Buscar

AVALIAÇÃO SAUDE DO HOMEM - I

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO SAUDE DO HOMEM - I
	
	1a Questão
	
	
	
	No Brasil, o câncer de pênis representa cerca de 2% de todas as neoplasias que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, existindo Estados, como é o caso do Maranhão, em que sua incidência supera até a do câncer de próstata. De acordo com o programa de política nacional de saúde do homem - SUS, as principais causas para o aparecimento do câncer de pênis são:
		
	 
	As baixas condições socioeconômicas e a má higiene íntima no homem.
	
	A baixa dosagem do hormônio testosterona e idade entre 45 e 60 anos.
	
	Apresentar infecção urinária recorrente e uso indiscriminado de antibióticos.
	
	Baixa imunidade e contaminação recorrente por doenças sexualmente transmissíveis.
	
	A dificuldade dos homens em procurar o médico urologista e a infecção recorrente por doenças sexualmente transmissíveis.
	Respondido em 16/04/2020 14:16:55
	
Explicação:
A causa exata da maior parte dos cânceres de pênis é desconhecida. No entanto, os pesquisadores descobriram que a doença está relacionada com uma série de outras condições descritas no nosso conteúdo fatores de risco para câncer de pênis. Atualmente as pesquisas estão direcionadas em identificar quais desses fatores de risco podem tornar as células normais do pênis em células cancerosas.
Por exemplo, algumas pesquisas mostraram que as células normais se autorregulam, produzindo substâncias denominadas genes supressores de tumor para manter o crescimento celular sob controle e não se tornarem cânceres. Duas proteínas (E6 e E7) produzidas pelo vírus do papiloma humano (HPV) podem bloquear a função desses genes supressores de tumores nas células, provavelmente tornando-as cancerosas.
O tabagismo produz produtos químicos causadores de câncer que se disseminam pelo corpo podendo danificar o DNA das células do pênis. Danos no DNA afetam os genes que controlam o crescimento celular podendo contribuir para o desenvolvimento do câncer.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os acidentes de trânsito representam 26,9% das mortes violentas, especialmente com motocicletas. A maioria dos homens mortos por acidente de trânsito também estava na faixa dos 20 aos 39 anos como no caso dos homicídios. Nas mortes causadas por acidentes de transporte terrestre, em todo o Brasil, a maior parcela ocorreu entre os mais vulneráveis que são os:
		
	 
	Pedestres.
	
	Motoristas de veículos.
	 
	Motociclistas.
	
	Motoristas de taxis.
	
	Outros ocupantes do veículo.
	Respondido em 16/04/2020 14:20:52
	
Explicação:
Efetua-se uma reflexão sobre a condição masculina diante da violência, situando o tema no campo interdisciplinar da Saúde Pública. Usam-se dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Sistema de Autorização para Internação Hospitalar referentes às causas externas para o Brasil e suas capitais, de 1991 a 2000. As populações usadas nas taxas foram estimadas pelo IBGE e disponibilizadas na home page do Datasus/MS. Destaca-se que os homens são as maiores vítimas da violência. A taxa média de mortalidade masculina por essas causas na década foi de 119,6/100.000 habitantes, sendo 5 vezes maior que a taxa média observada para as mulheres (24/100.000 habitantes). Dos 15 aos 19 anos, os homens morrem 6.3 vezes mais que as mulheres; dos 20 aos 24 anos suas taxas são 10.1 vezes maior que a das mulheres. Nos homicídios esse risco é de quase 12 óbitos masculinos em relação a cada morte feminina.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os sinais e sintomas dos AIT¿s (ataques isquêmicos transitórios) e AVC¿s (acidentes vasculares cerebrais) devem ser amplamente conhecidos dos profissionais de saúde e da população geral, pois isso permite que o reconhecimento clínico seja rápido e as medidas terapêuticas possam ser imediatamente iniciadas. Abaixo, as principais manifestações clínicas dos AVC¿s isquêmicos, EXCETO:
		
	 
	dificuldades para caminhar de início súbito.
	
