Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I
PROF. ª JAQUELINE FERNANDES
(Valendo 0 a 4 pontos)
Aluno (a): Giseli Karine Carvalho Monteiro (201708227482)
QUESTÕES DISCURSIVAS – AV1 
1 – Paciente A.M.C, sexo masculino, 42 anos, internado na UTI em Hospital Geral do Estado devido a trauma com arma branca. No momento da internação foi constatado hipovolemia, hipotensão, baixa saturação de O2 e instabilidade hemodinâmica. 
· Avaliação Antropométrica: (2º dia de internação): Peso Habitual 87kg Altura referida 1,65m CB: 32cm, PCT: 15mm 
· Exame físico: (1º dia de internação): Face, Tronco, MMSS e MMII sem sinais de depleção de tecido adiposo e massa muscular. Edema de MMII (+++/++++)
· Exames bioquímicos: observa-se níveis de albumina, proteínas totais séricas e transferrina abaixo da normalidade (dados mais atuais)
· 96hs pós internação na UTI foi observado melhora dos níveis pressóricos, Na de 138Meq e K de 4,7Meq, além de melhora nas trocas gasosas depois de traqueostomia e ventilação artificial. 
Nesse momento, foi questionado o início da terapêutica nutricional. Contudo, em virtude de várias perfurações em estômago e intestino delgado (segundo RX observou-se lesões em duodeno e jejuno), questionou-se então a possibilidade de NPT (nutrição parenteral) imediata ao invés de NE (nutrição enteral).
 
a) Realize a avaliação nutricional 
 
R. Avaliação antropométrica:
IMC = 87/272 = 31,9 Obesidade grau 1
CB% 32/32, 8 = 97% Eutrofia 
PCT% 15/12 = 125% Obesidade
Segundo os parâmetros antropométricos o paciente esta com obesidade, mesmo tendo o IMC com não esta fidedigno por esta utilizando o peso habitual o edema nos membros musculares inferiores não ira interferi por esta si tratando de peso hábil e não o peso atual pelo exame físico não apresenta desnutrição sem sinal de depleção confirmado pela PCT e CB. Como PCT avalia tecido adiposo com resultado de Obesidade confirmado pela sua adequação da PCT. 
b) Defina o diagnóstico nutricional
R. Obesidade, com risco de desnutrição.
c) Trace um plano de cuidado nutricional para o paciente (cite pelo menos 2 objetivos nutricionais e suas condutas nutricionais respectivas)
 R. Objetivos: melhora a quadro risco de desnutrição. 
 Conduta: ofertar dieta hipercalórica e hiperproteica 
 Objetivo: Melhora o quadro de edema 
 Conduta: oferta uma infusão de albumina e restrição hídrica 
d) Quanto aos exames bioquímicos disponíveis, eles estão abaixo da normalidade devido ao estado nutricional do paciente? Ou não apresentam relação com estado nutricional desse paciente? Justifique sua resposta.
R. Os marcadores bioquímicos no momento não reflete o estado nutricional, este ligado quadro clínico trauma (Lesões), devido ao processo de inflamações ou infecções causando esta redução níveis de albumina, proteínas totais séricas e transferrina.
e) Qual sua posição sobre a prescrição nutricional inicial? Você concorda com a NPT inicial? Justifique. Sim . Porque como esta 
R. Sim, inicialmente porque o paciente esta com risco de desnutrição devido ao quadro clinico precisando de interversão nutricional, visando recupera seu estado nutricional e a terapia adequada e NPT devido ao trauma grave no TGI lesionado, pós ainda não passou por interverão cirúrgica e por esta com uma melhora nos níveis pressóricos, também indicada em pré operatório.
2 – Os principais tipos de transtornos alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, e ambos têm como características comuns: uma intensa preocupação como o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso e na forma física. Diante da discussão realizada em sala de aula, com base no artigo científico disponibilizado, cite quais os principais objetivos da terapia nutricional diante de pacientes com transtornos alimentares.
R. Objetivo educacional no tratamento proposto ao paciente será trabalhando os tópicos presentes em programas de nutrição clássicos, como alimentação balanceada, pirâmide dos alimentos, necessidades nutricionais. O diferencial é o foco: os mitos e crenças a serem trabalhados e desconstruídos durante o tratamento.
Objetivo do aconselhamento nutricional é a troca de padrões alimentares alterados e não saudáveis por padrões saudáveis e organizados. O aconselhamento nutricional também foca a restauração e o monitoramento do peso corporal.
3 – Caracteriza-se como disfagia a dificuldade em deglutir alimentos devido a alterações neurológicas, musculares, funcionais ou anatômicas. Essa condição clínica pode representar um risco de aspiração alimentar, sendo necessário acompanhamento do paciente por uma equipe multiprofissional especializada. Acrescenta-se que é uma alteração comum principalmente em idosos. Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas. 
I Diante dos vários tipos de disfagia existentes, a adaptação da textura dos alimentos demanda alto grau de individualização, sendo, geralmente, utilizados alimentos macios, úmidos, liquidificados e/ou picados. 
PORQUE
II A viscosidade do alimento é uma das variáveis mais importantes que afetam a deglutição e a dieta rala facilita esse processo, evitando a aspiração.
R. A primeira esta correta e a segunda esta incorreta porque para evitar o risco de broncoaspiração e acumulo de alimento. Os alimentos sólidos devem ser subdivididos amassados ou em forma de purê e líquidos deve ser usado espessantes, dieta rala deve ser evitada por fácil aspiração. 
4 - Um paciente foi atendido em hospital da rede pública com queixa de perda de peso grave (20 kg em 3 meses), e disfagia. Após exames, foi diagnosticado câncer de esôfago e indicado tratamento cirúrgico. Considere os seguintes resultados bioquímicos e antropométricos, seguidos dos valores de normalidade ou situação diagnóstica:
▪ hemoglobina — 10,7 g/dl (valores de referência 12 g/dl a 15,5 g/dl); 
▪ albumina sérica — 2,5 g/dl (valores de referência 3,5 g/dl a 4,8g/dl); 
▪ prega cutânea triciptal (PCT) — 4 mm (abaixo percentil 5); 
▪ circunferência muscular do braço (CMB) — 19,0 cm (abaixo percentil 5). 
Diante dos seus conhecimentos, responda:
a) Qual o diagnóstico nutricional do paciente, a partir dos parâmetros disponibilizados?
R. A paciente desnutrição grave.
b) Quais os objetivos e condutas nutricionais deveriam ser adotadas diante do caso do paciente? Justifique sua resposta. 
R. Objetivo: Melhora o quadro de desnutrição 
 Conduta : Ofertar dieta hipercalórica e hiperproteica 
 Objetivo: melhora o quadro de anemia 
 Conduta : Ofertar suplementação de ferro 
Objetivo : melhora o quadro de hipoalbuminemia
Conduta: Oferta uma infusão de albumina e restrição hídrica
Justificativas: Foi utilizada dieta hipercalórica e hiperproteica para promover o ganho calórico para manter ou melhorar o quadro de desnutrição grave, suplemento de ferro para melhor o quadro de anemia devido esta com hemoglobina abaixo da referencia e também a infusão de albumina para melhora o quadro de hipoalbuminemia por apresentar albumina abaixo da referencia .

Mais conteúdos dessa disciplina