Buscar

PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA WORD

Prévia do material em texto

PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 
Métodos contraceptivos:
Camisinha:
A camisinha é muito importante para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e prevenir uma gravidez não planejada. Mas se não for usada corretamente, não haverá proteção.
Existem camisinhas de diferentes tamanhos, inclusive específicas para adolescentes. Uma camisinha muito grande pode sair, e uma muito pequena pode romper. Opte por uma do tamanho adequado, para que a proteção seja efetiva.
Nunca use mais de uma camisinha, mesmo que uma seja masculina e a outra feminina. Escolha somente uma por relação sexual.
Só coloque a camisinha no pênis duro. Aperte a ponta do preservativo para que não fique ar ali dentro. Desenrole a camisinha até a base do pênis
Após a relação sexual, a camisinha deve ser retirada do pênis ainda duro, para que o esperma não escorra dentro da vagina. Depois de usada, dê um nó no preservativo e jogue no lixo.
Tabelinha 
A tabelinha é um cálculo que se faz baseado nos dias do ciclo menstrual para saber quando é o período fértil da mulher e, por isso, ela pode contribuir para que a mulher saiba quando não pode ter relações, porque corre o risco de engravidar.
No entanto, como método contraceptivo ela não é muito eficaz e podem haver falhas, a mulher não deve se basear somente na tabelinha, mas associar outro método contraceptivo, como a camisinha, por exemplo, para aumentar a proteção e evitar uma gravidez indesejada.
Adolescentes Meninas que acabaram de menstruar e ainda estão com os aparelhos reprodutores em desenvolvimento costumam ter um ciclo menstrual mais irregular, o que torna a tabelinha um método com maior risco de erro.
Os ciclos menstruais nem sempre duram a mesma quantidade de dias, então alguns especialistas recomendam observar entre três e seis meses quanto tempo seu ciclo dura em média.
Isso observado, você subtrai 14 dessa média de dias e chegará no dia da provável ovulação.
Os dias com mais chance de engravidar são os dois antes e os dois depois dessa data estabelecida.
Ou seja, se seu ciclo tem 30 dias, a ovulação acontece no 16º - com a margem, o período fértil é entre o 14º e 18º dias do período.
No entanto, algumas pessoas preferem colocar uma margem maior, já que o espermatozoide pode ficar em 3 e 5 dias vivo no útero da mulher. Portanto, você pode estabelecer uma margem de 5 dias antes e depois.
Neste caso, se você tem um ciclo de 30 dias, a ovulação acontece no 16º dia e o período mais fértil é entre 11º e o 21º dias.
Isso feito, sempre anote no calendário qual dia começa sua menstruação e quais dias serão os mais férteis para se proteger ou não, dependendo do objetivo.
Método de Billings
O método de Billings é uma técnica natural que tem como objetivo identificar os períodos férteis e os inférteis da mulher a partir da observação do muco cervical que pode ser identificado logo na entrada na vagina, sendo possível assim planejar ou evitar uma gestação.
O muco indica as alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher, sinalizando a menstruação e indicando os dias férteis e inférteis da mulher, sendo sua observação útil tanto para quem deseja quanto para quem não deseja engravidar. 
Para usar este método deve-se anotar diariamente como está seu muco cervical observando a secreção presente na entrada da vagina. Você deve observar como está a sua secreção vaginal sempre que usar o papel higiênico após urinar ou defecar e no final do dia anotar os seguintes parâmetros numa folha de papel ou no celular.
Para usar este método para evitar a gravidez é recomendado:
· Ter relações sexuais em dias alternados durante os dias em que a mulher sente que sua vulva está seca, o que geralmente acontece nos dias finais da menstruação e nos primeiros dias após a menstruação;
· Ter relações durante a menstruação porque neste período, normalmente, não há risco de engravidar;
· Não ter relações quando se sentir muito molhada e até 4 dias após o início da sensação molhada.
Camisinha Feminina
A camisinha feminina pode ser colocada até 8 horas antes do ato sexual, sendo também um método de barreira, pois não permite que o espermatozoide entre no corpo da mulher. Se utilizado corretamente, conforme instruções, apresenta um alto índice de eficácia
O seu plástico é mais fino e mais lubrificado que a masculina e o seu uso não é recomendado simultaneamente com a camisinha masculina.
Pílula Anticoncepcional
As pílulas anticoncepcionais são feitas com hormônios semelhantes aos que são produzidos pelo próprio corpo (estrogênio e progesterona). Elas atuam impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozoides para o interior do útero.
Elas possuem uma eficácia de 99,8% quando utilizados de forma correta e regular, ou seja, é recomendado que seja tomada uma pílula por dia sempre no mesmo horário.
As pílulas anticoncepcionais devem ser prescritas pelo médico ginecologista, nunca devem ser compradas por conta própria, e vale lembrar que elas apenas previnem a gravidez, mas não protegem contra as infecções sexualmente transmissíveis.
Anticoncepcional Injetável
O anticoncepcional injetável é semelhante à pílula e consiste na aplicação de uma solução oleosa que libera a mesma quantidade diária de hormônios que a pílula. Pode ser aplicada de forma mensal ou uma a cada três meses.
Não interfere com a menstruação, que ocorre normalmente. É mais prático que a pílula, pois não é preciso administrá-lo diariamente, além de causar menos efeitos colaterais. É um dos métodos contraceptivos com maior índice de eficácia.
Assim como o anticoncepcional oral, deve ser prescrito pelo médica ginecologista e também não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis.
Anel Vaginal
	
