Buscar

Prova av1- Ciencia Politica

Prévia do material em texto

Aluno: Vinicius Santos Fontes 
Turma:3001
Matricula: 202003372871
 O contratualismo basicamente os filósofos admitem a existência de um contrato ou pacto social que deu origem a sociedade civil, os filósofos contratualistas eles vão admitir a existência de dois estados diferentes na formação o humana, o estado da natureza e depois um estado que existe a sociedade civil.O contrato social retira o ser humano de seu estado de natureza e coloca-o em convivência com outros seres humanos em sociedade. Os filósofos mais importantes são Hobbes, Locke e Rousseau.
 Fugindo da teologia, e apresentando que todos os homens são iguais.Para Thomas Hobbes, o homem em seu estado de natureza, vive o que ele denomina de: “guerra de todos contra todos”, um estado de conflito permanente. O estado de natureza seria o mundo sem a presença do Estado, uma guerra constante.O que resolveria para esse processo seria a criação do Estado, que deveria encerrar esse estado de guerra. Ele defendia o absolutismo e a presença do estado na sua obra Leviatã. 
 Com John Locke, ele é responsável por combater o absolutismo na Inglaterra, com o contrato social ele fala que os indivíduos de uma comunidade política concordam com a administração do poder público, sendo que o político garanta os direitos individuais.Os critérios usados por ele foi, diferenciar o poder legitimo do ilegítimo, limitar o poder político e determinar a finalidade do poder político.Ele pregava que todos os homens ao nascer possui os Direitos Naturais, que são o direito a vida, liberdade e propriedade. Locke é considerado o pai do liberalismo.
 Rousseau ele vai defender ao contrario dos dois, ele fala que o estado de natural é o estado de pureza moral. No livro Contrato social ele traz que o individuo é bom por natureza, então ele naturaliza que o homem não é cruel e nem egoísta, ele propõe que crie um estado para evitar a desigualdade. O conceito vontade geral de Rousseau já traz a percepção da democracia. Exemplo da Revolução Francesa, pois é um tipo de rebelião popular que buscava um ideal democrático da sociedade. Ele defende a democracia.
 O Estado Democrático de Direito nasce partir da fusão do  Estado Liberal de  Direito, com o Estado Democrático, Este se funda no princípio da soberania  que é o poder absoluto e perpétuo de um Estado-Nação". Esse conceito se relaciona com a autoridade suprema, geralmente no âmbito de um país. É o direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre um grupo de pessoas.

Continue navegando