Buscar

direito internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE II : DIREITO INTERNACIONAL 
ALUNA: Jessica De Aguiar Vasconcelos - 2018008068033
A respeito da posição hierárquica dos tratados internacionais, incorporados ao direito interno brasileiro, responda: 
a) Quais são as possíveis posições hierárquicas, atualmente, dos tratados internacionais de direitos humanos ratificados após a Emenda Constitucional no 45/2004? 
Após a Emenda Constitucional no 45/2004, segundo STF, os tratados internacionais sobre direitos humanos podem ter status de Emenda Constitucional ou de supralegalidade. Seu status será determinado pela forma com o qual foi integrada ao ordenamento juridico brasileiro. Caso tenha sido votada de acordo com o art.5o, §3o CF88, ou seja, em cada casa do Congresso Nacional por 2 turnos com 3/5 dos votos dos respectivos membros terá status de Emenda. Caso seja votado fora desses parâmetros terá status supralegal. Atualmente o Brasil possui dois tratados internacionais sobre direitos humanos com status de Emenda, sao eles: A Convenção Internacional de Proteção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto 6.949/2009) e o Tratado de Marraqueche para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas às Pessoas Cegas (Decreto No 9.522).
b) Qual é a posição hierárquica dos tratados internacionais de direitos humanos ratificados na vigência da atual Constituição Federal, mas antes da Emenda Constitucional no 45/2004? 
 
As respostas deverão contemplar o posicionamento atual do Supremo Tribunal Federal eventualmente existente.
Os tratados internacionais sobre direitos humanos aprovados antes da EC 45/04 possui status supra legal.
O art. 5o, §2o da Constituição Federal adotou o sistema da incorporação automática dos tratados internacionais de direitos humanos, de acordo com atualizada doutrina, o que reflete, nesse aspecto, a concepção monista.os tratados internacionais somente foram aceitos pelo Supremo Tribunal Federal com o advento da emenda constitucional número 45/2005 quando o Pretório Excelso se deparou com um Recurso Extraordinário envolvendo a prisão civil do depositário infiel, a partir desse entendimento firmado e probulgação da emenda foi possível que os tratados internacionais celebrados pelo Brasil poderiam assumir no nosso ordenamento jurídico,

Continue navegando