Buscar

Instituições e Organização do Estado Apol 4 Nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
As agências reguladoras começaram a ser criadas no Brasil em 1997, abrangendo áreas diversas, como telecomunicações, aviação civil e energia. São frutos de uma nova visão do papel do Estado brasileiro no domínio econômico.
Dentre as opções abaixo, identifique aquelas que se relacionam com os poderes e as características das agências reguladoras.
I- possuem competência para expedir normas operacionais e de serviço, que devem ser obedecidas pelas empresas concessionárias destes serviços.
II- têm a atribuição para aplicar punições às empresas que infringem as suas determinações ou a lei.
III- As punições aplicadas pelas agências reguladoras não podem ser anuladas pelo Poder Judiciário.
IV – Elas possuem autonomia financeira em relação ao governo federal.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas  I, II e IV, apenas.
Você acertou!
A alternativa “D” é a correta. Para que possam exercer com eficiência o seu papel, sem intervenções políticas, as agências reguladoras precisam ter acesso a recursos próprios. Por isto gozam de autonomia financeira. Para que possam agir de forma técnica, tem poderes para editar regulamentos e para impor punições. Porém, é preciso respeitar o direito de defesa das empresas fiscalizadas, que podem recorrer administrativamente, assim como recorrer ao Poder Judiciário.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado
Na visão econômica liberal existe a crença de que as distorções que venham a atingir a atividade econômica serão naturalmente corrigidas por uma espécie de “mão invisível” que, movida pela oferta e pela procura, em um ambiente de livre iniciativa, reequilibra o estado das coisas. Contudo, Você já estudou sobre as origens e a natureza do mercado, assim como as vantagens que os economistas liberais atribuem à livre concorrência. Contudo, no mundo real, a experiência parece mostrar que a liberdade aplicada em excesso muitas vezes leva ao surgimento de oligopólios, trustes e carteis.
Sobre este aspecto, identifique entre os exemplos hipotéticos abaixo situações que estejam relacionadas com as figuras dos oligopólios, trustes e carteis.
I- Quatro empresas, já detendo a maior parte do mercado de sabão em pó, combinam-se para estabelecer preços elevados que lhe garantam elevadas margens de lucro.
II- Uma empresa faz propaganda enganosa sobre as qualidades dos seus produtos, atribuindo a eles qualidades que não possuem.
III- Duas empresas do mercado de cimento do estado de São Paulo se unem para impedir que uma empresa estrangeira consiga se estabelecer na região. Para tanto, compram insumos que seriam necessários para o funcionamento da nova rival.
IV- Uma empresa finge ter parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para convencer pessoas idosas a pegarem dinheiro emprestado.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
Você acertou!
A opção “a” é a correta. Embora as afirmativas II e IV constituam práticas abusivas, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não constituem hipóteses de oligopólios, trustes e carteis.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas  I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado
Nas décadas de 1960 e 1970 o Brasil passou por alguns anos de forte crescimento econômico, sob um modelo de grande intervenção do Estado na atividade econômica, inclusive por meio de empresas estatais. A partir da década de 1990 podemos identificar um modelo econômico bastante diferente, onde se destacam as Agências Reguladoras.
Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que melhor se relaciona com a função das Agências Reguladoras.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Elas têm como função fiscalizar a atividade das sociedades anônimas, especialmente no tocante à emissão de ações e debêntures.
	
	B
	Elas têm como função fiscalizar os contratos entre a administração pública e as empresas que prestam serviços ao governo.
	
	C
	Elas estão relacionadas com o novo perfil do Estado brasileiro, que cada vez mais está tomando para si o exercício de atividades lucrativas.
	
	D
	Elas estão relacionadas à figura de um Estado brasileiro que prefere fiscalizar e regular, transferindo a execução dos serviços públicos à iniciativa privada.
Você acertou!
A resposta correta é a “d”. As agências reguladoras surgiram no momento em que o Estado brasileiro renunciou ao seu papel intervencionista, com grandes empresas estatais nas áreas de energia, mineração e telefonia. Buscou-se um Estado fiscalizador e regulador da boa prestação dos serviços públicos e de outras atividades econômicas estratégicas, transferindo a execução direta à iniciativa privada, por meio das privatizações. As agências reguladoras servem para fiscalizar e garantir o bom exercício das empresas privadas que assumiram as atividades antes exercidas diretamente pelo Estado.
	
	E
	Elas foram criadas para reforçar a defesa do meio ambiente, como órgãos regionais de apoio ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
As sociedades anônimas geralmente são formadas para grandes empreendimentos, que exigem aporte de vultosos recursos, por exemplo, a exploração de petróleo, a construção de portos, a criação de empresas na área da telefonia etc.
Existem sociedades anônimas abertas e sociedades anônimas fechadas.
Sobre sociedades anônimas, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
I - as sociedades anônimas abertas podem ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores e nos balcões das corretoras de valores. 
II – As sociedades anônimas fechadas dependem de novos investidores e de aumento de capitais. Estas empresas, ao se fecharem, começam a serem fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
III – Independente da sociedade anônima, seja ela aberta ou fechada, todas precisam ter uma diretoria, que é o órgão executivo da entidade, representando-a legalmente, “praticando os atos judiciais ou extrajudiciais necessários para regularidade de seu funcionamento e executando deliberações da assembleia geral e do Conselho de Administração” (Diniz, 2011, p. 121).
Nota: 20.0
	
	A
	A- Está correta apenas a alternativas I
	
	B
	B – Estão corretas apenas as alternativas I e II
	
	C
	C – Estão corretas as alternativas I, II e III
	
	D
	D – Estão corretas apenas as alternativas I e III
Você acertou!
Estão corretas apenas as alternativas I e III, conforme capítulo 04, páginas 148 e 149 do livro base.
	
	E
	E – Estão corretas Apenas II e III
Questão 5/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Para ADIZES (2004) há vários estágios no ciclo de vida das organizações, cada ciclo traz consigo algumas características peculiares, bem como, formas de gestão distintas.
 
Fonte: ADIZES, I.; Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Editora Pioneira, 2004.
Assinale abaixo, qual é o ciclo no qual as empresas deveriam trabalhar arduamente para permanecer nele:
Nota: 20.0
	
	A
	Adolescência
	
	B
	Aristocracia
	
	C
	Plenitude
Você acertou!
segundo o que está descrito na Rota, baseando em Adizez é a Plenitude, pois:
É o ponto mais favorável do ciclo, o desafio é manter-se nele;
Neste momento ela atinge um equilíbrio de autocontrole e flexibilidade;
Algumas características da organização plena são:
· Sistemas e estrutura organizacional funcional;
· Visão e criatividade institucionalizada;
· Orientação para resultados;
· A organização planeja e segue seus planos;
· A organização mantém o crescimento e o aumento da lucratividade;
· A organização passa a gerar novas organizações criança.
Elas sabem que chegaram onde planejaram e mais que isso, tem claro para onde estão indo e como chegar lá
O orçamento é compatível com sua realidade financeira, há equilíbrio entre o planejado e executado;D
	Estabilidade
	
	E
	Segurança

Continue navegando