Buscar

Questões sobre Serviço Público

Prévia do material em texto

· 1. Preencha corretamente a lacuna abaixo: Em síntese, podemos identificar três distintas acepções de serviço público, a saber: a) : Considera que determinadas atividades, por sua natureza, devem ser consideradas serviço público; seria serviço público toda atividade que tem por objeto a satisfação de necessidades coletivas. É adotada pela escola essencialista. b) : Considera público qualquer serviço prestado diretamente pelo Estado. Essa concepção entrou em declínio a partir do surgimento das formas de prestação indireta de serviços públicos mediante delegação a pessoas privadas. c) : Considera serviço público qualquer atividade de oferecimento de utilidade material à coletividade, desde que, por opção do ordenamento jurídico, essa atividade deva ser desenvolvida sob regime de Direito Público.
 Peso: 1.
	
a) Formal - Informal - Subjetiva
	
b) Material - Subjetiva - Formal
	
c) Subjetiva - Aplicativa - Subsidiária
	
d) Legal - Formal - Coletiva
· 
· 2. Dentre as alternativas abaixo, qual não representa competência da União, nos termos da Constituição Federal:
 Peso: 1.
	
a) Manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais.
	
b) Declarar a guerra e celebrar a paz.
	
c) Assegurar a defesa nacional.
	
d) Mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
· 
· 3. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso): a) Princípio da Continuidade: significa que a prestação do serviço público não pode sofrer interrupção, devendo ser promovida de forma contínua e intermitente. b) Princípio da Generalidade: está previsto no art. 6º, § 2º, da Lei n. 8987/95 e exige que o serviço seja prestado de acordo com o “estado da técnica”, isto é, utilizando-se das técnicas mais modernas possíveis. c) Princípio da Segurança: Os serviços públicos devem ser prestados de modo a não causarem danos e/ou riscos de danos aos administrados em geral. d) Modicidade: A modicidade das tarifas também é princípio atinente ao tema em estudo, determinando que as tarifas cobradas para os usuários dos serviços sejam as mais baixas possíveis, a fim de, manter a prestação do serviço à maior parte da coletividade.
 Peso: 1.
	
a) V-F-F-V
	
b) V-F-V-V
	
c) F-F-V-V
	
d) F-F-F-V
· 
· 4. Todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
 Peso: 1.
	
a) Princípio da Eficiência: Deve o Estado prestar seus serviços com a maior eficiência possível.
	
b) Princípio da Igualdade: Os serviços públicos devem ser prestados de modo isonômico a todos os usuários, sem privilégios ou discriminações.
	
c) Princípio da Cortesia: Autoriza mudanças no regime de execução do serviço para adaptá-lo ao interesse público, que é sempre variável no tempo.
	
d) Princípio da Economicidade: A economicidade carrega a noção de prestação do serviço de forma eficiente, com resultados positivos à sociedade e com gastos dentro dos limites da razoabilidade.
· 
· 5. Assinale a alternativa incorreta:
 Peso: 1.
	
a) Serviço Público Delegável: são aqueles que, por sua natureza ou pelo fato de assim dispor o ordenamento jurídico, comportam ser executados pelo Estado ou por particulares colaboradores. Como exemplo, os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, sistema de telefonia etc.
	
b) Serviços indelegáveis: por outro lado, são aqueles que só podem ser prestados pelo Estado diretamente, ou seja, por seus próprios órgãos ou agentes. Exemplifica- se com os serviços de defesa nacional, segurança interna, fiscalização de atividades, serviços assistenciais etc.
	
c) Serviços próprios do Estado: são aqueles vinculados às atribuições essenciais do Poder Público, sendo em regra prestados diretamente pelo Estado, de modo gratuito ou mediante baixa remuneração. Exemplo: saúde pública e segurança pública.
	
d) Serviços impróprios do Estado: São serviços públicos cuja execução é praticamente “imposta” pela Administração Pública aos administrados, na medida em que estes últimos são obrigados a aderir à sistemática de prestação do serviço existente.
· 
· 6. Preencha corretamente a lacuna abaixo: Incumbe ao Poder Público,_______________, diretamente ou sob regime de_______________, sempre através de _______________, a prestação de serviços públicos.
 Peso: 1.
	
a) na forma a lei - concessão ou permissão - licitação
	
b) por meio de resolução - delegação - autorização
	
c) na forma de delegação - contratação – concurso público
	
d) por meio de decreto - concessão - concorrência
· 
· 7. Assinale a alternativa incorreta:
 Peso: 1.
	
a) Os órgãos públicos são, centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.
	
b) Agente público é toda pessoa física que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta.
	
c) É necessário destacar que, o cargo ou função pública pertence ao estado e não ao agente, desta forma poderá o Estado, ampliar, suprimir ou alterar os cargos e funções, não gerando direito adquirido ao agente titular, o mesmo não acontece se o agente desaparecer, o cargo ou função continuará existindo e disponível a administração pública.
	
d) Os servidores estatutários são contratados para cargo público no regime celetista, regulamentado no âmbito federal pela CLT.
· 
· 8. Todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
 Peso: 1.
	
a) Os agentes políticos são pessoas físicas titulares de cargos do primeiro escalão do Governo que exercem funções políticas e constitucionais.
	
b) São servidores públicos as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às Entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos.
	
c) Empregados Públicos são os contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do art. 37, IX, da Constituição; seu regime é contratual, mas eles são meros exercedores de funções públicas às quais não corresponde nem cargo nem emprego público.
	
d) Empregados públicos são os titulares de empregos públicos, sujeitos ao regime da CLT. São chamados de celetistas.
· 
· 9. Assinale a alternativa incorreta:
 Peso: 1.
	
a) Cargos públicos são as mais simples unidade e indivisíveis unidades de competência a serem expressas por um agente, prevista em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de direito público e criadas por lei, salvo os serviços auxiliares do legislativo.
	
b) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se a todas as atribuições da administração pública.
	
c) Cabe a cada ente federado (a União, os Estados Membros e o Distrito Federal), regular por lei sobre a organização de seus servidores com a devida autonomia delegada pela constituição.
	
d) A exoneração é a extinção do vínculo estatutário a pedido do servidor ou quando cabível, em virtude de avaliação discricionária da autoridade competente.
· 
· 10. Todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
 Peso: 1.
	
a) Provimento é o ato pelo qual o se efetua o preenchimento do cargo público, com a designação de seu titular.
	
b) A exoneração constitui o desligamento do cargo com caráter de sanção, aplicável nas hipóteses previstas em lei, diferente de demissão que é o desligamento sem caráter sancionador e pode ser a pedido ou a ex-oficio.
	
c) O cargo de provimento em comissão é o que se dá através de nomeação independente de concurso e em caráter transitório, a possibilidade em relação a esses cargos somente se dará mediante lei que a declare e provimento em comissão.
	
d) A criação, transformação e extinção de cargos, funções ou empregos do poder Executivo exige lei deiniciativa do Presidente da República, dos governadores dos Estados e do Distrito Federal e dos Prefeitos Municipais abrangendo a administração direta, autárquica e fundacional.

Continue navegando