Buscar

Biblioteca_1851954

Prévia do material em texto

1. Assinale a opção correta, analisando as afirmações abaixo e a correlação entre elas:
I. No julgamento de uma ADI, o Supremo Tribunal Federal não está adstrito ao pedido das partes em razão do princípio da congruência.
PORQUE
II. O Supremo Tribunal Federal pode decidir uma ADI por fundamento diverso do que consta na inicial.
a. Apenas a afirmação I está correta.
b. Ambas as afirmações estão incorretas.
c. Apenas a afirmação II está correta.
d. Ambas as afirmações estão corretas, mas a II não justifica a I.
e. Ambas as afirmações estão corretas e a II justifica a I.
2. Acerca do objeto da ADI, assinale V para Verdadeiro e F para falso:
a) ( ) Decreto regulamentar não pode ser objeto de ADI, já decreto autônomo pode. 
b) ( ) Tratado internacional, internalizado nos termos do art. 5º, § 3º da Constituição pode ser objeto de ADI, pois não é uma das normas que serve de parâmetro para o controle de constitucionalidade.
c) ( ) A constituição estadual se adequa à expressão “lei estadual”, prevista expressamente na Constituição Federal, servindo como objeto de ADI.
d) ( ) Lei Orgânica de Município não pode ser objeto de ADI, mas toda Lei Orgânica do Distrito Federal pode. 
e) ( ) Resolução da ANATEL, que regulamenta a lei de telecomunicações não pode ser objeto de ADI.
3. São legitimados para propor ADI, exceto:
a. O Presidente da República.
b. Partido político com representação no Congresso Nacional.
c. A Confederação Brasileira de Futebol.
d. Entidade de classe de âmbito nacional.
e. O Procurador Geral da República.
4. Assinale a opção correta, analisando as afirmações abaixo e a correlação entre elas:
1. O Supremo Tribunal Federal não pode decidir uma ADI por fundamento diverso do que consta na inicial.
PORQUE
1. O parâmetro de controle da ADI não são todas as normas constitucionais, mas apenas as elegidas pelos legitimados em sua petição inicial.
1. Apenas a afirmação I está correta.
1. Ambas as afirmações estão incorretas.
1. Apenas a afirmação II está correta.
1. Ambas as afirmações estão corretas, mas a II não justifica a I.
1. Ambas as afirmações estão corretas e a II justifica a I.
5. É uma causa de extinção liminar da petição inicial de ação direta de inconstitucionalidade, exceto:
1. Pedido fundamentado em decreto regulamentar.
1. Vício sanável.
1. Ação proposta por sindicato de âmbito nacional.
1. Petição inicial sem pedido expresso de declaração de inconstitucionalidade.
1. Pedido fundamentado em norma declarada constitucional pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.
6. O controle de constitucionalidade por omissão se aplica às normas:
a. de eficácia limitada e aplicabilidade direta
b. de eficácia plena e aplicabilidade indireta
c. de eficácia contida
d. de eficácia plena e aplicabilidade direta
e. de eficácia limitada e aplicabilidade indireta
7. Alguns juristas questionaram a constitucionalidade de diversos dispositivos inseridos em determinado projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo. Contudo, o projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional, tendo sido aprovado, sancionado, promulgado e publicado. Sabendo que a lei seria alvo de ataques perante o Poder Judiciário em sede de controle difuso de constitucionalidade, o Presidente da República resolveu ajuizar, logo no primeiro dia de vigência, uma Ação Declaratória de Constitucionalidade. Diante da narrativa acima, marque a proposição INCORRETA. 
a. Não se admitirá intervenção de terceiros no processo de ação declaratória de constitucionalidade.
b. Para propositura da Ação Declaratória de Constitucionalidade é necessário a existência de controvérsia judicial relevante sobre a aplicação da disposição objeto da ação declaratória, representado pela juntada de no mínimo cinco decisões divergentes. 
c. A decisão que concede a cautelar possui efeito vinculante, erga omnes, ex nunc e começa a valer a partir da data da publicação da ata da sessão de julgamento no DJU. 
d. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. 
e. Segundo o art. 13 da Lei nº 9.868/99 podem propor a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal apenas o Presidente da República, Mesa da Câmara e do Senado Federal, bem como o Procurador-Geral da República. Contudo, o referido dispositivo não foi recepcionado pela EC nº 45/04. 
