Buscar

A escola tem um papel muito importante na formação de cidadão0s

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola tem um papel muito importante na formação de cidadãos, ela deve cumprir esse papel não apenas ensinando o aluno a memorização de conteúdos mas instigando -o a realmente refletir a cerca do que aprende, ser capaz de refletir e ter um pensamento crítico, ou seja, ser um cidadão pensante e não meramente “fantoche”.
A educação publica deve zelar por uma educação de qualidade, que possa oferecer aos seus alunos as mesmas oportunidades que terão aqueles capazes de pagar por uma instituição privada, e com isso então a educação não pode ser apenas um ato de transmissão de ensino, sem que não haja também uma pratica pedagógica voltada para interesses sociais. Mas como proporcionar realmente este tipo de ensino? Na faculdade aprendemos teorias de como ensinar mas na pratica isso exige uma competência que só pode realmente ser desenvolvida em sala de aula conhecendo a realidade da mesma e assim traçando e desenvolvendo atividades que empolguem seus alunos e avaliando-os com um sistema que os dignifique , ou seja que realmente avalie seu processo na construção das habilidades.
O ensino como tudo na nossa vida sofre mudanças constantemente, há algum tempo atrás, poderia até dizer que me vejo em meus tempos de escola o ensino era aquele passado pelo professor em forma de conteúdo, onde memorizávamos, ou seja criávamos uma bagagem de saberes para depois utilizá-los para conquistar um emprego, ou, os “mais competentes” conseguiam entrar na faculdade e adquirir um diploma que atestava sua competência vitalícia. 
Hoje vemos que a educação escolar tem uma proposta onde valorizam os conhecimentos já trazidos pelos alunos, e já não é mais suficiente acumular conhecimentos para depois usufruir deles. O importante é levar o aluno a ser um ser pensante durante toda sua vida, ou seja, instiga-lo para aproveitar e explorar novos conhecimentos, novas possibilidades por toda sua vida.
É preciso então refletir sobre a didática de ensino, temos vários teóricos que nos levam a refletir sobre a pratica de ensino, entre eles Piaget, Vigotsky, Walon e muitos mais. Mas apenas estuda-los por mero enriquecimento de idéias, não é o bastante, Sabemos que infelizmente a professores que por mais que leiam e digam que se atualizam, continuam em suas salas de aulas a ensinar como sempre fizeram, não se atentando as mudanças que o mundo sofre constantemente. É preciso que além de atualizar-se em conhecimentos os professores coloquem realmente esses conhecimentos em pratica, é preciso refletir constantemente sobre seu trabalho, buscar inova-lo sempre, aprender junto aos alunos, considerar suas experiencias de vida, ou seja é preciso reconstruir permanentemente seu saber profissional.

Outros materiais