	dificuldade de expressão da fala (afasia de Broca) ou de compreensão da fala (afasia de Wernicke)
	 
	instabilidade postural e hipertonia com incoordenação motora.
	
	hemiparesia ou hemiplegia súbita
	
	déficit de pares cranianos e perda súbita da coordenação motora (dismetria e disdiadococinesia)
	Respondido em 16/04/2020 14:23:15
	
Explicação:
Os sinais e sintomas do AVC têm início súbito e podem se manifestar isoladamente ou combinados:
· Perda de força, adormecimento ou paralisia da face ou algum membro de um lado do corpo;
· Alterações da visão (perda de visão, visão turva, visão dupla, sensação de "sombra" na visão);
· Dificuldade para falar ou entender frases;
· Desequilíbrio, tontura, falta de coordenação ao caminhar ou queda súbita;
· Dor de cabeça forte e persistente;
· Dificuldade para engolir.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Vários são os motivos para a violência causar mais mortes entre os homens do que entre as mulheres onde pode ser citado: I- O estilo de vida que os homens adotam compromete sua saúde. II- O abuso de álcool e outras drogas em maior quantidade. III- A crença da invulnerabilidade à acidentes. IV- O envolvimento na maioria das situações violentas e de risco. Analise as afirmações e responda:
		
	
	Todas as afirmações estão erradas
	 
	Todas as afirmações estão corretas
	
	Apenas I, II e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas II, III e IV estão corretas
	Respondido em 16/04/2020 14:25:41
	
Explicação:
O psicoterapeuta carioca Sócrates Nolasco juntou num só livro dois temas explosivos: masculinidade e violência. Em De Tarzan a Homer Simpson ¿ banalização e violência masculina em sociedades contemporâneas ocidentais, recém-lançado pela editora Rocco, ele diz que a violência não tem raça, cor, idade ou classe social, mas tem sexo. ¿É macho¿, afirma. Os homens são causa e consequência; matam mais e morrem mais. Eles são 90% do contingente carcerário e, disparado, as maiores vítimas de acidentes de trânsito, de ingestão de álcool e drogas, além de cometerem mais suicídio. Esses dados são interpretações qualitativas de números nacionais, como os do IBGE e do Instituto de Estudos da Religião (Iser), e internacionais, como os da ONU. No final, uma constatação lamentável e verdadeira: atrás de tudo, a associação de violência à virilidade e masculinidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A violência é um fenômeno difuso, complexo, multicausal, com raízes em fatores sociais, culturais, políticos, econômicos e psico-biológicos, que envolve práticas em diferentes níveis. Com relação ao público masculino podemos afirmar que:
a) O homem é mais vulnerável à violência, seja como autor, seja como vítima. Os homens adolescentes e jovens são os que mais sofrem lesões e traumas devido a agressões, e as agressões sofridas são mais graves e demandam maior tempo de internação, em relação à sofrida pelas mulheres.
b) Determinados processos de socialização têm o potencial de envolver os homens em episódios de violência. A agressividade está biologicamente associada ao sexo masculino e, em grande parte, vinculada ao uso abusivo de álcool, de drogas ilícitas e ao acesso as armas de fogo. Sob o ponto de vista sociocultural, a violência é uma forma social de poder que fragiliza a própria pessoa que a pratica.
c) A integralidade na atenção à saúde do homem implica na visão sistêmica sobre o processo da violência, requerendo a des-essencialização de seu papel de agressor, por meio da consideração crítica dos fatores que vulnerabilizam o homem à autoria da violência, a fim de intervir preventivamente sobre as suas causas, e não apenas em sua reparação.
d) A violência no sentido amplo deve ser compreendida como determinante dos indicadores de morbimortalidade por causas externas em todas as suas dimensões, a saber: acidentes por transporte, agressões e lesões autoprovocadas voluntariamente e/ou suicídios, de acordo com os dados que serão apresentados napresente política.
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas A e D estão corretas.
	
	Somente as afirmativas C e D estão corretas.
	
	Nenhuma afirmativa está correta.
	
