Buscar

Gestão de Estoques e Sequenciamento da Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES PCP UNIGRAN – PORTFÓLIO 2 – Atividades de curto prazo
Capítulo 5 – Gestão de Estoques
De que forma a Classificação ABC ou curva de Pareto pode auxiliar na Gestão de Estoques? Explique sobre suas aplicações nos estoques e sobre como os resultados desta metodologia de classificação podem ser interpretados. 
A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número, consiste em uma ferramenta muito útil para melhorar a razão custo/ benefício em um sistema de estoque. Essa classificação, no caso da gestão de estoques, separa os itens de estoque em itens de alta importância (classe A), itens de média importância (classe B) e itens de baixa importância (classe C).
Uma auto elétrica realiza, em média, a troca de 100 baterias de carros por dia. Essas baterias são adquiridas de um fornecedor de fora do estado, que demora 7 dias para entregar o produto, contados a partir do dia em que o pedido é emitido. O proprietário da auto elétrica deseja manter como estoque de segurança o suficiente para cobrir 4 dias de serviço, considerando a instabilidade do serviço de transporte no período (transportadores e motoristas ameaçam entrar em greve em função do preço do combustível). Qual deverá ser o ponto de pedido para essas baterias? 
PP=d x t + Qs
PP=100x7+400
PP=1100 baterias
Entendemos que quando chega no estoque a quantidade de 1.100 baterias, deve-se fazer um pedido de um novo lote de baterias.
 
Considerando que uma armação de madeira apresenta a demanda de 8.000 unidades por ano, Custo de preparação das máquinas de $250,00 e Custo de manutenção de R$ 12,00 (por unidade, por ano). Determine o tamanho do lote econômico de fabricação destas armações e o tempo ótimo entre as revisões. 
LEF= = 577,35
T= = 17,32
A revisão de estoque deve ser feia a cada 17 dias.
Capítulo 6 – MRP e MRP II
Escolha um tipo de bem (produto físico) e explique com suas palavras a dinâmica de funcionamento do sistema MRP, detalhando suas principais informações de entrada, processamento e saídas.
Produto: Faca
Será produzido 27 enxadas, durante 4 semanas, e os matérias para produzido o produto será, 27 lâminas de aço e 27 cabos de madeiras. No estoque não temos nenhuma enxada produzida, só temos os matérias para a produção, já produzido na empresa, faltando somente a montagem. Esses produtos só serão produzidos assim que tiver uma ordem de compra, onde a mesma fornece as informações para que o item seja fabricado internamente na empresa
Para o produto selecionado na questão anterior, determine quais são os seus itens de demanda dependente. Elabore a sua lista de materiais e também a árvore do produto. 
item de demanda independente: Faca
itens de demanda dependente: lâminas de aços, cabos de plásticos.
Lista de material
Para produzir uma faca
1 lâmina de aço
1 cabo de plástico
 Arvore do produto
	
	
	FACA
	
	
	
	
	 
	
	
	
	1 und
	 
	 
	 
	 
	1 und
	Lâmina de aço
	
	
	Cabo de plástico
Faça uma breve pesquisa na internet e no material de aula e comente sobre as principais diferenças e evoluções que ocorreram do sistema MRP para o sistema MRP II. 
O MRP permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento. Para fazer isso, ele utiliza os pedidos em carteira, assim como uma previsão para os pedidos que a empresa acha que irá receber, já o MRP II permite que as empresas avaliem as aplicações da futura demanda nas áreas financeiras e de engenharia, assim como analisem as aplicações quanto à necessidade de materiais, normalmente o MRP II compõem se de software, para o desenvolvimento.
Capítulo 7 – Sequenciamento da Programação da Produção
Dentre os 4 tipos de sistemas de produção abordados, existe um em que a atividade de sequenciamento da programação da produção é mais crítica. Cite qual é o sistema de produção referido e explique os motivos que levam a essa maior criticidade, exemplifique. 
Sistemas em lotes, pois em cada lote é processado um tipo de produto por vez, e cada lote a ser produzido precisa ser programado, aumentando também a necessidade de configuração das máquinas. Também tem a possibilidade de formação de estoque de produtos. A formação de estoques de produtos pode se dar pelo fato de que simplesmente a quantidade solicitada pelo cliente é insuficiente para viabilizar sua produção, assim, produz-se uma quantidade maior, que irá para o estoque. Outro fato que pode levar a formação de estoques se dá devido aos elevados tempos de preparação de máquina necessários para processar um lote, onde é preferível produzir um volume maior para estoque e reduzir a necessidade de preparação das máquinas e sequenciamento de ordens de produção.
Para cada uma das regras de sequenciamento da programação da produção trabalhadas em aula (PEPS: Primeiro a entrar, primeiro a sair; MTP: Menor tempo de processamento; MDE: Menor data de entrega; IPI: Índice de prioridade; ICR: Índice crítico), exemplifique uma situação em que a regra se aplica bem e uma situação em que a regra não seria tão vantajosa.
PEPS: Para produtos com um curto prazo de validade ela se aplica bem, pois assim não correrá o risco de a mercadoria perder tal prazo antes de sair do estoque, ou mesmo evita que a mesma chegue ao destina final prestes a perder a validade. 
MTP: Na confecção de camisas onde mangas são feitas separadas do tronco da camisa, dá-se prioridade a confecção mangas, pois seu tempo de fabricação são menores, em contrapartida, a confecção do tronco fica em segundo plano.
MDE: Grandes empresas com pedidos grandes com prazo de entregas maiores que pedidos pequenos pode intercalar sua produção entre um e outro pedido para poder atender os dois dentro de seus prazos. Seria desvantajoso se essa empresa atendesse primeiro todo o pedido grande ignorando a data de entrega do pedido pequeno.
IPI: A empresa tem pedidos dos clientes fixos e de clientes que compram vez ou outra, é melhor que ala atenda primeiro os fixos, pois são garantidos, caso ela priorize clientes irregulares, pode acabar perdendo os fixos.
Capítulo 8 – A Teoria das Restrições (TOC) como estratégia de melhoria do desempenho de sistemas de produção
Reflita e elabore uma situação que possa traduzir o surgimento de um “gargalo produtivo” em uma organização, explique e descreva com suas palavras, buscando caracterizar o gargalo por meio da situação apresentada.
Na padaria Pao Doce os padeiros sovam toda a massa a mão e também modelam os pães com as próprias mãos, isso sobrecarrega os padeiros e torna essa etapa demorada, porem necessária. 
Explique com suas palavras as 5 etapas da sistemática TOC e exemplifique o que deve ser feito em cada uma delas. 
•Etapa 1: identificar as restrições do processo ou os gargalos; identificar os recursos cuja capacidade produtiva restringe a capacidade do sistema em sua totalidade de atender a seu fluxo de vendas de produtos; 
• Etapa 2: explorar as restrições do processo; explorar as restrições significa tirar o máximo delas. Não perder tempo algum nas máquinas gargalo, por exemplo. Usar as restrições ao máximo possível é o que esse passo significa;
 • Etapa 3: subordinar todas as demais decisões às restrições – os gargalos definem o fluxo de produção e os estoques, a ocupação dos recursos não gargalos, entre outros;
 • Etapa 4: procure relaxar a restrição: significa aumentar de alguma forma a capacidade de produção do gargalo, no sentido de aumentar a capacidade de fluxo do sistema. Esse passo só deveria ser dado após a restrição de ter sido explorada ao máximo, visto que pode repercutir em certo aumento nas despesas operacionais (por exemplo, com subcontratação, turnos extras, compra de máquinas etc.);
 • Etapa 5: se no passo 4 uma restrição foi relaxada, voltar ao passo 1 para identificar a próxima restrição do sistema.
OK
Valor: 0,5
Nota:0,5

Outros materiais