Buscar

Atividade de anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO - UNIFSA
CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
PROFESSOR(A): SEÂNIA SANTOS LEAL
ALUNO (A): Maria Vitória Nunes Teixeira
 Nome do aluno (a) completo e legível
 TURMA: 17T1A	 DATA: 26/05/2020
ATIVIDADE AVALIATIVA 3 NOTA ANATOMIA NUTRIÇÃO
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.
	1. Esta e uma atividade avaliativa para obtenção de nota parcial de Anatomia(teórica) e corresponde a 8 pontos.
2. Os outros 2,0 pontos são correspondentes a prova prática da 3 unidade.
3. Está atividade deve ser respondida individualmente com base nos conhecimentos teóricos e em pesquisas feitas utilizando ebooks, livros textos já disponibilizados na plataforma BlackBoard) e sites de anatomia.
4. Responda cada questão discursiva em, no máximo, 15 linhas, respeitando a organização de parágrafos, correção gramatical, letra legível, ideias logicamente encadeadas, reflexão crítica, leitura e interpretação.
5. As respostas devem ser postadas na BLACKBOARD no link ATIVIDADE AVALIATIVA CORRESPONDENTES Á 3 NOTA presente em conteúdo de aulas.
6. (EXCEÇÕES)Os alunos sem acesso a BlackBoard poderão me enviar por e-mail ou WhatsApp e tão prontamente tenha, acesso á BlackBoard devem postar lá. 
7. Prazo para envio até dia 02/06.
QUESTÃO DISCURSIVA 01
As doenças gastrintestinais acometem o ser humano e algumas delas são muito frequentes na nossa cultura. Essas patologias vêm acompanhadas de uma série de alterações e distúrbios como diarreia, vômito e depleção do estado nutricional, o que leva muitas vezes o indivíduo à desnutrição. Os alimentos funcionais são de grande utilidade no auxílio da recuperação e da diminuição do risco de doenças gastrointestinais. No entanto o conhecimento da ação dos alimentos funcionais depende do conhecimento da anatomia do sistema Digestório.
· Com base nisso elabore um texto (máx. 15 linhas) sobre anatomia do sistema Digestório.
· No texto inclua trajeto alimento e alguns pontos anatômicos do estomago e intestinos.
Valor: 3,0 pontos)
O sistema digestório é formado pelo trato intestinal (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus) e os órgãos anexos (vesícula biliar, glândulas salivares, fígado e pâncreas). A digestão dos alimentos começa na boca, os dentes trituram o alimento e em conjunto com a língua e su- as glândulas salivares(secretam saliva que contem enzimas que iniciam a digestão química dos carboidra- tos e dos lipídeos) ajudam na formação do bolo alimentar ,a língua transporta o alimento para a faringe, os músculos da faringe auxilia na deglutição do alimento e o transporta para o esôfago, um tubo muscular que atravessa o diafragma e liga-se ao estômago e permite a entrada do bolo alimentar no estômago, o estômago está localizado abaixo do diafragma, repousa entre o esôfago e o duodeno, em suas paredes encontra glândulas gástricas que com movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar com suco gás- trico, transformando o bolo alimentar em quimo, as enzimas peptina do estômago atuam na transformação das proteínas, duas válvulas de musculo liso separa o estômago do intestino delgado, a principal parte da digestão ocorre no intestino delgado, pois ocorre a maior parte de digestão dos nutrientes, as substâncias são absorvidas pelas células através das vilosidades, é dividido em três partes: duodeno, jejuno, íleo, a ultima etapa ocorre no intestino grosso, sua função é absorver água e formar as fezes, pode ser dividido em : ceco, cólon, reto(termina no ânus) e canal anal.
QUESTÃO DISCURSIVA 02
O Sistema Digestório é formado por um conjunto de órgãos que se encarregam da entrada e do processamento inicial dos alimentos, a digestão através da secreção de enzimas, a absorção de nutrientes e, por fim, a excreção de resíduos. É composto, além do tubo digestório, por estruturas anexas que auxiliam nas suas funções. 
Observe na figura as estruturas anexas do Sistema Digestório no nosso organismo e responda:
a) Qual o papel anatômico dessas estruturas no sistema digestório? (Valor: 1,5 pontos)
Glândulas salivares maiores- auxiliam na digestão química, pois liberam a saliva que contém enzimas digestivas que amolecem a comida e transforma suas moléculas maiores em menores, ajudando na formação do bolo alimentar. 
