Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando que se compreende por cultura(s) urbana as formas de manifestação cultural, artística, esportiva, de expressão típicas das áreas urbanas, assinale a alternativa INCORRETA:
O hip hop, por exemplo, é um movimento sociocultural urbano, cuja origem se deu em Nova Iorque, nas comunidades afrodescendentes e latinas, constituído de música, dança, pintura e poesia.
Identidades urbanas, como roqueiros e góticos, criam espaços de convivência e modos de se vestir que são peculiares ao grupo, formulando uma identidade cultural tipicamente urbana.
  Não existem guetos urbanos na Europa e nos Estados Unidos, apenas no Brasil, pois em nosso país há muita pobreza e segregação social e cultural.
  Alguns autores denominam tribos urbanas para os microgrupos que têm como premissa a interação social entre amigos e/ou de grupos com o mesmo gosto musical, de pensamento, formas de se vestir, preferência artística em comum, entre outros.
Alguns definem que o termo tribo urbana não é adequado, pois o conceito de tribo deve estar associado aos povos tradicionais que vivem de maneira tribal, caso de alguns povos indígenas.
Considerando que não se deve entender a etnografia como descrição de raças ou da cor da pele. Desse modo, não existe cultura do negro e do branco, pois cor da pele e/ou raça não é a mesma coisa que cultura, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I    Em princípio, trata-se de uma decisão pessoal ou do grupo escolher a sua religião, seu modus vivendi e cultura, de forma que onde a pessoa nasceu e viveu não tem influência alguma sobre tal escolha, ou seja, o espaço, o lugar não tem interferência na religião.
II    A cultura tem relação com o homem, com o tempo, com o ambiente no qual vive e sua comunidade ou grupo. Trata-se, portanto, de uma interação entre os elementos do tempo, da etnia, da comunidade, do ambiente que caracterizam uma determinada cultura.
III    Considera-se também que as formas de existência dos grupos sociais – classes, castas e/ou outras formas de estratificação ou hierarquia social –contribuem também para certos hábitos, costumes, modos de vida que lhe são peculiares – de formas de expressão, hábitos de consumo, alimentação etc.
IV    Não se trata de ser melhor ou pior, de valorizar essa ou aquela forma de cultura, por exemplo, se da cultura popular ou da elite, mas há condições ou características bem díspares entre as quais.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Grupo de escolhas da pergunta
  F, V, F, V.
  F, V, V, V.
  F, F, F, V.
  F, F, V, V.
  V, V, F, F.
Na Amazônia os povos tradicionais não indígenas possuem um modo de vida baseado na atividade extrativista, seja ela aquática ou florestal, vivendo grande parte nas margens de rios, igarapés, várzeas e lagos (NASCIMENTO et al., 2013).
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, assinale a alternativa INCORRETA:
Os povos tradicionais amazônidas são exclusivamente os ribeirinhos, que vivem do extrativismo – da caça, pesca e coleta de vegetais da floresta.
  O rio constitui a base de sobrevivência dos ribeirinhos, fonte de alimento e via de transporte, graças, sobretudo, às terras mais férteis de suas margens.
  O ribeirinho também está inserido entre os povos tradicionais da Amazônia, cujo termo refere-se àquele que anda pelos rios.
  São povos que aprenderam por meio do uso dos recursos naturais e das relações sociais a conviver com o rio, a floresta, fazendo destes, elementos de representações de sua própria vida, as identidades coletivas.
  Esses povos possuem estreita relação com os rios nos quais tem muito mais que o alimento, tem todo um complexo cultural forjado nas suas múltiplas relações que com ele estabeleceram ao longo da ocupação de suas margens como localização estratégica e da consolidação das comunidades como forma de organização social.
Considerando que na história brasileira, originalmente, a palavra quilombo se referia aos ambientes apropriados pelos escravos que fugiam e resistiam à escravidão, e a partir dos quais constituam espaços e modos de vida próprios, assinale a alternativa INCORRETA:
Grupo de escolhas da pergunta
  Há também casos de terras onde esses se situam e que foram desapropriadas dos antigos jesuítas, por doação ou concessão de terras de antigos proprietários rurais.
