professor despertar o que cada um já tem em potência. O aluno aprende não porque o professor ensina, mas porque ele já nasceu com o dom de aprender, ou seja, a inteligência é algo dado a priori que nasce com o aluno e necessita desenvolver.
d) Cabe ao professor transmitir os conhecimentos e depois avaliar, medindo o 'nível de conhecimento' que foi transferido aos alunos. (Cf. Machado, 2004, p.16)
e) O professor é o agente do conhecimento e considera seu pupilo como uma folha em branco, não apenas quando nasceu ou quando chegou a escola, mas sempre que inicia um novo conteúdo da matéria. (Cf. Becker, 2001, p.17).

Segundo Kant, a menoridade do conhecimento é a incapacidade de fazer uso do entendimento sem a condução de outrem.
Na perspectiva kantiana, o que indica que um indivíduo substituiu a menoridade pela maioridade?
I. A coragem de usar o próprio entendimento.
II. A eliminação da preguiça e da covardia.
III. O encontro de um diretor espiritual que tenha consciência por ele.
IV. A sujeição aos guardiões que se encarregam da tutela dos homens.
a) Somente a questão III está correta.
b) Somente as questões II e III estão corretas.
c) Somente a questão IV está correta.
d) Somente as questões I e II estão corretas.
e) Somente as questões III e IV estão corretas.

A autora aponta como os grandes perdedores dessa política de nivelamento na educação:
a) os mais jovens.
b) os mais velhos.
c) os pouco dotados.
d) o professor e os alunos melhor dotados.
e) os alunos em geral.

Para Kant o que é 'Esclarecimento'?
a) Esclarecimento é a saída do homem da sua menoridade, da qual ele próprio não é culpado.
b) Esclarecimento é a incapacidade de se servir do entendimento sem a direção de outro indivíduo.
c) Esclarecimento significa a saída do homem da condição de menoridade, menoridade essa caracterizada como a incapacidade de se utilizar o próprio entendimento sem a orientação de outrem.
d) Esclarecimento é quando o homem é o próprio culpado dessa menoridade se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem de se servir de si mesmo sem a direção de outrem.
e) Esclarecimento corresponde a dependência, isto é, ser capaz de seguir as leis pensadas pelo Estado sujeito ou simplesmente seguir passivamente o que é ditado.

A filosofia surgiu nas colônias gregas da Magna Grécia, entre o final do século VII e o início do século VI a.C. Várias condições históricas propiciaram o surgimento dessa forma de conhecimento que iria influenciar decididamente o Ocidente.
Entre outras causas do surgimento da filosofia, é CORRETO afirmar:
a) a invenção da arte náutica, da matemática e da astrologia.
b) a introdução de pesos e medidas nos territórios da Grécia por parte dos orientais.
c) a invenção da lógica por Aristóteles, que definiu as regras do silogismo, tornando possível o tratamento científico da opinião pública e abatendo a pretensão dos sofistas de manipulá-la.
d) a Guerra do Peloponeso que aperfeiçoou as técnicas de combate naval e dos hoplitas, os primeiros infantes, cujo status de corpo armado democrático favoreceu a busca da isonomia e enterrou de vez a pretensão dos partidos aristocráticos.
e) a invenção da política, com o surgimento da lei como 'instrumento regulador' das ações humanas em conjunto, e a descoberta do espaço público onde o discurso mítico e enigmático é substituído por aquele persuasivo, acessível a todo cidadão, que pôde, então, argumentar racionalmente, sustentando sua tese contra os demais, ela é libertadora.

O que é 'Paideia'? Estabeleça uma comparação entre o modelo grego de educação e o modelo adotado por nossa sociedade, destacando os pontos positivos e negativos.

Ao descrevermos qual o objetivo da educação em relação à sociedade, podemos ter diferentes respostas como: ela visa salvar a sociedade de suas mazelas; ela visa conservar a sociedade tal qual essa se encontra; ela visa transformar a sociedade e suas estruturas. Explique cada uma delas.