Parótida: Está glândula secreta saliva atrás do ducto parotídeo com a finalidade de facilitar a mastigação e iniciar a digestão do alimento.
Sublingual: lança secreção na porção anterior da língua, por meio de canais que desembocam no assoalho da boca.
Submandibular: secreta saliva sob a área da língua.
Fígado-produz a bile ,armazena e lança no duodeno para o processo de digestão, é responsável pela emulsificação da gordura e neutralização de ácidos graxos, facilitando a ação da enzima lipase.
Vesícula biliar- Armazenamento e concentração de bile, quando consumimos um alimento que possui gordura estimula a liberação de colecistocinina.
Pâncreas-tem função exócrina, produz o suco pancreático, que contém enzimas que atuam na digestão de carboidratos (amilase pancreático), lipídios (lípase pancreática) e proteínas (proteases ). 
b)Como o nutricionista pode utilizar o conhecimento dos órgãos anexos na prática clínica futura? (Valor: 1,5 pontos)?
Os órgãos anexos são acessórios que auxiliam na digestão, desse modo o nutricionista tem que visar no bom funcionamento desses órgãos, o profissional deve prescrever uma dieta equilibrada, evitando o consumo de álcool e comidas gordurosas para manter o fígado e o pâncreas saudáveis, auxiliando o seu paciente que mastigue bem os alimentos, assim as glândulas salivares podem atuar melhor na formação do bolo alimentar, além disso uma alimentação saudável pode diminuir a produção de suco gástrico e amenizar os sintomas de queimação de alguns pacientes.
QUESTÃO DISCURSIVA 03
As glândulas do nosso corpo trabalham de forma extremamente harmônica e afinada, e a maior parte destas glândulas é dependente do controle da hipófise. A hipófise atua sobre outras glândulas, desencadeando inúmeras ações, entre elas, ações relacionadas ao sistema reprodutor masculino e feminino, ao crescimento, ao metabolismo e ao controle da pressão arterial. Além disto, a hipófise, juntamente com outra glândula, a pineal, que libera o hormônio indutor do sono, é chamada de neuro glândulas, por localizarem-se no sistema nervoso central. Diante do exposto responda:
a) Como se divide e onde se localiza anatomicamente a hipófise? (Valor: 1,0 pontos)
A hipófise está localizada na base do encéfalo. Pode ser dividida em duas partes: neuro-hipófise (parte posterior da glândula, é uma extensão do encéfalo, constituída por tecido nervoso) e a adeno-hipófise (parte anterior da glândula tem origem no tecido epitelial, esta conectada com hipotálamo pela vasculatura porta hipofisária).
b) Quais os hormônios e as funções secretadas pela hipófise? (Valor: 1,0 pontos)
A hipófise tem como finalidade regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireóidea, testículos e ovários, produzir hormônio do crescimento , hormônio antidiurético, hormônio importante para lactação( prolactina) e o hormônio importante pro trabalho de parto (oxitocina).
Adeno-hipófise: são produzidos os hormônios hipofisários regulados pelo hipotálamo (TSH, ACTH, FSH, LH, GH e prolactina). TSH(Hormônio estimulante a tireoide): secreção de hormônios da glândula (tiroxina e triiodotironina). Seu alvo é a glândula tireoide. Folículo estimulante – FSH (gonadotrofina)- atua nos ovários, estimulando o desenvolvimento dos folículos ovarianos e atua na formação dos espermatozoides.De crescimento GH (Somatotrofina)- Age no crescimento de vários tecidos e órgãos, particularmente ossos, síntese proteica e catabolismo. Luteinizante – LH (gonadotrofina)- promovem o crescimento e a função dos ovários e dos testículos, estimula os órgãos sexuais a produzirem hormônios sexuais ( testosterona e estrogênio). Adrenocorticotrófico – ACTH- estimula as glândulas supra-renal a produzir cortisol e aldosterona. Prolactina – PRL- proteína que atua na produção de leite pelas glândulas mamárias.
Neuro-hipófise: o lobo posterior da hipófise produz apenas dois hormônios( ADH e oxitocina). ADH (hormônio antidiurético)- regula a quantidade de água excretada pelos rins, atua na manutenção do equilíbrio hídrico no corpo e modula a pressão arterial. Oxitocina- Atua no estímulo da contração da musculatura do útero durante o parto e na contração dos músculos lisos das glândulas mamárias na expulsão do leite.

Continue navegando