8. Sobre a classificação do controle de constitucionalidade, segundo [GÓES, Guilherme Sandoval. Direito constitucional avançado. Rio de Janeiro : SESES, 2018]:
a. A arguição de descumprimento de preceito fundamental faz controle judicial repressivo
b. O Decreto legislativo do Congresso Nacional faz controle político preventivo
c. O Decreto autônomo do Chefe do Executivo faz controle político preventivo
d. O veto do presidente da república faz controle político repressivo
e. A CCJ faz controle político repressivo
9. De acordo com a Constituição Federal, acerca do controle de constitucionalidade, analisar os itens abaixo:
I - Com a implantação da súmula vinculante no nosso ordenamento jurídico, não há mais controle difuso de constitucionalidade.
II - Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva a norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em 30 dias.
III - Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.
Está(ão) CORRETO(S):
a. Somente os itens I e III
b. Somente o item I
c. Somente o item III
d. Somente o item II
e. Somente os itens II e III
10. No que tange às disposições legais regulamentadoras da ação direta de inconstitucionalidade, da ação direta de inconstitucionalidade por omissão e da ação declaratória de constitucionalidade, assinale a opção correta. 
a. Não é cabível pedido liminar em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.
b. Existindo norma federal objeto, ao mesmo tempo, de ação declaratória de constitucionalidade e de ação direta de inconstitucionalidade, em homenagem ao caráter ambivalente destas ações, será uma delas extinta sem resolução do mérito por litispendência e a outra terá julgamento de mérito. 
c. Da decisão proferida na ação declaratória de constitucionalidade caberá, tão somente, a oposição de embargos de declaração e o ajuizamento posterior de ação rescisória. 
d. O ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade e de ação direta de inconstitucionalidade por omissão não admite desistência. 
e. Em razão da presunção de constitucionalidade do ordenamento jurídico, a legislação específica da ação declaratória de constitucionalidade admite desistência. 
11. O Supremo Tribunal Federal tem reiterada jurisprudência no sentido de que, apesar da ausência de qualquer ressalva expressa na Constituição, nem todos os legitimados do art. 103 da CF podem propor ação direta de constitucionalidade que tenham por objeto qualquer lei ou ato normativo estadual ou federal. Explique o porquê dessa ressalva feita pela suprema corte.
	Espelho
	Descrição
	Nota
	Conceito de ação direta de inconstitucionalidade
	0,2
	Citar todos e diferenciar os legitimados universais e especiais
	0,8
	Conceituar pertinência temática
	0,5
	Total
	1,5
12. O prefeito do Município de Altamira marcou para a próxima semana a inauguração da rádio comunitária da prefeitura municipal, criada pela Emenda nº 78/18 à Lei Orgânica do Município. A referida emenda foi fruto de proposta de iniciativa popular, assinada por mais de 3/10 dos eleitores do Município e aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores.
	Contudo, não obstante a tamanha aceitação da emenda pela população do município e sua importância prática, ante a extensão geográfica de Altamira,o Governador do Estado ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) perante o Supremo Tribunal Federal (STF), sob os argumentos de que o Município de Altamira não seria ente federado, e a criação de rádio comunitária está em desacordo com a Constituição Estadual. Portanto, caberia apenas ao Estado dispor sobre a criação da rádio, tendo ocorrido, na hipótese, uma verdadeira usurpação de competência por parte do Município.
	Os autos distribuídos para V. Exª como relator da ADI, e foram conclusos para decisão de recebimento do. Redija um texto dissertativo constando os principais pontos de vossa decisão.
	Espelho
	Descrição
	Nota
	Conceito de ação direta de inconstitucionalidade
	0,5
	Rol de leis e atos normativos que podem ser objeto da ADI.
	0,5
	Indeferimento da inicial por manifesta inadmissibilidade.
	1,0
	Total
	2,0
13. Considerando a notícia abaixo, responda o que se pede:
“Para facilitar a vida dos estudantes, o presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira, 6 de setembro, a medida provisória que cria a ID Estudantil. Gratuita, a carteirinha será disponibilizada em ambiente digital, nas lojas Google Play e Apple Store.
A ID Estudantil poderá ser utilizada por todos os estudantes da educação básica, profissional e tecnológica e superior. A tecnologia evitará impressão de papel e reduzirá a burocracia, uma vez que o app estará na palma da mão” (fonte: Dyelle Menezes e Guilherme Pera, do Portal MEC - http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=79971).
	Considerando que a medida provisória citada retira da União Nacional dos Estudantes o monopólio para a expedição de carteiras de estudante, essa entidade poderá ajuizar ação direta de inconstitucionalidade contra a medida provisória? Justifique sua resposta.
	Espelho
	Descrição
	Nota
	Conceito de ação direta de inconstitucionalidade
	0,2
	Rol taxativo do art. 103
	0,3
	A UNE não se enquadra como entidade de classe, não podendo ajuizar ADI
	1,0
	Total
	1,5
14. O Presidente da República publicou decreto de intervenção federal no município do Rio de Janeiro, sob o fundamento de necessidade de “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública” (CF, art. 34, III). Alegou o chefe do Poder Executivo Federal que a segurança pública na cidade é inoperante, motivo pelo qual seu Governo irá por um ponto final nos desmandos de milícias e traficantes da cidade. 
	Indignado o Prefeito da capital fluminense propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o STF alegando, em síntese a afronta das normas constitucionais relacionadas à intervenção federal.
	Os autos foram conclusos para decisão no gabinete de V. Exa.. Considerando que V. Exa. foi sorteado(a) como relator(a) do caso, elabore um texto dissertativos com os principais pontos de v. decisão. 
	Espelho
	Descrição
	Nota
	Conceito de ação direta de inconstitucionalidade
	0,2
	Rol taxativo do art. 103
	0,3
	O prefeito municipal não tem legitimidade para propor ADI
	1,0
	Total
	1,5
15. Em recente julgado o Supremo Tribunal Federal decidiu o seguinte:
A causa de pedir aberta das ações do controle concentrado de constitucionalidade torna desnecessário o ajuizamento de nova ação direta para a impugnação de norma cuja constitucionalidade já é discutida em ação direta em trâmite perante o STF, proposta pela mesma parte processual. [ADI 5.749 AgR, rel. min. Alexandre de Moraes, j. 9-2-2018, P, DJE de 26-2-2018.]
	Considerando seus conhecimentos sobre o tema, elabore um texto dissertativo contendo o conceito e os efeitos da chamada causa de pedir aberta nas ações diretas de inconstitucionalidade.
	Espelho
	Descrição
	Nota
	Conceito de ação direta de inconstitucionalidade
	0,5
	Causa de pedir aberta
	1,0
	Total
	1,5
16. O Estado de Ravenas publicou decreto permitindo o cadastro de reserva de bacharéis em Letras, para ministrar aulas de português na rede pública estadual de ensino. O Governador do Estado explicou que a situação era emergencial, e, por esse motivo, não seria necessário concurso público para o ingresso dos professores.
	O sindicato dos professores do Estado, inconformado com a decisão, ingressou com uma ação de inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, perante o Supremo Tribunal Federal, alegando como parâmetro de controle, o art. 37, II da Constituição:
CF, art. 37 (...)
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; 
	A petição inicial trouxe pedido expresso de declaração de inconstitucionalidade do decreto impugnado e da medida cautelar. A peça foi apresentada em duas vias com cópias do ato impugnado e do parâmetro. Por fim, foi juntada procuração com cláusula “ad-judicia et extra". 
	Os autos foram feitos conclusos para o Ministro relator. 
	Considerando seus conhecimentos sobre o tema, elabore um texto dissertativo com os principais pontos a serem abordados pelo relator do processo.
	Espelho
	Descrição
	Nota
	Conceito de ação direta de inconstitucionalidade
	0,2
	Parte ilegítima para ingressar com a ação
	1,0
	Falta de procuração com poderes especiais
	0,3
	Conclusão pela rejeição limitar da ação.
	0,5
	Total
	2,0

Continue navegando