Buscar

Questão Social e Serviço Social - AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Questão Social e Serviço Social (SES50)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639519) ( peso.:4,00)
	Prova:
	1
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O significado do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social norte-americano. Sendo assim, disserte sobre a interpretação do Serviço Social a respeito da Questão Social antes do Movimento de Reconceituação.
	Resposta Esperada:
O Serviço Social antes do Movimento de Reconceituação era reconhecido como serviço social tradicional com intervenção conservadora, sem leitura e análise crítica de sociedade e de mundo.
A questão social antes do Movimento de Reconceituação era percebida pelo Serviço Social como pura e simples expressão de pauperismo, assim concebia um tratamento a reducionista positivista dentro de um sistema de proteção social que se realizou efetivamente através do modelo do Welfare State, ou estado de bem-estar social.
Uma intervenção reducionista e positivista da questão social seria aquela em que se tem a concepção desta como um simples problema social, um mero fato social, ou como uma situação social problema, sem criticidade do sistema capitalista.
	2.
	A Idade Média era um período em que as necessidades do cidadão eram ignoradas pelos governantes. Existiam situações isoladas e pontuais, mas estas só eram resolvidas desde que tivesse algum tipo de compensação futura. Nesse período, a caridade religiosa era o carro-chefe, frente às mazelas sociais da época. Por essa razão, a Igreja se viu na obrigação de atender à ?questão social?. Então, a Igreja Católica, em 1891, oficializou, através do Papa Leão XIII, a publicação da Encíclica "Rerum Novarum". Disserte sobre as características do período em que a Encíclica "Rerum Novarum" foi escrita, bem como seu significado.
	Resposta Esperada:
Esse documento apresentou para a sociedade os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja, na qual incutiu um discurso religioso sobre as questões políticas da época. Posicionava-se de maneira confusa com relação ao sistema socialista e capitalista. Nesse período, o Serviço Social iniciou sua reformulação para deixar a ideia de caridade.
Parte inferior do formulário
Pressione o

Mais conteúdos dessa disciplina