Buscar

Experimento - sistema digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

### Experimento: Simulação da Digestão Química
#### Materiais necessários:
1. Bolsas plásticas transparentes (para simular o estômago e o intestino delgado)
2. Alimentos diversos (exemplos: bolachas, pedaços de pão, pedaços de maçã)
3. Suco gástrico sintético (pode ser preparado misturando água com ácido clorídrico diluído)
4. Bicarbonato de sódio (para simular o suco pancreático)
5. Água
6. Copos de medição
7. Espátula de laboratório
8. Funil
9. Papel de filtro
10. Balança (opcional)
#### Procedimento:
1. **Preparação dos alimentos:**
 - Divida os alimentos em porções pequenas e coloque-as dentro das bolsas plásticas transparentes. Esta etapa simulará os alimentos que foram ingeridos.
2. **Simulação do suco gástrico:**
 - Prepare o suco gástrico sintético, misturando água com ácido clorídrico diluído em um copo de medição. Certifique-se de usar uma concentração segura de ácido clorídrico, conforme as normas de segurança.
 - Despeje o suco gástrico sintético sobre os alimentos dentro de uma das bolsas plásticas, representando a ação do ácido estomacal no processo de digestão.
3. **Simulação do suco pancreático:**
 - Prepare uma solução de bicarbonato de sódio em água em outro copo de medição. Esta solução simulará o suco pancreático, que neutraliza o ácido estomacal e ajuda na digestão.
 - Despeje a solução de bicarbonato de sódio sobre os alimentos dentro de outra bolsa plástica, representando a ação do suco pancreático no processo de digestão.
4. **Observação:**
 - Observe as mudanças nos alimentos e nas soluções após a adição dos líquidos. Você pode notar que os alimentos são quebrados e começam a se desintegrar devido à ação dos ácidos e do bicarbonato de sódio, simulando a digestão química.
5. **Discussão:**
 - Após a conclusão do experimento, discuta com os alunos os processos que ocorreram durante a simulação da digestão química.
 - Explique como o ácido gástrico no estômago quebra os alimentos em pedaços menores, e como o bicarbonato de sódio no suco pancreático neutraliza o ácido estomacal para criar um ambiente adequado para a digestão no intestino delgado.
 - Também é uma oportunidade para discutir o papel de outras enzimas digestivas e como diferentes alimentos são digeridos em diferentes partes do sistema digestório.
Este experimento é uma maneira prática e visualmente envolvente de ensinar sobre o sistema digestório e os processos de digestão química, proporcionando uma compreensão mais profunda do funcionamento do corpo humano. Certifique-se de enfatizar a segurança durante a manipulação de substâncias químicas e garantir a supervisão adequada dos alunos durante todo o experimento.

Outros materiais