Buscar

Exercicios_Sistema_Digestorio


Continue navegando


Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS: SISTEMA DIGESTÓRIO
1) Em um almoço de domingo, João almoçou churrasco, maionese, pão, salada, mandioca, e arroz. De sobremesa, comeu pudim e tomou um cappuccino com creme extra. Após, sentiu-se desconfortavelmente cheio e com uma queimação no centro do seu tórax. Qual a causa de ardência de João? Explique.
O fato de João ter comido muito fez com que seu esfíncter gástrico não se fechasse, resultando em dores e queimação no seu abdômen. Causados pelo refluxo dos ácidos estomacais
2) Maria ingere todas as suas refeições de forma muito rápida. Tem percebido que não sente-se satisfeita, tem dores e não consegue digerir. Qual a possível causa dos sus sintomas?
Quanto mais mastigado o alimento, mais enzimas digestivas grudam em sua superfície e a digestão fica mais fácil e rápida; por outro lado, se a mastigação for rápida e o alimento for logo engolido, as enzimas perdem a função e o estômago fica sobrecarregado porque recebe o alimento quase inteiro, causando dor, sensação de queimação, azia, refluxo e sensação de estômago pesado. A má mastigação causa riscos também para a absorção dos nutrientes já que o organismo elimina o alimento que não foi bem mastigado sem absorver substâncias que podem ser importantes para a saúde.
3) Em uma de suas consultas rotineiras, José foi avaliado e sua má absorção de lipídeos foi designada ao fato de seu pâncreas não produzir devidamente o hormônio secretina. Explique a relação da secretina com a má absorção de gorduras no intestino de José.
A secretina, hormônio liberado pelo duodeno, juntamente com a colecistocinina, possui a função de estimulo do pâncreas para a liberação do suco pancreático. O suco pancreático possui várias enzimas digestivas (principalmente proteases e carboidratases) sendo a lipase pancreática a responsável pela hidrólise das ligações ésteres dos lipídios liberando grande quantidades de colesterol, ácidos graxos, glicerol e algumas moléculas de mono-acil-gliceróis. Em relação ao José, a deficiência na produção de secretina, causa a má absorção de lípidos devido a não liberação de suco pancreático para poder realizaar a digestão e absorção lipídica.
4) Hoje é aniversário de Joana e só de pensar na refeição maravilhosa que a espera para a comemoração, começa a salivar por antecipação. Explique os mecanismos envolvidos para a secreção gástrica.
O sistema autônomo interage com o sistema digestivo, indicando que você vai se alimentar naquele momento. É aí que o sistema digestivo irá produzir e secretar a saliva através das glândulas salivares presentes na boca. Isso acontece porque a saliva atua na primeira etapa da digestão dos alimentos, sendo responsável pelo umedecimento que facilita a mastigação, deglutição e digestão. Sendo assim quando o sistema autônomo acha que você vai se alimentar, ele já prepara o corpo para receber o alimento.
5) Monica, 40 anos, descobriu após vários exames que está com um distúrbio conhecido como pancreatite aguda. Explique no que isso pode resultar para o organismo de Monica.
OBS: Pancreatite aguda é a inflamação repentina do pâncreas e que geralmente dura por poucos dias, no entanto exige cuidados médicos e internamento na maior parte dos casos. A pancreatite ocorre quando as enzimas digestivas produzidas no pâncreas são ativadas no interior do órgão, causando danos.
O que ocorre é o inchaço do pâncreas, causando dor e não conseguindo dar vazão as secreções exócrinas que deveriam ser lançadas no intestino.
6) Você vai ao supermercado e realiza a compra do alimento fictício cuja tabela nutricional está demonstrada abaixo:
	INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção de 30 gramas
	
	Quantidade por porção
	% VD (*)
	Valor calórico
	10 kcal
	
	CHO (sacarose)
	3 g
	0
	CHO (amido)
	20 g
	5
	Proteínas
	3 g
	2
	Triglicérides
	3 g
	1
	Sódio
	1 g
	1
(*) Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.500 kcal.
Como ocorre o processo digestivo e absortivo deste suposto alimento? Explique.
 
Em relação aos carboidratos: A acão da Ptialina persiste por volta 30-50 minutos. E então ocorre o bloqueio da Amilase salivar que acontece quando o pH da produção de HCl chega ao estômago, pH ácido do estômago, amilase salivar é inativa como enzima quando o pH cai a 4,0. 30 a 40% dos CHO se transformam em maltose antes que o alimento se misture com as SGs, o restante sofre uma ação muito rápida do sistema digestório, hidrólise dos dissacarídeos e dos pequenos polímeros de glicose em monossacarídeos pelas enzimas do epitélio intestinal. No caso das proteínas, a digestão se inicia no estômago através da pepsina; o que ocorre é a ativação da pepsina na região zimogênica referente ao Aa 44 que é retirado do NH2 terminal (auto-ativação). A tripsina e a quimiotripsina hidrolizam outros peptidos e quebram polipeptidos em pequenos oligopeptideos. A carboxipeptidase remove um amino por vez do grupo carboxilo do final do oligopeptideo. A carboxipeptidasa da borda da escova continua a remover o amino do carboxilo final. A Aminopeptidase da borda da escova remove um amino por vez do amino final. A dipeptidasa divide dipeptideos até separá-lo em NH2. Digestão dos triglicerídeos pela lipase pancreática: papel dos sais biliares na aceleração da digestão das gorduras – formação das micelas. Os sais biliares desempenham importante papel na remoção dos monoglicerideos e dos ácidos graxos livres, quase tão rapidamente como esses produtos finais da digestão são formados. Esse processo ocorre da seguinte maneira: os sais biliares, quando em concentrações suficientemente alta, têm propensão em formar micelas, que consistem em pequenos glóbulos cilindricos e esfericos de três à seis manometros de diametro, constituídos por 20 a 40 moléculas de sais biliares. O sódio é ativamente transportado através das membranas basolaterais das células epiteiais intestinais para os espaços paracelulares, com a consequencia a diminuição de sódio no interior das células epiteliais. A redução de sódio no interior das células provoca a difusão facilitada de sódio no lúmen intestinal para interior das células epiteliais, através da borda em escova, isto é, sódio combina-se, inicialmente com uma proteína transportadora, porém essa proteína só ira transportar o sódio para o interior da célula quando também estiver combinada com alguma outra substância apropriada, como a glicose.