Buscar

av1%20embriologia

Prévia do material em texto

DATA: 14/05/2020
	CURSO: Biomedicina	CAMPUS: TERESÓPOLIS
	DISCIPLINA:	Histologia e Embriologia SDE3907	TURMA:
	PROFESSOR:	PAULA DE LUCA
	ALUNO: Thyara Barbosa da Rocha	MATRÍCULA: 201908152151
	AV1 ( x )	AV2 ( )	AV3 ( )
A prova deve ser entregue EXCLUSIVAMENTE em formato pdf via SAVA. Você terá até as 23:59 do dia 16 de Maio para entregar a sua prova.
1. Descreva de forma comparativa (semelhanças e diferenças) os processos de espermatogênese e ovogênese humana. (1.0)
Resposta: Ocorre nas gônadas: ovários (ovogênese) e testículos (espermatogênese).
 As espermatogônias só se proliferam e crescem a partir da puberdade, dando origem aos espermatócitos primários. Esses entram na primeira divisão meiótica dando origem ao espermatócitos secundários que entram na segunda divisão meiótica e dão origem as espermátides. No fim cada espermatogônia dará origem a 4 espermátides. As espermátides sofrem maturação estrutural e funcional até se tornarem espermatozóides. 
 Ao contrário da espermatogênese, na ovogênese cada ovogônia dará origem a somente um ovócito. As ovogônias se proliferam por mitose durante a fase fetal. Logo que são formadas, as ovogônias iniciam a primeira divisão da meiose, interrompida na prófase I. Terminada a fase de crescimento, as ovogônias transformam-se em ovócitos primários. Nas mulheres, essa fase perdura até a puberdade, quando a menina inicia a sua maturidade sexual. 
Quando o ovócito primário completa a primeira divisão da meiose, interrompida na prófase I, origina duas células. Uma delas não recebe citoplasma e desintegra-se a seguir. É o primeiro corpúsculo polar. A outra célula, grande e rica em vitelo, é o ovócito secundário. Ao sofrer, a segunda divisão da meiose, origina o segundo corpúsculo polar, que também morre em pouco tempo, e o óvulo, gameta feminino, célula volumosa e cheia de vitelo. Na maioria das fêmeas de mamíferos, incluindo o ser humano, a segunda divisão da meiose só acontece caso o gameta seja fecundado. Curiosamente, o verdadeiro gameta dessas fêmeas é o ovócito II, pois é ele que se funde com o espermatozoide.
2. Numere as imagens de acordo com a fase de desenvolvimentos dos folículos ovarianos: (0.5)
1. Folículo primário
2. Folículo secundário ou de crescimento
3. Folículo de Graaf ou maduro
2
1
3
3. Descreva os principais acontecimentos da primeira semana do desenvolvimento embrionário humano . (1.0)
Resposta: Passagem do espermatozóide através da corona radiata e da zona pelúcida fazendo assim a fertilização.
 Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóide, fazendo com que ocorra a segunda divisão meiótica do ovócito.
 Formação do pronúcleo feminino e masculino.
 Fusão dos pronúcleos e formação do zigoto.
 As células se multiplicam formando a mórula.
 A mórula forma uma cavidade no seu interior cheia de líquido, a cavidade blastocistica. Mais tarde se separa em duas partes celulares: trofoblasto e embrioblasto.
 Após 6 dias de fertilização ocorre a nidação.
 O trofoblasto começa a proliferar e forma duas camadas: citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto que invade o endométrio através de seus prolongamentos.
 O epiblasto aparece por volta do sétimo dia que dará origem ao ectoderma posteriormente.
4. Defina : (1.0)
a. Zigoto - célula formada pela fusão dos gametas masculino e feminino
b. Mórula - Conjunto de células produzidas, após a formação do zigoto, decorrentes de sucessivas divisões mitóticas, com 16 ou mais blastômeros.
c. Sinciciotrofoblasto – massa multinuclear onde não são vistos os limites teciduais. Produz enzimas que permitem a erosão do tecido materno e assim a implantação do embrião.
d. Embrioblasto - massa interna de células do blastocisto, que formará o embrião propriamente dito, é dividido em epiblasto e hipoblasto.
5. Quais as principais modificações que ocorrem durante a gastrulação do embrião?(1.0). 
 Resposta: É nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião. A gastrulação inicia-se com a formação da chamada linha primitiva na superfície do epiblasto, o que torna possível identificar o eixo embrionário do embrião. A linha surge em direção à região cefálica do embrião até se encontrar com o nó primitivo e surge na linha um sulco que se encontra com um sulco presente no nó primitivo, denominado de fosseta primitiva. Após a formação dos sulcos, inicia-se a invaginação das células do epiblasto e formam-se os três folhetos germinativos. Durante a gastrulação surgem também a placa precordal e a notocorda.
6. O sistema nervoso central é formado a partir do tubo neural, o qual se diferenciou do ectoderma. Indique quais folhetos embrionários originam respectivamente: (0.5)
a. Epiderme - ectoderma
b. Tubo digestivo - endoderma
c. Coração - mesoderma
d. Pulmões – pleura – mesoderma / revestimento epitelial - endoderma
e. Sistema nervoso – ectoderma
BOA PROVA!!!

Continue navegando