Muitas vezes eram territórios móveis, pois à medida que tais espaços eram descobertos, eram buscados novos locais para se viver. O mais conhecido desses quilombos no Brasil foi o de Palmares, situado na região de Alagoas.
Há territórios quilombolas até mesmo em propriedades cujos donos as abandonaram parcialmente, situações comuns, por exemplo, com a produção do algodão no sertão nordestino.
O termo quilombola, expressão usada para terras onde negros oriundos de antigas famílias de escravos ainda vivem atualmente, não tem relação direta somente com as antigas localidades de fugas de escravos do passado.
  Os quilombolas são territórios exclusivamente onde viveram escravos ou seus descendentes em terras públicas.
No século XX, a maioria dos grupos indígenas no território brasileiro estava situada principalmente na Amazônia, região cuja ocupação ainda era menor do que outras existentes no Brasil. Grupos indígenas também estavam distribuídos em pequenos territórios em outras partes do País, alguns mais isolados, outros mais integrados ao modo de vida social e cultural das regiões brasileiras.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
Em 1961, foi criado o Parque Nacional do Xingu, situado no Norte do Mato Grosso, reunindo algumas etnias indígenas, sendo o primeiro território indígena constituído formalmente no Brasil, por Lei.
POSTERIORMENTE
Em 1967, no período dos governos militares, foi criada a Fundação Nacional do Índio (Funai), mantendo a tutela dos grupos indígenas e de suas terras por meio, incialmente, de uma política de assimilação do indígena ao modo de vida do “branco”, desconsiderando sua diversidade.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Grupo de escolhas da pergunta
  as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
  as duas são falsas.
  a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
  a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Avançou, porém, o sistema de demarcação de terras de alguma forma articulada ao conceito de etnias, resultado dos maiores conhecimentos antropológicos adquiridos sobre os índios nas décadas de 1950 em diante (VAINFAS, 2007, p. 57).
Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I    Os trabalhos dos Villas-Boas e tantos outros jogaram papel decisivo na repercussão política de conceitos mais ligados à “etnicidade” dos grupos indígenas, superando-se pouco a pouco a noção genérica de índio.
II    Reforçou-se, nessa época, a tentativa de assimilação dos grupos indígenas à cultura cristã e à inserção dos grupos à vida urbana.
III    A Constituição de 1988 reconheceu a organização social, as crenças, línguas e tradições dos grupos indígenas, garantindo-lhes a posse das terras tradicionalmente ocupadas.
IV    Pode-se dizer que triunfaram, politicamente, os conceitos ligados à “etnicidade” e o reconhecimento das alteridades sobre as noções de “aculturação” ou “civilização” – que pressupunham, na ação política, a eliminação dos índios, ao menos do ponto de vista cultural.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
  F, V, F, V.
  V, F, V, V.
  V, F, V, F.
  F, F, F, V.
V, V, V, F.
É um ramo da Antropologia que busca descrever as tradições e culturas dos povos, mediante coleta de dados, análises e interpretações, principalmente a partir de trabalho de campo feito por um antropólogo. Não se deve considerá-la como descrição de raças ou da cor da pele. Desse modo, não existe culturado negro e do branco, pois cor da pele e/ou raça não é a mesma coisa que cultura.
Trata-se da
Grupo de escolhas da pergunta
  tribo.
  linguística.
  etnografia.
história.
  sociologia.
 Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre comunidades tradicionais:
I    Apesar de existirem diversos povos e comunidades tradicionais no Brasil, caso dos caiçaras, dos ribeirinhos da Amazônia, não existem leis para protegê-los.
II    São considerados povos e comunidades tradicionais no Brasil, por exemplo, os faxinais, no Paraná, os povos indígenas e os povos quilombolas, entre outros. 
III    São grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.
É FALSO o que se afirma em
I, apenas
I, II e III.
  III, apenas.
  II, apenas.
  II e III, apenas.
.

Mais conteúdos dessa disciplina