Buscar

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM farmaco

Prévia do material em texto

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: FARMACOCINÉTICA
· Dose medicamentosa: quantidade de um fármaco para produzir uma certa resposta em determinado paciente. Tipos de dose:
Dose padrão (apropriada para a maioria dos pacientes), dose regulada (modo regulado e pode ser medido), dose em nível do tecido alvo (aplicada quando a resposta não é facilmente medida), dose de ataque (dose única para elevar a concentração do fármaco), dose letal (causa a morte), dose única (não há acumulo do fármaco, geralmente meia-vida de 10 dias), do se múltipla (há acumulo de fármaco).
· Absorção é definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração do meio externo para o plasma (sangue). Depende de muitos fatores, como: ph, sup. De contato, solubilidade, tamanho, ionização, forma farmacêutica, velocidade de dissolução, peso molecular e polaridade.
A maior dissolução de medicamentos, na maioria das vezes, ocorre no intestino por conta do grande número de microvilosidades.
- Em vias endovenosas (diretamente na veia) não ocorre o processo de absorção
- Propriedades fisioquímicas dos compostos criam “barreiras” na absorção dos fármacos
- As variações dos fármacos possibilitam ou não sua difusão (lipossolúveis e hidrossolúveis)
Temos dois tipos de absorção:
- Difusão lipídica: as moléculas apolares se dissolvem livremente na camada lipídica da membrana.
- Transporte mediado por transportadores: muitas membranas apresentam mecanismos especializados de transporte. Há dois SLC (transportador de soluto) que são importantes na distribuição de fármacos: os transportadores de cátions orgânicos (OCT) e os transportadores de ânions orgânicos (OAT). São proteínas transmembranas que alteram a conformação das moléculas ou íons para permitir a passagem.
- Transporte P-glicoproteínas: (P = permeabilidade) São responsáveis pela resistência a múltiplos fármacos em células cancerosas.
Barreiras: elas podem ser formadas pelos diversos compartimentos das membranas ou camadas epiteliais dos tecidos.
- vias de administração digestão (barreiras) vasos vasculares
- barreira epitelial: formada por uma camada de células estreitamente conectadas, de modo que, quando alguma molécula for atravessá-la, passa por uma camada interna e externa.
- endotélio vascular: sua permeabilidade é variável e geralmente conta com um “filtro” (matriz proteica frouxa) entre suas fendas. Em algumas partes, como no SNC e na placenta, pode existir uma camada impermeável em volta do endotélio, dificultando a entrada de substâncias perigosas. Onde não há endotélio, a passa entre as células é livre.
- PH4

Continue navegando