Buscar

Portfólio Ciclo2 - Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOLOGIA - LICENCIATURA
	Disciplina:
	Psicologia da Educação
	Tutor:
	Cristiane Regina Tozzo
	RA:
	8108342
	Aluno(a):
	Marcela Marita de Menezes Wehbe
	Turma:
	DGBIO2001GOIA30
	Unidade:
	Goiânia-GO
Atividade - Portfólio Ciclo 2. 
	
	POSSIBILIDADES
	LIMITAÇÕES
	BEHAVIORISMO/
NEOBEHAVIORISMO
	Visto que o Behaviorismo é a compreensão do comportamento através de estímulos e respostas, caberia ao professor observar os alunos, e condicionar o comportamento dos mesmos através de estímulos adequados, buscando a evolução da aprendizagem ou melhoria comportamental.
	Questões individuais de cada aluno são deixadas de lado, essa concepção limita-se apenas a observação comportamental, ou seja a inteligência, os sentimentos e emoções, são considerados inúteis para explicar o comportamento.
	PSICANÁLISE
	A psicanálise é o estudo da inconsciência, quando o professor compreender os princípios desse processo, irá possibilitar um ambiente escolar mais produtivo, visto que serão manifestados aspectos psíquicos dos alunos, criando se assim vínculos afetivos entre professor e aluno, que podem auxiliar no processo de aprendizagem e assim transpor muitas barreiras.
	Nessa concepção os papéis professor/aluno são baseados em laços afetivos e individuais. Ou seja, se por algum motivo consciente ou não, uma das partes não se sentir confortável com a outra, haverá resistência no que se diz respeito a ensinar/aprender.
	HUMANISMO
	Na abordagem humanista cabe ao professor a criação de um ambiente que estimule a motivação dos alunos em relação as aulas e a aprendizagem. Nesse ambiente os alunos são livres para manifestar seus pensamentos, opiniões e limitações. Esse processo possibilita que os alunos desenvolvem aptidões para se expressar e solucionar seus problemas de forma criativa, tendo o professor apenas como um mediador.
	Não existem métodos, ou estratégias que possam guiar o educador. Cada professor deve deter certas aptidões (ser paciente, ser um bom ouvinte, ter simpatia, etc.), para criar sua própria forma de ensinar.
	GESTALT
	Nessa abordagem o fator de principal relevância é a percepção, visto que o cérebro humano é considerado dinâmico e este usaria todas as suas funções em conjunto. Por tanto ela possibilita que os alunos tenham uma interpretação de determinado assunto, entendendo assim os objetivos que lhe foram transmitidos.
	O aluno fica limitado a apenas à sua percepção, deixando de ter mais de um ponto de vista, criando assim lacunas em sua aprendizagem.
Claretiano - Centro Universitário

Outros materiais