Prévia do material em texto

Prova dde Fundamentos de Filosofia e Educação
NOME DO ALUNO:
	
RA:
ASSINATURA DO ALUNO:____________________________________________________
Instruções: 
1) Desligue o celular e guarde-o dentro da bolsa ou mochila. 
2) Faça a prova com caneta de tinta azul ou preta. 
3) Não é permitido consulta a qualquer material. 
4) Não é permitida qualquer comunicação com o colega, o que implicará em retirada da prova e nota 0,0 (zero).
Prova
01. (Valor: 0.6) – Assinale a alternativa que responda corretamente a questão abaixo.
O que é política, qual seu significado e função?
a) A política faz parte das artes plásticas, já que o ato de governar é uma arte, assim como o de gerir os destinos da cidade.
b) A ação política é exclusividade de alguns seres especiais.
c) A política pode ser confundida com as atividades comuns do homem (na família, trabalho, lazer etc.), ela não permeia as atividades humanas o tempo todo.
d) A política é a atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamen­te, polis, em grego, significa "cidade. A política interfere na vida de cada um de múltiplas maneiras: na regulamentação legal das ações dos cidadãos, já que as leis são feitas pelos representantes escolhidos pelo povo; na gestão dos assuntos relativos à educação, saúde, abastecimento, transportes; nos aparelhos repressivos como tribunais, polícia, prisões.
e) O homem político é aquele que atua na vida própria e é investido de poder para imprimir determinado rumo à sociedade, tendo em vista o interesse particular. Cada indivíduo, enquanto cidadão (filho da cidade), deveria ter espaços de participação efetiva que em absoluto se restringem apenas ao exercício do voto!
02. (Valor: 0.6) - 07. Nicolau Maquiavel, nesse sentido, sua obra teórica constitui uma reviravolta da perspectiva clássica da filosofia política grega, pois o filósofo partiu "das condições nas quais se vive e não das condições segundo as quais se deve viver". Sua teoria desmascarou as pretensões morais e religiosas em matéria de política. Mas ele, ao contrário do que equivocadamente se difunde não pretendia criar um manual da tirania perfeita. 
· Considere os pressupostos abaixo e assinale a alternativa correta.
a) Para Maquiavel, a política tradicional bus­cava descrever o bom governo, dando as regras do governante ideal, Maquia­vel verifica com toda crueza como os ho­mens governam de fato. Isto significa re­conhecer que a política é a lógica da for­ça, e que é impossível governar sem fazer uso da violência.
b) convém reduzir o pensamento maquiaveliano ao simplismo do mito do "maquiavelismo", pois se trata de justificar a violência a qualquer preço, e reconhecer que ela é necessária em determinadas circunstâncias.
c) A política se refere, portanto, às utopias e às abstrações, mas ao jogo efetivo das forças em circunstâncias concretas.
d) O bom político é aquele que consegue identificar as forças do conflito para nele atuar com eficácia, mesmo que isso signifique perder o poder.
e) Maquiavel via Deus como o fundamento de sua teoria política e não como uma atividade humana.
03. (Valor: 0.6) – Vimos que Dermeval Saviani, no seu livro “Escola e Democracia”, discute muitas questões e segundo ele, diante do problema da marginalidade escolar e social é possível identificar três grandes grupos, em relação ao posicionamento que adotam. Em um primeiro grupo ele denomina que estão as “teorias não críticas da educação” e identifica alguns aspectos gerais comuns a elas. Em um segundo grupo Saviani coloca as “teorias critico reprodutivistas” da educação, para essa tendência a sociedade é concebida com divisões de classes e estas possuem interesses divergentes. Já o terceiro grupo...
a) É o da “teoria crítica” que concebe que a educação está condicionada pela estrutura social e é também reprodutora da marginalidade social, uma vez que reproduz a marginalidade cultural.
b) a sociedade é concebida como um conjunto orgânico, harmonioso e a marginalidade é entendida como um desvio.
c) deve ser corretora dos desvios sociais e promotora da coesão social.
d) defende que a escola é concebida com certa autonomia em relação à sociedade, atua modelando a sociedade sem ser influenciada pela mesma.
e) afirma que a marginalidade é concebida como algo inerente e produzido pela própria estrutura social
04. (Valor: 0.6) – Freire (1980) destaca importantes saberes necessários ao exercício da docência comprometida com a ação democrática, com a autonomia dos estudantes e com a transformação da sociedade, em busca de igualdade social. Neste sentido, leia atentamente as frases a seguir, completando as lacunas com as seguintes expressões: 
