Buscar

Grandes Éticas Filosóficas

Prévia do material em texto

Ética grega: 
Protágoras : "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, equanto são, das coisas que não são, enquato não são."
Sócrates: Adversário da democracia ateniense e mestre de platão.
O saber universal é o saber a respeito do homem. "conhece-te a si mesmo"
Platão: Mundo das ideias, mestre de Aristóteles, mito da caverna, dualidade platônica 
Santo Agostinho:SÉCULO IV (Patrística) Releitura de platão para explicar o problema do mal.Ele fala que o mal é a verdade a ausência do bem. Deus criou somente o bem. Adicionou o livre arbítrio e ao afastar-se de Deus seria o mal. |elevação ascética até Deus, que culmina no extâse místico ou felicidade, que não pode ser alcançada neste mundo.| Sublinha o valor da experiência da interioridade, da vontade e do amor.
Tomás de Aquino: SÉCULO XIII (ESCOLÁSTICA) Releitura de Aristóteles para explicar a felicidade. Recuperou da ética aristotélica a idéia de felicidade como fim último do ser humano, mas cristianizou essa noção ao identificar Deus como a fonte dessa felicidade. 
Ética de Nietsche: Sua crítica tem início no surgimento da filosofia. A tragédia grega era a representação do equilíbrio entre a razão e a emoção. Esse equilíbrio dava-se através do conflito entre os deuses Apolo, deus da música e da arte, racional, intelectual, estilístico e moderado, e Dionísio, deus do vinho, inebriador dos sentidos humanos, tomando-os de prazer e libertando-lhes os instintos. Para Nietzsche, o homem era a ligação entre essas duas potências (razão e emoção), porém, Sócrates interpretou a arte trágica como irracional, e assim, o racionalismo passou a ser mais valorizado. Quando a razão socrática venceu, os deuses morreram. Essa é a maior crítica de Nietzsche a Sócrates, e a partir dessa crítica, propõe seu novo modo de filosofar, já que afirma que a filosofia é o resultado da relação do homem com a natureza, e que jamais deveríamos ter nos afastado dela. A ética de Kant é baseada na busca de uma lei universal. Para saber se uma ação é moral ou não, primeiro é necessário se perguntar qual é a regra que seguiríamos ao realizar uma determinada ação. Depois, é necessário perguntar se estaríamos dispostos que esta regra fosse utilizada por todas as pessoas em todas as circunstâncias e sem exceção (tornando-se lei universal). Se a resposta for sim, então a ação é moralmente permitida; se não, moralmente proibida.
Ética de Kant : A ética de Kant é baseada na busca de uma lei universal. Para saber se uma ação é moral ou não, primeiro é necessário se perguntar qual é a regra que seguiríamos ao realizar uma determinada ação. Depois, é necessário perguntar se estaríamos dispostos que esta regra fosse utilizada por todas as pessoas em todas as circunstâncias e sem exceção (tornando-se lei universal). Se a resposta for sim, então a ação é moralmente permitida; se não, moralmente proibida.

Continue navegando