Buscar

Ficha de Leitura - História do Direito (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AUTOR (A): Yuri Elias de Freitas Coelho
TURMA: M1
	REFERÊNCIA COMPLETA DA OBRA, Lages de Castro Flávia. Título: Historia do Direito (Brasil Império) nº ed.5º. Cidade Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, ano 2007. Capítulo XV.
	FICHAMENTO DE LEITURA
	QUESTÕES DIRECIONADAS
	I. Quais são os pontos principais do texto?
· A independência do Brasil; 
· O código de Processo Criminal;
· A escravidão e a sua abolição.
	II. Explique os pontos elencados no item I. 
· Considerei muito interessante, durante a leitura o fato de que o Brasil, como elencado no capitulo XIV, havia possuído outras denominações, porem o fato de o pais ter que voltar a sua condição de metrópole foi muito impressionante, pois seria muito ruim no que diz respeito ao aspecto financeiro esse retrocesso. Assim com o desenrolar da historia chega a tão aguardada independência do Brasil que ocorreu em 1821.
· Também considerei muito importante, o fato de que naquela época os filhos das famílias ricas independentemente de sua vontade ele iria estudar fora do país, assim logo depois da independência escolas jurídicas começaram a ser criadas no Brasil. Nesse sentido houve a criação de um código de processo criminal de primeira instancia em 1832, foi interessante o fato de que esse ocorrido trouxe mudanças no procedimento penal que estavam vigentes no país, que eram herdadas das normas portuguesas.
· A escravidão no Brasil é o fato que mais me chamou a atenção em todo o capitulo, pois é nela onde há muito sofrimento humano simplesmente por possuírem cor de pelo diferente. 
	III. Em tua opinião, qual é o ponto alto da obra? Compartilhas das opiniões do autor?
(objetivo: crítica)
	IV. Espaço para reprodução de frases/trechos importantes da obra. 
· ‘’Grandes heróis, grandes momentos épicos, "pais" de idéias libertárias c "pais" da independência isto outros povos tiveram a oportunidade de possuir de fato, os brasileiros, no episódio da Independência, foram privados de tudo isso. Um belo homem bem vestido que sobre o cavalo erguia sua poderosa espada e arrancava, pela força de sua autoridade, as "cadeias que prendiam o Brasil a Portugal" ó uma invenção romântica do século XIX que não conseguia ver os fatos sem torná-los heroicos’’.
· ‘’O problema central que desencadeou todo o processo de independência não foi, portanto, ideológico. Os pais da independência do Brasil se viram entre duas possibilidades que não lhes agradava: obedecer às Cortes Portuguesas e aceitar a volta do Brasil à condição de Colônia - o que era economicamente muito desinteressante - ou deixar que os chamados radicais continuassem a insuflar o povo contra as Cortes para conseguir uma independência com características democráticas e republicanas’’.
· ‘’Desde a dissolução da assembleia Constituinte em novembro de 1823 e a conseqüente implantação do absolutismo disfarçado em poder Moderador, pela Constituição de 1824, que vários setores, principalmente da elite brasileira que desejava mais autonomia, desconfiavam seriamente de D. Pedro I. 
Com a crise econômica advinda da crise do açúcar, da falência esperada do Banco do Brasil, dos pagamentos para reconhecimento da independência e do uso do pouco dinheiro existente em uma guerra que ninguém (a não ser D. Pedro I) queria como foi a Guerra da Cisplatina, a oposição ao Imperador aprofundou-se ainda mais. 
D. Pedro I abdicou do trono e, como seu sucessor tinha apenas cinco anos de idade, para que se cumprisse a Constituição, o Império foi governado por uma Regência, escolhida entre os membros do Parlamento: ’’.
	V. Elabore duas perguntas sobre o conteúdo do fichamento realizado.
Se não tivesse criado as primeiras faculdades de Direito no Brasil o mesmo possuiria código de processo criminal?
Se a escravidão não tivesse ocorrido o Brasil se tornaria uma nação evoluída como é hoje se comparado aos países de onde advinha o trafico de escravos?

Outros materiais