Buscar

DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL
AULA 01
O Direito Empresarial é um segmento desse grande sistema de normas jurídicas, voltado especificamente para as relações empresariais. Essa disciplina tem o propósito de prover informações básicas acerca de questões jurídicas empresariais. Como o próprio Código Civil define, no livro do “Direito de Empresa”, “considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”, sendo certo que esta atividade está cercada de diversas normas jurídicas, e tais normas podem ser decisivas no (in)sucesso do empreendedor. O curso, e o material que o acompanha, foi concebido com o intuito de sistematizar as situações mais corriqueiras e/ou importantes da rotina empresarial. Tem como objetivo: Explorar a teoria geral dos contratos; Conhecer os contratos empresariais em espécie; Verificar as hipóteses de relativização da obrigatoriedade dos contratos. Exemplo prático: Para celebração de alguns contratos a lei exige o cumprimento de uma formalidade solene da lei, onde os valores ultrapassem valores previstos em lei.
AULA 02
Nesta aula, faremos o estudo do da Teoria Geral dos Contratos e, especificamente, dos contratos mais utilizados na gestão empresarial. Dentre as várias normas jurídicas orientadoras da atividade desenvolvida pelo empresário, os contratos têm destaque na medida em que obrigam as partes contratantes (como uma verdadeira lei particular entre as partes), porém tendo como origem não a vontade de um terceiro (legislador), mas a vontade das partes. É por isso que se afirma o contrato como fonte jurídica surgida a partir da autonomia da vontade do contratante. Comumente nos deparamos com o termo “negócio jurídico”, o que para nós compreende-se como sinônimo de contrato. Tem como objetivo: Apresentar os elementos de existência do contrato; Conhecer os elementos de validade do contrato; Verificar as hipóteses de relativização da obrigatoriedade dos contratos; Conhecer aspectos gerais das obrigações profissionais dos empresários. Exemplo prático: Para as sociedades limitadas e anônimas, os sócios respondem limitadamente perante as dívidas da empresa.
AULA 03
O Direito Tributário é ramo do Direito Público que rege as relações jurídicas entre o Estado e os particulares para fins de obtenção originária da receita que irá compor a atividade financeira daquele (o Estado), por meio da instituição e arrecadação dos tributos. Desde o surgimento do modelo social prestacionista, no início do século XX, o Estado passou a ter a incumbência de agir no sentido de promover a dignidade dos indivíduos, e o faz por meio de serviços de saúde, educação, previdência social, etc. Para isso, o Estado precisa arrecadar dinheiro, e o faz de diversas formas. Tem como objetivo: Conhecer o direito tributário brasileiro; Apresentar o que são os tributos em geral na legislação brasileira; Conhecer e diferenciar os impostos dos demais tributos; Diferenciar os conceitos de taxa, contribuição de melhoria e empréstimo compulsório; Apresentar o que são contribuições especiais e quando as mesmas poderão ser utilizadas. Exemplo prático: A empresa que possui empregados que contribuem com o imposto de renda retiro na fonte, repassam o valor do salário aos empregados já descontado o valor do imposto de renda, portando, sendo a empresa o responsável tributário.
AULA 04
Nesta aula, conheceremos a chamada insolvência das pessoas jurídicas, esta caracterizadora do conhecido estado “pré-falimentar”. Veremos ainda os principais dispositivos da Lei 11.101/2005 e os procedimentos de Recuperação de Empresas (judicial e extrajudicial) e Falência. Tem como objetivo: Propiciar aos discentes conhecimentos que lhes possibilitem identificar, analisar e propor solução dos principais dispositivos da Lei 11.101/2005; Conhecer aspectos gerais e os procedimentos de Recuperação de Empresas (judicial e extrajudicial) e Falência. Exemplo Prático: Tanto na negociação judicial, quanto na extrajudicial, os devedores apresentaram um plano de pagamento para seus credores, e, sendo este aceito, os credores começam a receber seus créditos conforme compactuado.