	Somente as afirmativas A e C estão corretas.
	Respondido em 16/04/2020 14:29:41
	
Explicação:
A violência é um fenômeno difuso, complexo, multicausal, com raízes em fatores sociais, culturais, políticos, econômicos e psico-biológicos, que envolve práticas em diferentes níveis. O homem é mais vulnerável à violência, seja como autor, seja como vítima. Os homens adolescentes e jovens são os que mais sofrem lesões e traumas devido a agressões, e as agressões sofridas são mais graves e demandam maior tempo de internação, em relação à sofrida pelas mulheres (Souza, 2005).
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A violência é um fenômeno difuso, complexo, multicausal, com raízes em fatores sociais, culturais, políticos, econômicos e psico-biológicos, que envolve práticas em diferentes níveis. Com relação à saúde do homem pode-se afirmar:
 
I. O homem é menos vulnerável à violência, seja como autor, seja como vítima.
II. Os homens têm ocupado, ao longo dos anos, o primeiro lugar em várias estatísticas indesejadas: são maiorias entre as vítimas de homicídio, mortes por acidentes de trânsito, uso indevido de drogas, sejam elas as bebidas alcoólicas ou outras, e os que mais tentam o suicídio.
III. Os homens são os grandes protagonistas de atos violentos contra mulheres e/ou crianças, em âmbito público ou doméstico.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	 II e III  apenas.
	
	 I e II apenas.
	
	 Somente a II.
	
	I, II e III.
	
	 Somente a I.
	Respondido em 16/04/2020 14:31:15
	
Explicação:
O homem é MAIS vulnerável à violência, seja como autor, seja como vítima. Acesse http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/21/CNSH-DOC-PNAISH---Principios-e-Diretrizes.pdf  para maior conhecimento.
 Violência é definida pela Organização Mundial da Saúde como "o uso intencional de força física ou poder, ameaçados ou reais, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resultem ou tenham grande probabilidade de resultar em ferimento, morte, dano psicológico, mau desenvolvimento ou privação¿, embora o grupo reconheça que a inclusão de "uso do poder" em sua definição expande a compreensão convencional da palavra. O homem é mais vulnerável à violência, seja como autor, seja como vítima. Os homens adolescentes e jovens são os que mais sofrem lesões e traumas devido a agressões, e as agressões sofridas são mais graves e demandam maior tempo de internação, em relação à sofrida pelas mulheres.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	1. A saúde do homem relacionada a violência deve ser um objeto prioritário das ações do Sistema Único de Saúde, que, em conjunto com outros segmentos dos serviços públicos e da sociedade civil, deve continuar a buscar formas efetivas para o seu enfrentamento, PORQUE no Brasil acidentes e violências são agravos de expressivo impacto na morbimortalidade da população masculina e constituem em importante problema de saúde pública.
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	Respondido em 16/04/2020 14:38:24
	
Explicação:
Efetua-se uma reflexão sobre a condição masculina diante da violência, situando o tema no campo interdisciplinar da Saúde Pública. Usam-se dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Sistema de Autorização para Internação Hospitalar referentes às causas externas para o Brasil e suas capitais, de 1991 a 2000. As populações usadas nas taxas foram estimadas pelo IBGE e disponibilizadas na home page do Datasus/MS. Destaca-se que os homens são as maiores vítimas da violência. A taxa média de mortalidade masculina por essas causas na década foi de 119,6/100.000 habitantes, sendo 5 vezes maior que a taxa média observada para as mulheres (24/100.000 habitantes). Dos 15 aos 19 anos, os homens morrem 6.3 vezes mais que as mulheres; dos 20 aos 24 anos suas taxas são 10.1 vezes maior que a das mulheres. Nos homicídios esse risco é de quase 12 óbitos masculinos em relação a cada morte feminina.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Há disparidades nas taxas de mortalidade por causas externas entre homens brancos e homens negros no Estado de São Paulo. PORQUE Segundo pesquisas, homens negros morrem duas vezes mais do que os homens brancos, atingindo seu maior índice na faixa etária dos 20 aos 24 anos, respectivamente três vezes mais.
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.

Continue navegando