Buscar

INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÃO D O ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Instituições e Organização do Estado
Um pensador nascido no século XVII escreveu o seguinte:
“A Liberdade dos homens submetidos a um governo é ter uma regra permanente para viver, comum a todos os membros desta Sociedade, votada pelo Poder Legislativo; uma liberdade de seguir sua própria vontade em todas as coisas, desde que não proibido pelas normas; e não estar sujeito à inconstante, incerta e desconhecida vontade arbitrária de outro homem.”
Este pensamento está relacionado com qual sistema econômico ou político:
Nota: 10.0
	
	A
	Mercantilismo
	
	B
	Absolutismo
	
	C
	Liberalismo
Você acertou!
A frase citada, escrita por Locke (Second Treatise of Civil Government, Ch. II, sec. 11) carrega o espírito de liberdade e de individualismo típico do liberalismo econômico clássico. Resposta “C”.
	
	D
	Feudalismo
Questão 2/10 - Instituições e Organização do Estado
Após a estagnação econômica que atingiu muitos países ocidentais no final da década de 1970, começou-se a dar mais atenção a economistas como Frederick Hayek e Milton Friedman, que eram favoráveis ao encolhimento do papel do Estado na economia. Eles desenvolveram certos princípios que são hoje a base daquilo que muitos críticos chamam de “neoliberalismo”.
 
Sobre o chamado “neoliberalismo” assinale a única opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, o neoliberalismo defende a intervenção do Estado no que toca à estabilidade da moeda, para controlar a inflação.
Você acertou!
Embora os neoliberais tenham vários pontos de vista diferentes entre si, o controle do valor da moeda, como instrumento de política econômica, é um ponto em comum entre seus diferentes pensadores. Outro ponto bastante defendido entre vários deles é o corte dos gastos públicos, além da defesa da livre concorrência em face da ameaça dos carteis.
	
	B
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, advoga a manutenção de leis trabalhistas severas, pois reconhece a fragilidade de negociação dos empregados.
	
	C
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, defende um retorno da economia à agricultura e à exploração mineral.
	
	D
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, reconhece que os danos causados pelo capitalismo ao meio ambiente devem ser revertidos imediatamente.
	
	E
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, admite a importância que grandes empresas, controladas pelo Estado, têm na manutenção do crescimento econômico.
Questão 3/10 - Instituições e Organização do Estado
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países ocidentais viram sua vida econômica influenciada pelas ideias do economista inglês John Maynard Keynes. Sem abrir mão do capitalismo, nações como a França, a Alemanha e a Itália conseguiram se erguer dos escombros da guerra com relativa rapidez.
Sobre as características do modelo keynesiano, assinale a única opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Era um modelo de economia planificada, onde o governo decidia a quantidade e a qualidade dos produtos a serem produzidos pela economia.
	
	B
	Era um modelo de grande intervenção do Estado na economia, mas que mantinha a crença na “mão invisível” descrita por Adam Smith.
	
	C
	Sua grande influência era o modelo econômico adotado pelo Fascismo Italiano e pelo nazismo. Por isto nunca foi adotado pelos Estados Unidos.
	
	D
	Este modelo defendia a injeção de recursos do Estado na economia, mesmo que para isto o governo precisasse contrair dívidas.
Você acertou!
O Keynesianismo não acreditava na possibilidade de o liberalismo econômico retirar a Europa da crise gerada pelas devastações da Segunda Guerra Mundial. Defendia então a injeção de recursos públicos na economia, subsidiando empresas privadas, investindo em obras de infraestrutura e até mesmo criando empresas “estatais ”. Nesse caso a geração de um déficit orçamentário era um mal necessário.
	
	E
	Era um regime econômico que defendia a redução dos direitos trabalhistas, como forma de estimular os empresários a contratar um maior número de trabalhadores.

Outros materiais