AULA 05
Nesta aula, serão estudados os aspectos mais relevantes da relação de consumo e o viés protetivo de defesa do consumidor, isso para melhor compreender a responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços quando aos vícios e defeitos, a oferta e publicidade, etc. A Constituição Federal brasileira, promulgada no dia 05 de Outubro de 1988, cuidou de estabelecer regras gerais sobre a chamada relação de consumo. Afirma-se que “o ordenamento jurídico brasileiro é um sistema, um sistema ordenado de direito positivo. Sob essa ótica sistemática, o direito do consumidor é um reflexo do direito constitucional de proteção afirmativa dos consumidores” (BENJAMIN, MARQUES, BESSA, 2013, p. 32-33). Trata-se de relação estabelecida entre aquele que profissionalmente presta um serviço, produz ou comercializa algum bem e aquele que o contrata (o produto ou o serviço) na condição de destinatário final, ou seja, retira-o da “cadeia de fornecimento”. Tem como objetivo: Conhecer aspectos gerais das obrigações profissionais dos empresários em relação a responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços quando aos vícios e defeitos, a oferta e publicidade; Conhecer noções gerais sobre a responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço consiste na imputação da obrigação de pagamento de indenização pelos danos morais ou materiais sofridos pelo consumidor. Exemplo Prático: Havendo vícios de quantidade de produto, o consumidor poderá exigir o abatimento proporcional do preço, a complementação do peso ou medida, a substituição do produto por outro da mesmo espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios e a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
AULA 06
Nesta aula, veremos os principais aspectos da relação de trabalho e o princípio da proteção ao trabalhador como norteador das condutas e responsabilidades da empresa empregadora. Veremos os principais aspectos do contrato de trabalho, os direitos do trabalhador e as responsabilidades do empregador. Tem como objetivo: Apresentar os principais aspectos da relação de trabalho; Conhecer o princípio da proteção ao trabalhador como norteador das condutas e responsabilidades da empresa empregadora; Conhecer os principais aspectos do contrato de trabalho, os direitos do trabalhador e as responsabilidades do empregador. Exemplo prático: Sobre o repouso semanal remunerado, é um período em que o empregado possui 24 horas consecutivas sem trabalhar, sendo este remunerado.
AULA 07
Nesta aula, conheceremos os principais aspectos do direito econômico e da concorrência, oportunidade para que o discente possa refletir sobre a regulamentação legal das atividades da empresa no âmbito da livre iniciativa e da livre concorrência. Termos a oportunidade de estudar os principais aspectos do Direito da Propriedade Imaterial/Intelectual na espécie da Propriedade Industrial (invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e marca), considerando a proteção dos registros e das patentes junto ao INPI. Tem como objetivo: analisar os principais aspectos do direito econômico e da concorrência, oportunidade para que o discente possa refletir sobre a regulamentação legal das atividades da empresa no âmbito da livre iniciativa e da livre concorrência; Conhecer os principais aspectos do Direito da Propriedade Imaterial/Intelectual na espécie da Propriedade Industrial (invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e marca), considerando a proteção dos registros e das patentes junto ao INPI; Conhecer a legislação que acerca a propriedade industrial. Exemplo prático: Sobre o Direito da Concorrência, no Brasil ela é protegida por meio da lei 9279/96 que é chamada de Lei da Propriedade Intelectual e não de Propriedade Industrial, protegendo por ela, toda atividade inventiva humana.
AULA 08
Nesta aula, conheceremos os aspectos mais relevantes docontencioso empresarial, ou seja, das formas de resolução de conflitos empresariais, seja no âmbito do Poder Judiciário ou dos Tribunais de Arbitragem. A normatização da vida social pelo Direito, em caráter geral, tem a finalidade de harmonizar a relação entre os indivíduos que convivem, na tentativa de evitar a ocorrência de conflitos. No entanto, a complexidade da vida e do próprio Direito resulta, inevitavelmente, em desentendimentos que precisam ser resolvidos da melhor forma possível, ou seja, de modo a não agravar as tensões sociais. Tem como objetivo: Conhecer aspectos gerais das obrigações profissionais dos empresários e as formas de resolução de conflitos empresariais, seja no âmbito do Poder Judiciário ou dos Tribunais de Arbitragem; Conhecer em formas de resolução da melhor forma possível dos conflitos, de modo a não agravar as tensões sociais. Exemplo prático: A jurisdição é a maneira clássica de resolver um conflito, onde empresários acham mais viável a conciliação e a mediação.
NOTICIA:
INPI lança ferramentas para auxiliar usuários de patentes
Fonte: http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-lanca-ferramentas-para-auxiliar-usuarios-de-patentes

Outros materiais