Buscar

AVALIAÇÃO - Estudo Transversal IV - Inteligência Emocional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal IV
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O século XXI é marcado pelo advento da sociedade da informação. Nesse modelo de sociedade, as relações interpessoais se tornaram cada vez mais complexas. Deste modo, as pessoas com maior habilidade de desenvolver sua competência emocional, conseguem obter maior sucesso em seus empreendimentos pessoais e profissionais. Quais são as habilidades da competência emocional?
	 a)
	Superar e enfrentar as situações adversas; deixar-se levar pelos impulsos emocionais; compreender as próprias emoções e ser altruísta.
	 b)
	Monitorar e refrear os impulsos emocionais; se desvencilhar de estados de ânimo desfavoráveis; entender que para obter grandes gratificações geralmente é necessário abrir mão de pequenas gratificações, ou, no mínimo, deixá-las para depois.
	 c)
	Conservar estados de ânimo desfavoráveis; compreender a si mesmo; cultivar relações saudáveis; abrir mão de grandes gratificações.
	 d)
	Administrar as situações adversas do cotidiano; regular as ações com maior qualidade; abdicar dos impulsos emocionais; resistência em abrir mão de pequenas gratificações.
	2.
	O desenvolvimento das competências pessoais contribui para melhorar nossa relação intrapessoal e os relacionamentos interpessoais no contexto do trabalho, da família, da escola etc. As competências pessoais pressupõem a consciência de si, a autorregulação e a motivação. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o processo de autorregulação:
	 a)
	O processo de autorregulação é o núcleo do planejamento de ações, abrangendo também a organização e a administração das ações desencadeadas pelas emoções.
	 b)
	A principal característica do processo de autorregulação se dá pelo interesse e satisfação pela atividade em si, ou seja, o envolvimento livre e voluntário, não necessitando de recompensas ou punições.
	 c)
	Trata-se da construção do conhecimento, para o saber, e é individual. Isso inclui o sentir e o saber sobre as próprias emoções, estados de ânimo e sentimentos.
	 d)
	Trata-se do autocontrole emocional, que está associado ao autorreforço e autoeficácia. A autorregulação é um processo psicológico individual que contribui bastante com o desempenho profissional, já que influencia e agencia as ações.
	3.
	Todo indivíduo deveria buscar uma evolução em seu controle emocional, pois acarreta melhorias tanto em sua vida pessoal quanto profissional. No entanto, essa evolução não ocorre como um passe de mágica; é necessário esforço contínuo nesse processo. De acordo com Goleman, há cinco domínios principais para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Sobre esses cinco domínios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conhecer as próprias emoções.
II- Lidar com as emoções.
III- Motivar-se.
IV- Lidar com relacionamentos.
V- Reconhecer emoções nos outros.
(    ) É a capacidade de confortar-se e se livrar da ansiedade, tristeza ou irritabilidade que nos incapacitam frente às situações.
(    ) Pessoas que são mais seguras com relação aos seus sentimentos têm maior consciência de como se sentem ao tomar uma decisão.
(    ) É a capacidade de colocar as emoções em prol de uma meta, é essencial para centrar a atenção, automotivar-se, controlar-se e elevar a criatividade.
(    ) É a capacidade do não julgamento e de compreender melhor as emoções do outro, é a escuta atenta.
(    ) É a arte de se relacionar, que está relacionada em grande parte com a aptidão de lidar com as emoções do outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.oficinadepsicologia.com/os-5-dominios-da-inteligencia-emocional/. Acesso em: 26 mar. 2020.
	 a)
	I - III - IV - V - II.
	 b)
	II - V - IV - III - I.
	 c)
	II - I - III - V - IV.
	 d)
	V - III - I - IV - II.
	4.