I. exige tomada consciente de decisões 
II. exige pesquisa 
III. exige apreensão da realidade 
IV. exige comprometimento 
V. não é transferir conhecimento 
( ) Ensinar (_______________): ensinar requer criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento, uma vez que o professor não o deposita no aluno. 
( ) Ensinar (______________):o conhecimento da natureza do trabalho do professor se constitui como um saber fundamental para a ação docente, assim como a habilidade de apreender a substantividade do objeto aprendido, em seu contexto histórico e social. 
( ) Ensinar (____________________): segundo Freire (1980), ao ensinar, o professor continua buscando, reprocurando. Pensar certo, do ponto de vista do professor, implica o respeito ao senso comum no processo de sua superação, assim como, o respeito e estímulo à capacidade criadora do educando. 
( ) Ensinar (__________________): a presença do professor não pode passar “despercebida dos alunos na classe, é uma presença em si política”. O professor, assim, não pode ser um sujeito de omissão. A ação do professor é o seu testemunho. 
( ) Ensinar (________________): é necessário que, na prática docente, exista a virtude da coerência, a fim de possibilitar, aos envolvidos, a decisão consciente de intervenção no mundo. Essa não é uma intervenção qualquer, mas revela uma intencionalidade, um querer fazer, frente ao ser no mundo. 
· Com base em freire (1980), assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
a) I – IV – III – V – II. 
b) V – III – II – IV – I. 
c) V – II – III – I – IV. 
d) II – I – IV – III – V. 
e) III – V – I – II – IV.
05. (Valor: 0.6) – Sobre Empirismo e a Pedagogia Diretiva, é verdadeiro afirmar:
a) Na pedagogia diretiva o aluno é o centro do processo de conhecimento.
b) O professor não é o portador do conhecimento que deve ser transmitido aos alunos, e sim seus pares.
c) A epistemologia que sustenta essa prática é a do racionalismo. Nessa concepção o indivíduo nasce como uma folha em branco que será preenchida no seu contato como meio físico e social.
d) Na escola, quem representa os conhecimentos, conteúdos e valores a serem transmitidos são os alunos.
e) O aluno é concebido como uma lousa em branco, como uma tabula rasa ou mesmo um balde vazio, que deverá ser preenchido com os conhecimentos transmitidos pelo professor.
06. (Valor: 0.6) – Aponte a frase que melhor complete a Teoria da Pedagogia Não Diretiva.
a) Tal modelo epistemológico favorece a reprodução da ideologia e a manutenção do status quo, ou seja, da situação existente, uma vez que não há incentivo ao questionamento, à reflexão e à criatividade. (Cf. Becker, 2001, p.18)
b) Essa relação epistemológica é caracterizada pela passividade dos alunos, já que eles devem ficar sentados, enfileirados, em silêncio, prestando atenção, para assim obterem o conhecimento transmitido pelo professor.
c) O aluno é concebido como sendo dotado de potencialidades inatas, pela sua bagagem genética. Cabe ao professor despertar o que cada um já tem em potência. O aluno aprende não porque o professor ensina, mas porque ele já nasceu com o dom de aprender, ou seja, a inteligência é algo dado a priori que nasce com o aluno e necessita desenvolver.
d) Cabe ao professor transmitir os conhecimentos e depois avaliar, medindo o “nível de conhecimento”que foi transferido aos alunos. (Cf. Machado, 2004, p.16)
e) O professor é o agente do conhecimento e considera seu pupilo como uma folha em branco, não apenas quando nasceu ou quando chegou a escola, mas sempre que inicia um novo conteúdo da matéria. (Cf. Becker, 2001, p.17) .
07. (Valor: 0.6) – Segundo Kant, a menoridade do conhecimento é a incapacidade de fazer uso do entendimento sem a condução de outrem. Na perspectiva kantiana, o que indica que um indivíduo substituiu a menoridade pela maioridade?
I. A coragem de usar o próprio entendimento.
II. A eliminação da preguiça e da covardia.
III. O encontro de um diretor espiritual que tenha consciência por ele.
IV. A sujeição aos guardiões que se encarregam da tutela dos homens.
· Assinale a alternativa correta:
a) Somente a questão III está correta.
b) Somente as questões II e III estão corretas.
c) Somente a questão IV está correta
d) Somente as questões I e II estão corretas.
e) Somente as questões III e IV estão corretas.
08. (Valor: 0.6) – Leia o texto abaixo:
 