O anel vaginal é um método hormonal que possui uma formulação semelhante à da pílula anticoncepcional, tendo aparência semelhante a uma pulseira, é flexível e transparente.
É introduzido na vagina e acomodado no colo do útero no 5º dia de menstruação, onde permanece por 3 semanas liberando hormônios que evitam a liberação dos óvulos.
Diafragma Contraceptivo
O diafragma é um método de barreira móvel, que pode ser colocado e retirado da vagina e consiste em uma estrutura de látex combinada com gel espermicida. É preciso consulta médica para verificação do tamanho a ser utilizado.
Deve ser colocada duas horas antes da relação sexual e retirada após 4 a 6 horas, sendo necessário ser lavado com água e sabão após o uso e sua durabilidade é de cerca de 2 anos.
Livre de hormônios e com baixo custo, o diafragma não apresenta um alto índice de eficácia, por isso, a recomendação do uso combinado com espermicida.
Espermicida
O espermicida é um considerado um complemento contraceptivo, o qual deve ser utilizado de forma conjunta com outros métodos, como com o diafragma e preservativo. Sua principal ação é criar um ambiente que dificulte a motilidade do esperma.
São comercializados em diferentes formatos, podendo ser em creme, gel e até espumas. Devem ser inseridos na vagina 5 a 90 minutos antes da relação sexual e, após o ato, é preciso aguardar no mínimo 6 horas para higienização.
Adesivo Anticoncepcional
O contraceptivo em forma de adesivo é semelhante a um esparadrapo, sendo aplicado na pele para que ocorra a liberação dos hormônios, que acontece de forma contínua.
O tempo de duração do adesivo é de uma semana, devendo ser substituído durante 3 semanas, atingindo assim, 21 dias. Assim como a pílula, a orientação é que seja feita uma pausa de uma semana para que o processo seja iniciado.
Implante Anticonceptivo
É um cilindro feito de um plástico especial, que contém hormônios de progestogênio, que se coloca embaixo da pele, habitualmente no braço. O cilindro de plástico, aos poucos, vai liberando de maneira eficiente e contínua, pequenas doses diárias de hormônio, alcançando o efeito anticoncepcional desejado.  Em outros lugares do mundo há implantes que utilizam duas cápsulas em vez de um cilindro e que também se colocam embaixo da pele do braço.
Sua colocação é feita por um/a profissional de saúde capacitado, duranteos sete primeiros dias do ciclo menstrual, ou a qualquer momento do ciclo desde que se tenha certeza que a mulher não está grávida. A duração do implante (efeito anticoncepcional) é de três anos, sendo que, após esse período o implante deve ser retirado e substituído por um novo, se a mulher deseja continuar usando este método.
DIU – Dispositivo Intra Uterino
DIU de cobre
O DIU de cobre possui uma estrutura metálica com ação espermicida intrauterina, impedindo que o espermatozoide alcance o óvulo e apresentando uma eficácia contra a gravidez de 99,6%.
Inserido dentro do útero por um profissional da saúde, o DIU de cobre libera íons de cobre que imobilizam o esperma que chega próximo do útero.
 DIU hormonal 
apresenta material macio e formato de T que possui um reservatório de hormônios, sendo estes liberados em doses baixas no útero.
Apresentando alto índice de eficácia, é importante verificar com um profissional da saúde qual método é o mais adequado para o perfil apresentado.
