Buscar

ludicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) No momento em que a criança participa de uma atividade lúdica, ela é transferida para aquele mundo de imaginação, fantasia, distração, prazer. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma capacidade humana desenvolvida pelas atividades lúdicas
 d) Academicismo.
2) Quanto mais a criança tiver contato com atividades diferentes, que a desafiem e a instiguem, em seu desenvolvimento, mais habilidades e competências ela desenvolverá. Isso esbarra na questão do acesso à educação, de forma que, às vezes, a classe social de uma criança
torna-se um limitador de desenvolvimento. A partir desse raciocínio, aponte a alternativa que explica CORRETAMENTE a relação entre classe social e aprendizado.
b) A classe social influencia as relações de ensino-aprendizagem, na medida em que propicia ou não à criança o contato com leituras, artes, esportes, brincadeiras, entre outros.
3) Às vezes, por certo despreparo ou ainda por não ter tido contato prático com a ludicidade, os educadores apresentam dificuldades em trabalhar com atividades lúdicas. Sobre o fato de o educador ignorar que criança tem que vivenciar o lúdico, pode-se atribuir o seguinte motivo:
b) O educador reconhece a importância do trabalho com o lúdico, nas séries iniciais, mas muitas vezes não sabe como desenvolvê-lo.
4) As atividades lúdicas se configuram em atividades que geram prazer. Aponte a alternativa que NÃO traz exemplo de atividade lúdica.
c) Soletração.
5) Muitas vezes, os educadores deixam de dedicar tempo adequado para a realização de atividades lúdicas, mantendo a ideia de que a criança só brinca quando sobra tempo, o que se configura erro gravíssimo. Sobre o tempo dedicado pelo educador às atividades lúdicas, é CORRETO afirmar que:
b) É necessário e fundamental ao desenvolvimento infantil, uma vez que criança deve vivenciar atividades de criança.
TEA 2
1) De acordo com Luckesi (2000) é correto afirmar que a ludicidade:
c) Foca na experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito que a vivencia.
2) Para Vygotsky, a criança é introduzida no mundo adulto pelo jogo e a sua imaginação (estimulada por meio dos jogos) pode contribuir para expansão de suas habilidades conceituais. Sabemos que os jogos possuem objetivos. Sobre os jogos que envolvem socialização é correto afirmar que:
b) Fazem relação com aprender a viver em sociedade.
3) Vimos em nossos estudos que os jogos possuem algumas especificidades. Sobre os jogos desportivos é correto afirmar que:
c) São aqueles relacionados ao mundo dos esportes.
4) Sabendo que o brincar é parte importante do desenvolvimento do sujeito, analise as sentenças abaixo:
b) I, III e IV apenas.
 I - O verbo brincar deriva de brinco, tendo vários significados, como foliar, divertir-se, entreter-se, gracejar, jogar, etc.
III - É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral.
IV - Brincar relaciona-se ao objeto e ao imaginário.
5) Kishimoto trata de três tipos de jogos em situações pedagógicas: brincadeiras tradicionais, brincadeiras de faz de conta e jogos de construção. Sobre os jogos tradicionais é correto afirmar que:
a) São ligados ao folclore, costumes e valores culturais.

Outros materiais