Buscar

Unidade 1 - Matéria Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GUILHERME MATIAS TEIXEIRA CURSO: FARMÁCIA RA: 21385907
Unidade 1 - Atividade 1 (A1)
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
	Resposta
Essa questão dialoga com problemáticas complexas, como o aumento das desigualdades e as diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.
Por isso, são muito importantes os investimentos no setor de educação, saúde, transporte, segurança e oferta de oportunidade de emprego.
Por fim, nas classes segregadas, os elementos citados acima carecem de manutenção e na maioria das vezes são precários, já para a parcela financeiramente rica, esses serviços podem ser utilizados pelo setor privado, que possuem valores altos para a realização, mas podem ser pagos pela estrutura econômica dessas famílias.
É fato que a educação é capaz sim de resolver as desigualdades sociais que existem em nosso país, mas não poderá arcar sozinha com o ônus que está batendo à nossa porta há anos. Os educadores, gestores, administradores e as escolas, principalmente da esfera municipal, são os que mais serão responsabilizados pelo não cumprimento das metas do PNE (Plano Nacional Educacional). As políticas públicas nem sempre estão ao acesso de todos, para assim chegarem a equidade.  
As escolas como instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais, de modo que conscientizem os alunos dos direitos e deveres.  Por seu papel como agente de socialização, que disputa com a família a transmissão de cultura do grupo às novas gerações, as escolas, enquanto instituições sociais contribuem para o enfrentamento das desigualdades.  As questões da indiferença política e o individualismo podem ser rebatidos com o resgate de valores como dignidade, respeito ao próximo, ao espaço público e a si mesmo, contra o consumismo, a apatia diante das injustiças. E o Estado implantando políticas públicas e sociais voltadas para a educação, as quais englobem as famílias dos estudantes, os estudantes juntamente com as instituições de ensino.

Outros materiais