Buscar

Cancer Colo do UTERO

Prévia do material em texto

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Relatório
Câncer Colo do Útero
Itabuna/Bahia
Nutrição /6ºSemestre
2018
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Patologia
Relatório
Câncer Colo do Útero
Este relatório visa sobre o assunto
 Câncer de colo do útero
 Com informações apresentadas em sala.
Introdução
	
O câncer do colo uterino apresenta se como importante problema de saúde publica mundial, principalmente nas regiões menos desenvolvidas. É uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. É o terceiro tumor mais freqüente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. 
Câncer Colo do Útero
O câncer do colo do útero se constitui num importante problema de saúde pública a nível mundial, com altos impactos nos países em desenvolvimento, já que 80 % dos casos se concentram nestes países. Sendo assim, o Brasil está entre os países que compartilham de elevada incidência e mortalidade por esta neoplasia. Contudo, o câncer do colo do útero tem uma história natural bem conhecida, evolução lenta, fácil diagnóstica que permite a identificação das lesões precursoras da doença e chance de cura em quase 100 % dos casos se diagnosticado precocemente. O diagnóstico precoce é feito a partir da realização do exame preventivo, estratégia adotada oficialmente pelo Ministério da Saúde, que deve ser ofertado a todas as mulheres que já tenham iniciado a vida sexual ou que estejam na faixa etária compreendida entre os 25 e 64 anos. Diante destas considerações, este estudo teve como objetivo compreender as dimensões influenciadoras da não realização do exame preventivo do câncer do colo do útero pelas mulheres. É uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.
Prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região ano genital. Conseqüentemente, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. s principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se evitar o tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.
Conclusão
O exame preventivo do câncer do colo do útero ou exame Papanicolau é a principal estratégia para prevenção e detecção precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados, sendo fundamental que os mesmos orientem sobre o que é, e qual a importância do exame, pois sua realização periódica permite a detecção precoce, reduzindo os índices de mortalidade por esta neoplasia. Com este estudo demonstra-se que o câncer de colo uterino tem cura, desde que seja descoberto no inicio e tratado, e que pequenas atitudes e algumas orientações podem transformar a saúde feminina no aspecto global, contribuindo para uma vida plena, saudável e com qualidade.
	
Referências
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/doenca-de-saude-publica-cancer-do-colo-do-utero/55537
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero

Continue navegando