	No decorrer da evolução humana, aspectos específicos foram sendo estudados buscando compreender o mistério de como o ser humano funciona. Um dos focos das pesquisas nessa área foi a inteligência e suas divisões. Considerando os tipos de inteligência, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é Inteligência Global:
	 a)
	É a inteligência formada pelo conhecimento comum existente entre todos os países do mundo.
	 b)
	É a inteligência relacionada com as capacidades motoras do indivíduo.
	 c)
	É a inteligência resultante da junção de dimensões intelectuais e emocionais.
	 d)
	É a inteligência que busca entender como o mundo é influenciado pela globalização.
	5.
	A expressão Inteligência Emocional se tornou amplamente conhecida através dos estudos do professor Daniel Goleman da Universidade de Havard. Entretanto, o professor Goleman não foi o primeiro a estudar o conceito de Inteligência Emocional. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois psicólogos pioneiros a explicarem o conceito de Inteligência Emocional:
	 a)
	Gardner e John Mayer.
	 b)
	Jean Piaget e Peter Salovey.
	 c)
	John Mayer e Peter Salovey.
	 d)
	Salovey e Peter Singer.
	6.
	Sabe-se que parte do corpo humano possui funções específicas que controlam e permitem o nosso bom funcionamento. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a parte cujas bases neurais estão associadas às emoções:
	 a)
	Sistema límbico.
	 b)
	Sistema nervoso periférico.
	 c)
	Sistema nervoso central.
	 d)
	Sistema linfático.
	7.
	A empatia não é suficiente para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis. Nesse sentido, há pouca serventia em ter habilidade refinada de compreender as emoções de outras pessoas, se não souber manobrá-las ou usá-las. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as habilidades sociais:
	 a)
	Representam as capacidades de poder manipular as decisões das pessoas. Corresponde à sensibilidade em compreender o que está passando na cabeça das pessoas para poder solucionar problemas.
	 b)
	É imprescindível para formar relacionamentos sociais adequados tanto na esfera pessoal (íntima, familiar) quanto na esfera profissional, acadêmica. Corresponde à sensibilidade para detectar os sinais externos que mostram o que os outros querem ou precisam.
	 c)
	Diz respeito à capacidade de reparar quais são/perceber como são as emoções, os sentimentos, as necessidades, as apreensões das outras pessoas.
	 d)
	Representam as capacidades para induzir respostas desejáveis nos outros. Revelam a capacidade de relacionar-se bem com as emoções alheias, coerentemente. Englobam a maestria em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
	8.
	A falta de inteligência emocional pode acarretar diversos dispêndios ou malefícios a si mesmo e/ou aos demais. Começando pelo fato de que pessoas que necessitam desenvolver sua inteligência emocional com urgência estão fadadas a dilacerar suas relações pessoais em qualquer uma das esferas. Sobre as formas de se agir durante discussões, analise as sentenças a seguir:
I- Demonstre estar prestando atenção a ele, responda de forma longa e complexa para comprovar que está presente na discussão.
II- Se for possível adiar a continuação do diálogo para outro dia, quando ambos estiverem mais serenos, é melhor.
III- Deixe claro que respeita a opinião que diverge da sua, ainda que você não concorde com ela.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Para o psicólogo e professor Daniel Goleman, a emoção é um sentimento que está relacionado a pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos e uma série de tendências para agir. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta emoções básicas:
	 a)
	Culpa; alegria; mágoa; remorso; arrependimento; ingratidão e sabedoria.
	 b)
	Humilhação; confiança; amnésia; repulsa;afinidade; paixão e aversão.
	 c)
	Ira; tristeza; espanto; satisfação; euforia; repugnância; medo; coragem e preguiça.
	 d)
	Ira; alegria; tristeza; medo; prazer; amor; surpresa; nojo e vergonha.
	10.
	Para que as pessoas sejam competentes socialmente, é necessário que as habilidades sejam praticadas e desenvolvidas nos contextos sociais em que estão inseridas. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla as áreas de conhecimento que têm como objeto de estudo o relacionamento interpessoal:
	 a)
	Arqueologia e Serviço Social.
	 b)
	Filosofia e Teologia.
	 c)
	Pedagogia e Ciências Sociais.
	 d)
	Psicologia e Sociologia.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais