Buscar

Indústria e Capital Estrangeiro no Governo de JK

Prévia do material em texto

Bom dia, começamos hoje mais um curiosidades da história brasileira. 
No programa de hoje abordaremos o tema "indústria e capital estrangeiro", durante o governo de JK 1956 a 1961 houve um gradativo desenvolvimento industrial, devido a uma política de crescimento e desenvolvimento econômico o "plano de metas" no qual, prometia desenvolver 50 anos em apenas 5. 
Para que o plano fosse eficaz, era necessário investir na infraestrutura do pais o q por consequência ampliou as redes de transporte, melhorou a infraestrutura, foi possível renovar maquinários por mais novos e modernos. 
Com todos os investimentos, uma mão de obra barata e numerosa, mercado consumidor em expansão e abundância de matéria prima atraiu o capital estrangeiro, gerando uma presença de multinacionais que estavam voltadas para bens de consumo como: eletrodomésticos, automóveis dentre outros. 
Cria-se de certa forma um tripé da indústria brasileira que era constituída pelo capital nacional, ou seja, bens de consumo não duráveis, pelo capital estatal que era aplicado nas indústrias de base e o capital estrangeiro abundante e era investido em bens de consumo duradouros. Em virtude disso, percebe-se que a industrialização no Brasil foi tardia pois, esse avanço ocorreu 2 séculos após a revolução industrial. 
Muito obrigada pela atenção e um bom fim de semana.

Continue navegando