Buscar

DESEMPENHO MOTOR EM ADULTOS E IDOSOS - RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituição: Universidade Paulista – UNIP
Docente: Rute Rocha
Discente: Dalcilene Batista 
 Andreza Souza 
 Mildirene Santos Ferreira
 Jeferson Dias e Dias
Curso: Bacharelado em Educação Física 
Atividade: Leitura, fichamento e resumo sobre a Unidade II
DESEMPENHO MOTOR EM ADULTOS E IDOSOS.
Na vida adulta, chegamos ao auge do desenvolvimento motor, onde há uma estabilização por um determinado período. É quando se alcança uma melhor condição física e fisiológica. Levando em consideração os estágios que compreendem, os adultos 20-40 anos, meia idade 40-60 anos e a terceira idade acima dos 60 anos. A partir da terceira idade os declínios são bem mais consideráveis e visíveis nos aspectos fisiológicos, biológicos e motores. Para melhor entendimento, há uma série de fatores que contribuem para o declínio nesses aspectos, principalmente nos idosos. 
No sistema esquelético se percebe uma redução na estatura, que se dá por conta de fatores associados à má postura, a perda de alinhamento da coluna ou por osteoporose. No cérebro, há perca de massa neural, por isso o cérebro do idoso pesa menos que o normal. Os neurônios que permanecem são capazes de criar novas ramificações que ajudam nessa perca de neurônios, essa capacidade é chamada de plasticidade cerebral. No sistema circulatório o declínio começa por volta dos 40 e 50 anos e na maioria das vezes está ligado a fatores externos como sedentarismo, aumento de peso e problemas posturais. No sistema auditivo, o sistema vestibular é responsável por nossas informações a respeito da nossa posição no espaço, e as perdas desse sistema se dão pelo mau funcionamento ou pelo desgaste do mesmo, afetando o equilíbrio do corpo. No sistema motor o tempo de reação para responder rapidamente aos estímulos entra em declínio por diversos aspectos internos ou externos como; saúde, estilo de vida, alterações do ambiente ,etc. Há ainda uma deterioração dos sistemas em geral; o restabelecimento do equilíbrio e da postura em situações de instabilidade torna-se cada vez mais difícil e menos efetivo. Equilíbrio e a postura sofrem influência do processo de envelhecimento, a marcha que é um comportamento complexo do corpo e requer um conjunto de atividades ligadas à vários sistemas. E são detalhados nos parâmetros de velocidade, distância, comprimento e frequência da passada. A medida que se envelhece consequentemente o padrão de caminhada também é afetado. Por isso o padrão da marcha de idosos é cuidadoso.
Portanto, os declínios do desenvolvimento motor que começa na meia idade e se tornam mais consideráveis na terceira idade, são impossíveis de serem evitados e revertidos. Porém, uma série de hábitos positivos pode colaborar para uma meia e terceira idade saudável, e um deles é a prática regular de atividades físicas. Movimentar o corpo contribui na melhora da qualidade de vida e assim a busca pela longevidade.

Continue navegando