Buscar

Atividade Farmacologia das Drogas Vasoativas 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Qual a catecolamina mais indicada durante a RCP e por quê? Quais os cuidados durante a administração e efeitos adversos provocados? 
Epinefrina, por tratar-se de uma catecolamina endógena com ação estimulante nos receptores a e , a ação no receptor a é a mais importante na parada cardíaca por causar vasoconstrição e restaurar a pressão diastólica na aorta, propiciando uma melhor perfusão miocárdica.
2. A dopamina é uma catecolamina precursora da noradrenalina e adrenalina, já a dobutamina, é uma catecolamina sintética. Explique a diferença de ação da dopamina e dobutamina. 
Dopamina: Possui inúmeros efeitos, pois estimula todos os tipos de receptores, sendo estes dose-dependentes. Em baixas doses, possui efeito dopaminérgico predominante, causando aumento do débito cardíaco; diminuição da resistência vascular sistêmica e vasodilatação renal e mesentérica. Em doses médias, possui um efeito beta predominante, aumentando o débito cardíaco; a pressão arterial e a diurese. Em doses elevadas, o efeito predominante é o alfa, causando aumento da resistência vascular sistêmica e da pressão arterial e diminuição do fluxo sanguíneo renal. Assim, as indicações principais da dopamina estão relacionadas aos estados de baixo débito com volemia controlada ou aumentada (efeito beta adrenérgico). 
Dobutamina: é uma droga simpatomimética sintética, com ação predominantemente beta 1 agonista. Esta droga possui baixa afinidade por receptores beta 2 e é quase desprovida de efeitos alfa adrenérgicos. A dobutamina apresenta poucos efeitos sobre a frequência cardíaca, aumenta a contratilidade miocárdica e o índice cardíaco, não agindo sobre a resistência vascular periférica. A droga é utilizada para melhorar a função ventricular e o desempenho cardíaco, em pacientes nos quais a disfunção ventricular acarreta diminuição no volume sistólico e no débito cardíaco como por exemplo, choque cardiogênico e insuficiência cardíaca congestiva. O consumo de oxigênio do miocárdio, sob o uso da dobutamina, é menor do que sob a ação de outras catecolaminas.
3. Qual a catecolamina mais indicada para o choque séptico? E quais os cuidados na administração e monitoramento do paciente (incluindo critérios laboratoriais e nutricionais)? 
Tanto a dopamina quanto a noradrenalina (administrados por cateter central sempre que possível) são fármacos de primeira escolha em pacientes com choque séptico. No entanto, a noradrenalina é mais potente que a dopamina e provavelmente mais efetiva na reversão do choque séptico em determinados pacientes.
No choque séptico deve haver o monitoramento dos marcadores, ou seja, monitorar os níveis de Proteína C Reativa, Ácido lático, Eletrólitos, Glicemia, Marcadores de função renal e hepática, Hemograma, entre outros. 
4. Qual a função dos nitratos e para emergências são utilizados? 
Os nitratos são benéficios na insuficiência cardíaca, sendo relacionados à vasodilatação, melhora da função sistólica, retardo do remodelamento patológico e aumento da capacidade física.
5. O Nitroprusseto de sódio pode apresentar efeitos colaterais provenientes do seu metabólito Tiocianato. Que efeitos são esses e quais as medidas empregadas para diminuir a intoxicação por Tiocianato?
O acúmulo de tiocianato em concentração superior a 10mg/l pode provocar efeitos tóxicos graves e psicose aguda, especialmente em indivíduos com disfunção renal.
Nas intoxicações leves, os pacientes podem apresentar náuseas, vômitos, cefaleia, confusão mental e tonturas. Em intoxicações moderadas a graves, ocorrem alterações proeminentes de SNC e disfunção do sistema cardiovascular.
Pode ser utilizado antídotos para diminuir a intoxicação por Tiocianato, como a Hidroxocobalamina que age de forma rápida, não afeta negativamente a oxigenação do tecido e é relativamente segura.

Continue navegando