Pilula do dia seguinte
A pílula anticoncepcional de emergência só deve ser usada excepcionalmente e nunca deve ser adotada como método contraceptivo usual.
Cada dose é composta por duas pílulas que devem ser ingeridas com intervalo de 12 horas. Ou uma pílula de dose única. Elas concentram elevada dose hormonal (o equivalente entre 8 á 10 pílulas anticoncepcionais de uso prolongado) que retarda a ovulação, dificultando assim a gestação.
Dentre os demais efeitos da pílula, ela pode causar dores de cabeça e no corpo, náuseas, diarreia e vômito, além de alterar o fluxo hormonal da mulher, provocando sangramento, dores ou atrasos na menstruação.A pílula do dia seguinte, por ser uma bomba de hormônios, pode até engordar, fora risco de haver derrame (Acidente Vascular Cerebral) e trombose.
Além disso, o uso frequente e irresponsável da pílula do dia seguinte pode até causar infertilidade.
É importante ressaltar que a pílula não atua como método de prevenção e caso já tenha havido a formação do feto, a pílula do dia seguinte pode acarretar sérias consequências, como hemorragia, mal formação congênita do feto e até aborto, que são fatores de altíssimo risco para a vida da mulher.
Tentativa de Aborto através de medicamentos
Quando o uso de um determinado medicamento abortivo, onde o comprimido é introduzido através da vagina até o útero, ou colocado na boca em baixo da língua e deixado por 30 minutos até se diluir, e o aborto não acontece, há grandes riscos de que o feto apresente anomalias congênitas. Há grandes relatos de malformações associadas ao uso do medicamento citado como método de aborto falho. A mulher também corre grandes riscos como hemorragias intensas, aborto incompleto onde necessita de curetagem ou aspiração á vácuo para retirada dos restos do feto, sério risco de infecções, e também risco da mulher ser alérgica á medicação e gerar graves consequências.
Acompanhamento ao ginecologista
É de extrema importância que a menina procure um médico ginecologista assim que iniciar sua vida sexual, não tenha vergonha pois ele irá tirar todas suas dúvidas, fará uma avaliação completa da sua saúde e assim determinará o melhor método contraceptivo para você, nunca use determinada pílula anticoncepcional porque sua amiga usa, cada organismo reage de uma forma diferente, por isso é tão importante o acompanhamento com o médico, ele fará também exames para saber se sua saúde íntima está bem.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· CETRUS: https://www.cetrus.com.br/noticias/qual-a-importancia-de-consultas-ao-ginecologista-na-adolescencia
· GREEN ME: https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/4795-pilula-do-dia-seguinte-nr#efeitos-colaterais-da-pilula
· CCM SAÚDE: https://saude.ccm.net/faq/6210-efeitos-colaterais-do-misoprostol-para-o-feto
· VIVENDO A ADOLESCÊNCIA: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/implante>
· TODA MATÉRIA: https://www.todamateria.com.br/metodos-contraceptivos/
· UNIMED: https://www.unimedvtrp.com.br/sexualidade/8-dicas-para-o-uso-da-camisinha/
· WOMEN WEB: https://www.womenonweb.org/pt/page/485/how-do-you-know-if-you-have-complications-and-what-should-you-do
· TUA SAÚDE: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/32216-tabelinha
· TUA SAÚDE: https://www.tuasaude.com/metodo-de-ovulacao-billings/

Continue navegando