“Assim, o que torna a crise educacional na América tão particularmente aguda é o temperamento político do país, que espontaneamente peleja para igualar ou apagar tanto quanto possível as diferenças entre jovens e velhos, entre dotados e pouco dotados, entre crianças e adultos e, particularmente, entre alunos e professores.
É óbvio que um nivelamento desse tipo só pode ser efetivamente consumado à custa da autoridade do mestre ou às expensas daquele que é mais dotado entre os estudantes (...)." (ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. 5. Ed, 2. reimpressão. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 229).
· A autora aponta como os grandes perdedores dessa política de nivelamento na educação:
a) os mais jovens.
b) os mais velhos.
c) os pouco dotados.
d) o professor e os alunos melhor dotados.
e) os alunos em geral.
09. (Valor: 0.6) – Para Kant o que é “Esclarecimento”?
a) Esclarecimento é a saída do homem da sua menoridade, da qual ele próprio não é culpado.
b) Esclarecimento é a incapacidade de se servir do entendimento sem a direção de outro indivíduo.
c) Esclarecimento significa a saída do homem da condição de menoridade, menoridade essa caracterizada como a incapacidade de se utilizar o próprio entendimento sem a orientação de outrem.
d) Esclarecimento é quando o homem é o próprio culpado dessa menoridade se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem de se servir de si mesmo sem a direção de outrem.
e) Esclarecimento corresponde a dependência, isto é, ser capaz de seguir as leis pensadas pelo Estado sujeito ou simplesmente seguir passivamente o que é ditado.
10. (Valor: 0.6) – Observe a imagem abaixo e responda a questão que se segue.
A filosofia surgiu nas colônias gregas da Magna Grécia, entre o final do século VII e o início do século VI a.C. Várias condições históricas propiciaram o surgimento dessa forma de conhecimento que iria influenciar decididamente o Ocidente.
· Entre outras causas do surgimento da filosofia, é CORRETO afirmar:
a) a invenção da arte náutica, da matemática e da astrologia.
b) a introdução de pesos e medidas nos territórios da Grécia por parte dos orientais.
c) a invenção da lógica por Aristóteles, que definiu as regras do silogismo, tornando possível o tratamento científico da opinião pública e abatendo a pretensão dos sofistas de manipulá-la.
d) a Guerra do Peloponeso que aperfeiçoou as técnicas de combate naval e dos hoplitas, os primeiros infantes, cujo status de corpo armado democrático favoreceu a busca da isonomia e enterrou de vez a pretensão dos partidos aristocráticos.
e) a invenção da política, com o surgimento da lei como "instrumento regulador" das ações humanas em conjunto, e a descoberta do espaço público onde o discurso mítico e enigmático é substituído por aquele persuasivo, acessível a todo cidadão, que pôde, então, argumentar racionalmente, sustentando sua tese contra os demais, ela é libertadora.
QUESTÒES DISCURSIVAS
11. (Valor: 2.0) – O que é “Paideia”? Estabeleça uma comparação entre o modelo grego de educação e o modelo adotado por nossa sociedade, destacando os pontos positivos e nrgativos.
12. (Valor: 2.0) – Ao descrevermos qual o objetivo da educação em relação à sociedade, podemos ter diferentes respostas como: ela visa salvar a sociedade de suas mazelas; ela visa conservar a sociedade tal qual essa se encontra; ela visa transformar a sociedade e suas estruturas. Explique cada uma delas.

Mais conteúdos dessa disciplina