Buscar

RAID: Matriz Redundante de Discos Independentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é RAID
 RAID ( Redundant Array of Independent Disks) RAID é uma sigla para "Matriz Redundante de Discos Independentes", e consiste em combinar 2 ou mais discos sendo disco rigido ou ssd, para formar uma única unidade lógica de armazenamento, em outras palavras o RAID faz com que o sistema operacional enxerge essa matriz de discos como uma única unidade de armazenamento. Essa combinação de disco pode ser feita por software ou por hardware, e nos possibilita obter recursos como alta tolerância a falhas, aumento de desempenho e ganho de espaço de armazenamento.
RAID 0
 O RAID nível 0 também é conhecido como fracionamento ou striping, nele os dados são divididos em pequenas partes e gravados ao mesmo tempo em todos os discos. A vantagem desse nível, é o aumento da performance na leitura e escrita de informações pois os dados são gravados e lidos ao mesmo tempo de diversos discos, o que o torna uma ótima opção para leitura e gravação de arquivos grandes, sendo ideal para games, edição de vídeos e imagens.
O RAID 0 não oferece tolerância a falhas, ou seja, caso um dos discos do arranjo falhe os dados de todos os outros serão perdidos.
RAID 1
 O Raid nível 1 é o mais conhecido entre todos, também conhecido como "mirroring" ou "espelhamento" nesse modelo uma unidade duplica exatamente o que acontece na outra, com isso se o disco principal falhar, os dados podem ser recuperados imediatamente pois existe uma cópia exata dos dados no outro disco. Nesse nível não há ganho de desempenho, pois o mesmo foi pensado para a proteção de dados. Apesar de ser pensado como uma solução de proteção de dados, o RAID 1 não dispensa backup, pois a duplicação de dados é feita praticamente em tempo real, e qualquer informação gravada ou apagada indevidamente no disco principal também será gravada ou apagada do disco redundante. O RAID 1 se mostra mais adequado para proteção de falhas físicas no sistema quando um deixa de funcionar.
RAID 0+1
 Esse nível é um ou seja, uma fusão do striping (RAID 0) e mirroring (RAID 1), por isso o nome RAID 0+1, nesse modelo é preciso utilizar no mínimo 4 discos, dois para cada nível RAID. Com isso temos uma solução que proporciona tanto desempenho quanto redundância. Em caso de falha o sistema se transforma atua como RAID 0, utilizando 4 HDs de 1TB o sistema reconhecerá 2TB.
 
RAID 1+0 ou RAID 10
 O raid 10 também é um hybrid RAID, ele também precisa de 4 discos a diferença entre o RAID 1+0 para o RAID 0+1 é que o RAID 1+0 se transforma em RAID 1 em caso de falhas ao contrário do RAID 0+1 que se transforma em RAID 0.
RAID 5
 O RAID 5 funciona de maneira semelhante ao RAID 0, porém reserva um espaço em cada um dos discos para os cálculos de paridade e consegue unir redundância e desempenho sem sacrificar muito do espaço em disco, precisa de no mínimo 3 discos para operar.
As informações de paridade são armazenadas juntamente com os dados normais, e são distribuídas entre todos os discos do sistema. O espaço destinado à paridade equivalente ao tamanho de um dos discos. Assim, um arranjo formado por 3 Discos de 1 TB terá 2 TB para armazenamento e 1 TB para paridade.
Sua principal vantagem é que ao ocorrer uma falha de um dos discos, o sistema consegue recuperar automaticamente os dados através de cálculos de paridade. 
RAID 6
 Ele e suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo. Mínimo de 4 HDs para ser implementado. Ao usar 8 HDs de 20 GB cada um, em RAID 6, teremos 120 GB de dados e 40 GB de paridade, sua vantagem e a possibilidade falhar 2 HDs ao mesmo tempo sem perdas, e sua desvantagem e que precisa de N+2 HDs para implementar por causa dos discos de paridade, escrita lenta, sistema complexo de controle dos HDs.
Existem também outros níveis RAID, sendo eles RAID 2, RAID 3, RAID 4, RAID 50, RAID 100 mas são menos utilizados ou são variações dos mais utilizados.

Continue navegando